![]() |
O por do sol ofuscado pela fumaça |
Ainda
sobre nossa postagem sobre o fogo no fim de tarde inicio de noite, do último sábado
17/10, nas proximidades do sitio Chico com Vila Pery.
Ouvir falar de um desagradável comentário de que uma besteirinha daquela nem necessitaria ser citado.
De fato, o incêndio não alcançou grandes proporções nem chegou atingir grande área, mas devido a rápida intervenção de voluntários que chegaram ao local munidos de foices e roçadeiras e uma máquina de pulverizar enfrentaram obtendo graças a Deus e com rapidez o sucesso almejado.
Como eram poucas pessoas no combate, salvo engano não ultrapassando o numero de 15 homens. Estes tiveram de se fazer da técnica de combater fogo com fogo. Esta que inclusive tem sido usada no combate aos incêndios no Pantanal, e que fora distorcida em vídeo nas redes socias que fora bastante compartilhado por admiradores do presidente Jair Bolsonaro como sendo um ato de irresponsabilidade e incriminando os brigadistas do ICMBIO, que apenas estavam combatendo o fogo por meio de uma técnica chamada QUEIMA DE EXPANSÃO. Como algumas das técnicas para prevenir e combater incêndios, esta envolve usar o fogo contra o fogo.
Na prática, o fogo queima pequenas faixas do terreno para eliminar a vegetação que é combustível para incêndios. Assim, quando os focos chegam a essa faixa queimada, não há mais combustível, e o incêndio é contido.
E foi fazendo uso desta que os poucos voluntários varzealegrenses, obtiveram o sucesso em sua empreitada em debelar aquele mesmo que pequeno preocupante foco de incêndio, visto além de o mesmo ter se aproximado de roças onde é praticamente só capim seco, assim como também a ocorrência não ter sido tão distante de residências e fábricas.
O nosso post também serve para chamar atenção dos que fazem uso da velha e tradicional cultura da queima de brocas para faze-la atendendo aos também velhos conceitos de segurança para tal atividade.
![]() |
O fogo visto da cidade |
![]() |
O fogo visto do Bairro Sanharol |
Nenhum comentário:
Postar um comentário