O
Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério
Público do Estado do Ceará (MPCE), autuou, nos dias 21 e 22 de junho, seis
postos de combustíveis em Várzea Alegre, cidade da região do Cariri distante
436 quilômetros de Fortaleza. Cinco deles foram autuados por práticas abusivas,
já que não reduziram o preço final do combustível, mesmo comprando o produto
mais em conta, ou elevaram o valor sem causa justificada.
“É
sabido que uma mera especulação já eleva o preço na bomba, mesmo sem a
aquisição de um novo combustível e, quando o contrário ocorre, muitos
estabelecimentos informam que ainda possuem ‘estoque antigo’ em seus tanques,
adquiridos a um preço mais alto. Tal prática é um dos alvos da fiscalização do
Decon, uma vez que essa ação é extremamente danosa aos consumidores”, pontua o
diretor de Fiscalizações do órgão, Adnan Fontenele. Durante a fiscalização, foi
identificado que alguns postos começaram a reduzir os preços dos combustíveis
vendidos.
A
ação fiscalizatória ocorreu após solicitação da Promotoria de Justiça de Várzea
Alegre, que observou disparidade nos preços dos combustíveis cobrados na cidade
com relação aos de outros municípios da região.
Além
do preço abusivo, outras irregularidades constatadas na ação foram: ausência de
precificação em produtos comercializados; ausência de exemplar do Código de
Defesa do Consumidor (CDC) para consulta; e abastecimento de motocicleta com
condutor sentado no veículo, o que fere a norma de segurança vigente, já que a
prática coloca em risco a vida do consumidor.
Também
foram realizados testes de qualidade e de quantidade nos combustíveis, não se
constatando, nesta ação, quaisquer irregularidades. Os postos autuados têm até
20 dias para apresentar defesa junto ao Decon.
Confira
a relação dos postos autuados:
•
Posto 100% (Lagoa);
• Posto Boa Vista (Petrobras);
• Posto Padre Cícero;
• Posto 100% (Alto do Tenente);
• Posto Juaço;
• Posto Meu Padim II.
Reclamações
ou denúncias
A
equipe de fiscalização do Decon está disponível para receber reclamação ou
denúncia de consumidores através do WhatsApp (85) 98685-6748.
• Posto Boa Vista (Petrobras);
• Posto Padre Cícero;
• Posto 100% (Alto do Tenente);
• Posto Juaço;
• Posto Meu Padim II.
FONTE: www.mpce.mp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário