domingo, 10 de novembro de 2024

A GUERRA DE 26 – EVENTO QUE DEU NOME A RUA EM NOSSA VÁRZEA ALEGRE.



Foi um conflito Politico armado que abalou a Várzea Alegre no do dia 10 de novembro de 1926.
 
O conflito aconteceu quando os partidários de Antônio Leopoldo Serra, perderam as eleições para o Coronel José Correia Lima, candidato vencedor nas eleições de 1926 a prefeitura municipal de Várzea Alegre.
 
Então esse grupo político inconformado com o resultado das eleições, entrou em conflito com os partidários do Coronel Correia Lima, chegando as vias de fato. Esse tipo de conflito era comum na República Velha até os idos de 1930, caracterizado pela fraude eleitoral, pelo “o mandonismo, clientelismo, coronelismo, desigualdade social e a corrupção, motivando assim muitas revoltas em diversas partes do país” (Escola Brasil, 2019).
 
Antônio Leopoldo Serra um dos líderes do levante foi um antigo morador de Várzea Alegre, tornou-se muito popular na cidade por sua atividade como farmacêutico, considerado um ‘doutor’ naquela época, mas que depois da sua participação ativa no conflito de 26 contra os Correias, teve que se refugiar na cidade de Cedro, onde depois alçou sua carreira política chegando a ser nomeado no ano 1931, interventor em Cedro, através dos seus aliados políticos.
 
Durante o conflito destacou-se o grupo armado aliciado por Jorge de Lima Siebra que nessa ocasião, conseguiu arregimentar 50 pessoas da região da Fortuna, Guarani e adjacências para resolver a disputa política à bala.
 
A peleja foi dura, mas os Correias depois de quatro horas de tiroteio, tiveram que abandonar a cidade. O grupo aliado a Serra, depois de tomar a cidade pela força.
 
Após esse dia de intensa escaramuça, cujo número de mortos e feridos não foram relatados, o Coronel José Correia Lima e Antônio Correia Lima, foram até o Juazeiro do Norte e se valeram do Padre Cícero Romão Batista, eleito nessa ocasião, Deputado Federal pela região do Cariri. Diante da gravidade da situação exposta pelo grupo político dos Correias, padre Cícero, homem muito influente e poderoso na região mandou um ultimato para o grupo do Serra:
 
- Aceitem o resultado das eleições e deixem o coronel Correia administrar a cidade em paz.
 
- Se não houver acordo vou reunir os romeiros do Juazeiro e cercar a cidade.
 
Então, depois de várias negociações, assumiu o poder o Cel. José Correia Lima até ano de 1930, quando foi sucedido por Antônio Primo Correia de 1930 a 1932. Porém, em 1931 foi decretada a extinção do município de Várzea Alegre, ficando anexado ao município de Cedro, sendo então, nomeado com interventor Antônio Leopoldo Serra.
 
Expondo esses fatos não tenho conhecimento de outro que venha a justificar o nome da Rua em nasci, cresci e ainda hoje moro. Rua Dez de Novembro. Artéria que liga a R. Cel. Pimpim à Rua Gonçalves Dias. Rua que tem em sua proximidades as Escolas Dr. Pedro Sátiro e Escola Figueiredo Correia.
 
MORAIS. A. Datas que fizeram história. Blog do Antônio Morais. Disponível em: . Acesso em: 26 de outubro de 2019.
(Escola Brasil, 2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário