quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

V. ALEGRE 150 ANOS – IMAGENS QUE FAZEM PARTE DESSA HISTÓRIA. O batalhão também faz parte.

E nesse post no dia em que ele comemora os seus 63 anos de fundação, queremos, pois retratar a histórica contribuição que o 3º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção, deu ao nosso município.

A atuação da Engenharia do Exército em obras de cooperação com órgãos governamentais, coordenada pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e gerenciada pela Diretoria de Obras de Cooperação (DOC) resulta em dupla finalidade: manter a tropa adestrada e cooperar com o desenvolvimento nacional.

O Exército Brasileiro tem seu nascimento na primeira Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648. A par da sua missão constitucional passou a escrever páginas importantes da história do desenvolvimento do Brasil, visando à integração do seu imenso território.

O Batalhão de Engenheiros, ainda vinculado à Artilharia, em 1880, já era empregado em obras de infraestrutura e na construção de estrada de ferro, linhas telegráficas e em outros trabalhos de engenharia para o Estado.

Oficialmente, a Arma de Engenharia do Exército foi criada em 4 de janeiro de 1908. Dotada de força e técnica, nasceu com a flexibilidade para ser empregada tanto no combate quanto na construção.

O Decreto nº 42.921, de 30 de dezembro de 1957, criou o 3º Batalhão de Engenharia de Construção.

A nova Unidade instalou-se em Natal/RN, em 31 de março de 1958, ocupando o quartel do Batalhão de Serviços de Engenharia que foi transferido para Campina Grande/PB. 

Em 1970, iniciou a mudança para Picos/PI e no dia 24 de maio de 1971, o Tent. Cel. Eliano Moreira de Souza, em formatura geral, declarou instalada, nesta cidade, a sede do 3º BEC. E assim se iniciou mais uma bela e construtiva história a ser escrita nas páginas do desenvolvimento nacional.




VEJAM ABAIXO IMAGEM MELHORADA DO TRATOR USADO

Em 1972 a 2ª. CIA e Cnst sediada em cajazeiras/PB implantou o subtrecho Lavras da Mangabeira - Várzea Alegre, realizando 27 km de limpeza e 17 km de terraplanagem. Para tanto, a 2ª CIA E Cnst Instalou em Lavras da Mangabeira, a 1ª Residência com oficinas de manutenção de equipamento, almoxarifado e serviço de transporte auto e em São José da Mangabeira/CE instalou uma fábrica de tubos de concreto. Em 1973, a Companhia já sediada em Várzea Alegre, realizou a implantação de 10 km da R-230 e a pavimentação asfáltica de 20,6 km em tratamento superficial duplo. Nesse período, paralelamente, o 1º Batalhão de Engenharia de Construção(1º BEC) realizou 12 km de estudos e projetos

Entrega de trecho da BR-230

No dia 14 de Junho de 1972, na cidade de Cajazeiras/PB, em solenidade com a presença de várias autoridades civis e militares, presidida pelo ministro dos Transportes, Mário Andreazza.

Aqui em nossa região o 3º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção ainda fez.

- A pavimentação de 20,5 km da BR-230 no trecho entroncamento da BR-116 a Lavras da Mangabeira/CE, em convênio com o DNER;

- Executou terraplanagem, construiu bueiros e obras de arte especiais em 80 km na rodovia vicinal Cedro/CE entroncamento BR-230 (São José de Mangabeira);








Nenhum comentário:

Postar um comentário