domingo, 26 de novembro de 2023

Lua “cruza” com Júpiter enquanto se afasta do Sol

 

VISTOS DO SITIO VACARIA - VÁRZEA ALEGRE - CE.

Neste sábado (25), a Lua alcançou o AFÉLIO, que é o ponto de sua órbita mais longe do Sol. Isso aconteceu às 20h49 (pelo horário de Brasília), quando ela esteve a 0,9894 unidades astronômicas (UA) da nossa estrela hospedeira –  algo em torno de 148,4 milhões de km.
 
Enquanto isso, a Terra esteve entre os dois, a uma distância de 0,9871 UA do Sol (aproximadamente 148 milhões de km).
 
A Lua ainda fez a última visita de sua “turnê mensal” de novembro pelos planetas do Sistema Solar. Depois de passar por Vênus, Mercúrio e Saturno, ela se aproximou-se de Júpiter, em um fenômeno conhecido como conjunção astronômica.
 
Configuração do céu no momento da conjunção entre a Lua e Júpiter neste sábado (25). Crédito: SolarSystemScope

No entanto, devido à posição dos astros abaixo da linha do horizonte, eles não puderam ser observados neste momento. Do ponto de vista de um observador baseado em São Paulo, por exemplo, a dupla esteve visível apenas a partir das 16h29, permanecendo no céu até 3h49.

De qualquer forma, mesmo já não estando mais efetivamente em conjunção, Lua e Júpiter ainda puderam ser vistos muito próximos um do outro ao longo da noite (não o suficiente para caberem dentro do campo de visão de um telescópio, mas facilmente observáveis a olho nu ou através de um par de binóculos).

A Lua esteve em magnitude de -12.7, e a de Júpiter foi de -2.8, ambos na constelação de Áries. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

Por: Flavia Correia

Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.




quinta-feira, 16 de novembro de 2023

XVI CAVALGADA DE VÁRZEA ALEGRE - SUPERA AS EXPECTATIVAS.

 


Várzea Alegre realizou  neste domingo, 12 de novembro de 2023 A XVI Cavalgada esta que é uma das maiores do Ceará.
 
O evento que já é tradicional, chegou à sua 16ª edição com o objetivo de, promover reencontro e momento de lazer.
 
O prefeito Zé Hélder lembrou o sucesso da últimas Cavalgadas e reafirmou o compromisso de sempre apoiar eventos culturais e esportivos, que atraem moradores e visitantes.
 
Cerca de 800 homens e mulheres cavalgaram por 18 quilômetros a partir do Parque de Vaquejada Antônio Siebra.
 
O percurso incluiu ruas da cidade e estradas de terra de acesso aos sítios Roçado de Dentro, Altos, Panelas, Lagoa das Panelas e Sítio Chico.
 
No caminho de volta, os cavaleiros e cavaleiras passaram pela Vila Peri no Bairro Alto do Tenente com destino ao Parque de Vaquejada Antônio Siebra.
 
A organização da Cavalgada de Várzea Alegre é da Secretaria de Cultura e Turismo do município.
 
No início, houve saudação aos participantes pelos poetas  Chico Justino e Cícero Mendes que acompanharam todo trageto, e bênção de cavalos, cavaleiros e amazonas. No percurso, ocorreu paradas técnicas, com oferta de lanche, água, alimento para os animais, além de animação - shows com atrações artísticas locais.
 
Valorização da Cultura
 
"A Cavalgada resgata a cultura local e a Prefeitura oferece estrutura básica e organização como forma de valorizar o evento que reúne centenas de cavaleiros e amazonas que participam com segurança e conforto", pontuou o prefeito, Zé Helder.
 
O presidente da Câmara Municipal, Alan Salviano, e outros vereadores, secretários e assessores do Governo Municipal participaram do evento.
 
Os prefeitos Chico Clementino (Granjeiro) e Ronaldo Pedrosa (Lavras da Mangabeira) também vieram prestigiar a Cavalgada.
 
Uma equipe do Corpo de Bombeiros e outra da secretaria de Saúde de Várzea Alegre estavam apoiando o evento.
 
Como sempre a Policia Militar se fez presente durante todo o percurso somando-se a proficionais civis de segurança que são contratados.
 
Foram  36 as comitivas presentes.
 
1 Comitiva Prefeito Zé Helder; 2- Rancho Jucá – Thiago Jucá; 3 - Lagoa das Panelas e Caldeirão – Fernado e Cicero; 4 - Comitiva Equipe Nova Tibileco – Victor Emanoel; 5 - Comitiva Vaqueiro Louco – O Vaqueiro aboiador; 6 – Comitiva do Vice-Prefeito Dr. Fabricio; 7 – Loucos por cavalgada; 8 - Esperança Nordeste; Comitiva Varjota; 9 – Damas da Cavalgada – Geovana; 10 – Equipe Evolução – Karlyrio do Paredão; 11 – Comitiva Forquilha – Cleiton; 12 – Comitiva Sávio sales; 13 – Comitiva Carrapateira – Jeana Freitas; 14 – Comitiva Railson Guedes; 15 – Comitiva Antº de Sousa; 16 – Comitiva As Patroas – Andreia; 17 - Comitiva Lavras da Mangabeira – Antº Olegário; 18 – Comitiva João da ACOMVA; 19 - Comitiva Farias Brito I – Cicinha Morecego; 20 - Comitiva Farias Brito II (Fazenda Lambedouro) – Alan de Valdemir; 21 – Comitiva Eduardo Pré Moldados; 22 – Comitiva Granjeiro – Valter; 23 – Comitiva Caminho Velho e Lagoa do Arroz – Romário; 24 – Comitiva Riacho Verde – Átila Caetano; 25 – Comitiva Cajazeiras – Rafhael e João Victor; 26 – Comitiva Sousa Sobrinho – Caio Sousa; 27 - Comitiva do Crato; 28 – Comitiva Pegada Seca – Dr Kaká; 29 – Comitiva Caiçara – Neto Oliveira; 30 – Comitiva Varas e Coité – Denise Salviano; 31 -  Comitiva Naraniú – Cicera; 32 – Comitiva Cariús – Vicente Menezes; 33 – Comitiva Seu Boneco; 34 – Comitiva Cedro – Dudu; 35 – Comitiva Canindezinho – Adriano Sabino; 36 - Comitiva Lagoa dos Nunes – Aldeide Frutuos;
 
Assaré, Cariús, Crato, Cedro, Farias Brito com 2 Comitivas, Granjeiro,  e Lavras da Mangabeira tiveram representações no evento.
 
Categorias selecionadas
 
- A caravana mais distante: Assaré.
 
- O cavaleiro mais idoso: Dr. Luiz Luciano.
 
- O cavaleiro mais jovem: João Arthur.
 
- O conjunto feminino mais elegante: Silvana Araújo.
 
- O conjunto masculino mais elegante: Warlli Miguel.
 
- A maior caravana: Sítios Varas, Coité e Buenos Aires.
 
Encerramento
 
O encerramento da Cavalgada foi no Parque de Vaquejada Antônio Siebra, onde houve entrega das premiações aos vencedores das categorias, almoço festivo e show com animação de Jordian do Acordeon.
 
 
Foto: Tadeu Ferreira/Tiago Silva

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

SEU NATÉRCIO 100 ANOS



Natércio Vicente de Andrade, nascido em 15 de novembro de 1923. Matrimoniou-se com Maria Rodrigues de Andrade (Dona Mocinha), ambos nascidos na cidade de São Bento-PB.

 
Em 1949, o casal veio residir em Várzea Alegre, já trazendo quatro dos doze filhos: Cícero, Maria das Neves, Maésia, Manoel, Cândida (Fátima), Dalva, Eudinha, Nally (in memoriam), Solange, Naheston, Vicente (In Memoriam), José Neto (In Memoriam), todos com sobrenome Rodrigues Andrade.
 
Foi com ele que fora iniciada a história das redes varzealegrenses. Pois ao chegar à cidade, com cinco tias, Titica, Sulina, Quininha, Maria e Mariquinha, Natércio deu inicio à produção de redes, primeiras em tear artesanal, numa casa situada na Rua José Alves Ribeiro, bairro Alto da Prefeitura. Colocava os teares e fazia fios em frente à própria casa, no meio da rua: uma rede por dia. Em 1954, mudou-se para casa na Rua José Correia Sobrinho, N0 139, por trás da Igreja Matriz, onde ocupou um dos quartos com os teares, e continuou a fiar.
 
Por ele ser um cidadão de bem, digno para exercer qualquer função, foi este no ano de 1955, nomeado, pelo então Governador Paulo Sarasate, ao cargo de “PARTIDOR” que era, o serventuário da justiça para exercer a função em inventários, principalmente quando na ação exista menores.(veja foto do documento de nomeação).



 
O mesmo chegou a ser agraciado com Título de Cidadão Varzealengrense, concedido pela Câmara Municipal, na pessoa do também de saudosa memória o edil Vereador José Primo de Morais (Zé Bilé).
 
Há por aqui ainda quem lembre até de um pássaro que Seu Natércio possuía um sofreu, que era a sua prenda preciosa. Quando Natércio chegava em casa que o sofreu ouvia a sua voz, começava a cantar com alegria, o dono do pássaro abria a porta da gaiola e ele vinha cantar no seu ombro. Não tinha nenhum negócio para o pássaro. Fizeram várias propostas milionárias, mas ele rejeitava sempre.

ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DA UNILEÃO APRESENTAM TRABALHO EM FACULDADE DE LONDRES. ENTRE ELES UM VARZEALEGRENSE



O estudante varzealegrense do Curso de Direito da UNILEÃO Emanoel Olival Pereira Martins, juntamente com seus colegas Felipe Ferreira de Santana e Mirelly de Souza Pereira, com a coautoria e orientação da professora Amélia Coelho Rodrigues Maciel, estiveram representando o Brasil, em evento internacional, na Faculty of Law and Social Sciences, SOAS, University of London, em Londres evento este ocorrido entre os dias 09 a 12 de novembro de 2023.
 
O prestigioso evento internacional, é a Twentieth Annual Conference Historical Materialism. E o trabalho foi sobre A Comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Desterro, comunidade esta Fundada em 1926 pelo beato José Lourenço e foi totalmente destruída passados 10 anos, em setembro de 1936 pela a Polícia Militar cearense. No sertão do Cariri, no Ceará, na região do Nordeste do Brasil.
 
Composto inicialmente por cerca de 500 famílias, vindas de todo o Nordeste, atraídas pela pregação do beato. Pontos fortes dos seus ensinamentos eram a igualdade e a inter-ajuda, a propriedade comunitária e a autossuficiência. O projeto foi tão bem sucedido que durante dez anos, as condições adversas do sertão eram superadas pelos habitantes do Caldeirão. Construíram as habitações, a igreja, a escola e cultivavam os campos, criavam gado bovino e caprino e fabricavam os objetos para trabalhar. Juntamente com o charque, vendiam nas povoações vizinhas do Juazeiro e do Crato objetos de artesanato. Com o produto da venda compravam bens essenciais que não podiam produzir.



O modo de vida da Comunidade do Caldeirão acabou por despertar o interesse dos fazendeiros da região, que com o passar do tempo começaram a ter dificuldades em encontrar mão de obra barata e abundante. Seguiu-se uma campanha acesa contra a comunidade do Caldeirão acusada de práticas comunistas. O Brasil era governado, nesta ocasião por Getúlio Vargas (1937-1945) que mantinha uma política ativa contra o Comunismo. Sob pretexto de que o Caldeirão era um reduto de rebeldes armados, a Polícia Militar do Ceará comandada pelo capitão Bezerra, destruiu por completo, em setembro 1936, a Comunidade do Caldeirão. Pela primeira vez na história do Brasil, foram utilizados meios aéreos num combate, que se saldou por uma elevada mortandade. A censura vigente durante o governo de Getúlio Vargas não deixou que estes acontecimentos tivessem um alcance significativo.
 
Esse trabalho é o resultado das discussões e estudos desenvolvidos na disciplina Introdução ao Estudo do Direito, durante o primeiro semestre do Curso de Direito da UNILEÃO. Sua base é a teoria crítica do direito e a metodologia materialista e histórica, aplicadas na análise.
 
A seleção desse trabalho para apresentação reflete a excelência acadêmica do Curso de Direito da UNILEÃO e destaca o compromisso e esforço incansáveis dos alunos e professores na pesquisa relevante para o Nordeste brasileiro.
 

 

35 ANOS DE UMA ACIRRADA ELEIÇÃO NO GRANJEIRO

 

ELEIÇÕES MUNICIPAIS de 15 de novembro de 1988

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ

SECRETARIA DE INFORMÁTICA

COORD. DE ESTATÍSTICAS E INFORMAÇÕES ELEITORAIS

ELEIÇÕES MUNICIPAIS de 15 de novembro de 1988

 

MUNICÍPIO DE GRANGEIRO/CE

 

CARGO

NÚM

SITÇ                

              CANDIDATO          

VOTOS

 

 

 

 

 

PREFEITO

25

ELEITO      

JOSÉ ALCY PINHEIRO

1356

VICE-PREF.

 

 

JOSÉ DEMOUTIEUX BORGES

 

PREFEITO                            

12

N. ELEITO     

ANTÔNIO BENTO RIBEIRO

1181

VICE-PREF.

 

 

JOAQUIM HENRIQUE DA COSTA

 

PREFEITO                                                                   

 

 

BRANCOS            

313

PREFEITO -                                                                         

 

 

NULOS                    

34

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIORIA PRO ZÉ ALCY

175

 

 

 

 

 

VEREADOR

25603

ELEITO

ADOLFO CASSIANO DOS REIS

222

VEREADOR

25605

ELEITO

JOÃO GREGÓRIO NETO

140

VEREADOR

25601

ELEITO

FRANCISCO DE BRITO FEITOSA

138

VEREADOR

25609

ELEITO

VICENTE DE SOUSA BONFIM

138

VEREADOR

25604

ELEITO

JOSÉ MARQUES GRANGEIRO

113

VEREADOR

12609

ELEITO

MANUEL DIAS DE OLIVEIRA

106

VEREADOR

12605

ELEITO

VICENTE FÉLIX DE SOUSA

104

VEREADOR

20604

ELEITO

RITA MARIA DE OLIVEIRA

99

VEREADOR

20606

ELEITO

JOSÉ HENRIQUE DE MACEDO

92

VEREADOR

25608

SUPLENTE

FRANCISCO LEANDRO DE LIMA

112

VEREADOR

25607

SUPLENTE

JAIRO LEITE DE FREITAS

95

VEREADOR

15603

SUPLENTE

FRANCISCO BISMARK BORGES

83

VEREADOR

25602

SUPLENTE

ELZIO PINHEIRO DE FREITAS

77

VEREADOR

12602

SUPLENTE

JOSÉ FERREIRA DA SILVA

72

VEREADOR

25606

SUPLENTE

JOSÉ VIEIRA DA COSTA

70

VEREADOR

20603

SUPLENTE

RAIMUNDO BENEDITO DA SILVA

68

VEREADOR

25611

SUPLENTE

JOSÉ EDSON MOREIRA

63

VEREADOR

20608

SUPLENTE

JOSÉ RODRIGUES DE SOUSA

53

VEREADOR

12607

SUPLENTE

FRANCISCO MACEDO DE LIMA

49

VEREADOR

20602

SUPLENTE

DAMIÃO FÉLIX DA SILVA

46

VEREADOR

12601

SUPLENTE

ANTÔNIO BENTO SOBRINHO

38

VEREADOR

25610

SUPLENTE

FRANCISCO VALDEMAR DE OLIV

33

VEREADOR

15601

SUPLENTE

RAIMUNDO NONATO DE OLIV

31

VEREADOR

12608

SUPLENTE

FRANCISCO FÉLIX DA SILVA

27

VEREADOR

12603

SUPLENTE

FRANCISCO CÉSAR FERREIRA

26

VEREADOR

20601

SUPLENTE

CÍCERO VITÓRIA BARBOSA

24

VEREADOR

20605

SUPLENTE

FRANCISCO LUIZ DA CUNHA

22

VEREADOR

20607

SUPLENTE

JOÃO FRANCISCO DA SILVA

21

VEREADOR

12604

SUPLENTE

JOSÉ CASSIANO DA SILVA

10

VEREADOR

12606

SUPLENTE

JOSÉ JUCÁ DE BRITO NETO

1

 

 

 

 

 

VEREADOR

25

 

LEGENDA PFL

91

VEREADOR

12

 

LEGENDA PDT

46

VEREADOR

20

 

LEGENDA PSC

20

VEREADOR

15

 

LEGENDA PMDB

16

VEREADOR

 

 

BRANCOS

304

VEREADOR

 

 

NULOS

242