quinta-feira, 31 de julho de 2025

MULHER MORRE DE RAIVA APÓS SER ARRANHADA POR FILHOTE DE CACHORRO

 


Uma mulher identificada como Yvonne Ford, 59 anos, morreu meses depois de ser arranhada por um filhote de cachorro de rua infectado com o vírus da raiva. O acidente ocorreu quando ela e o marido viajavam de férias pelo Marrocos. Moradora de Barnsley, na Inglaterra, a mulher só teve sintomas da infecção dois meses depois.
 
De acordo com familiares, os sintomas surgiram de forma lenta, mas intensa. Yvonne teve febre, dores de cabeça, dificuldades para engolir e alucinações. Já hospitalizada, a britânica teve um agravamento do quadro clínico e precisou ser entubada. Apesar dos esforços da equipe médica, a paciente não resistiu – morreu em 11 de junho, pouco mais de dois meses após o contato com o animal.
 
A raiva é uma doença viral grave, transmitida principalmente por mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Mesmo sem mordida, como no caso de Yvonne, a transmissão pode ocorrer se o vírus tiver contato com mucosas ou pequenas lesões na pele.
 
O vírus ataca o sistema nervoso central e, uma vez que os sintomas aparecem, as chances de reverter o quadro são poucas. A única forma eficaz de prevenção da doença é a administração imediata da vacina antirrábica, logo após o contato com o animal.
 
A raiva é causada por um vírus presente na saliva de animais infectados.
A infecção ocorre principalmente por mordidas, mas também pode acontecer por arranhões ou lambidas em feridas abertas ou mucosas (olhos, boca).
 
Os sintomas iniciais da raiva são parecidos com os de uma gripe, como febre, dor de cabeça, fraqueza e mal-estar geral, o que dificulta o diagnóstico precoce.
Mesmo após cicatrizado, o local da mordida ou arranhão pode voltar a doer, formigar ou coçar. Um sinal de que o vírus está avançando pelo sistema nervoso.

Com a progressão da doença, surgem sintomas como confusão mental, agitação, alucinações, convulsões, dificuldade para engolir e paralisia. Nessa fase, a doença é praticamente irreversível.
Uma vez que os sinais clínicos aparecem, a raiva é quase sempre fatal. Por isso, o tratamento preventivo (vacinação pós-exposição) deve ser feito o quanto antes, mesmo que o ferimento pareça leve.

O caso de Yvonne serve de alerta para a população sobre a importância de procurar atendimento médico depois de qualquer contato com animais desconhecidos. A vacinação contra raiva é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, tanto em unidades de saúde quanto em centros de vigilância epidemiológica.
 
Animais de rua com comportamento agressivo, salivação excessiva ou sinais de desorientação devem ser evitados e denunciados às autoridades competentes da região.
 

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Operação do MP do Ceará investiga suspeita de superfaturamento em contratos de limpeza pública da Prefeitura de Farias Brito

 


O Ministério Público do Estado do Ceará deflagrou, na manhã desta terça-feira (08/07/25), a operação “Overclean” que investiga a suspeita de superfaturamento em contratos de limpeza pública da Prefeitura de Farias Brito. A ação da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) cumpre 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Farias Brito, Caririaçu e Juazeiro do Norte, contando com apoio de promotores de Justiça e do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará.
 
A Procap investiga superfaturamento e inexecução contratual na prestação de serviços de limpeza pública na cidade, em um contrato que envolve valores de R$ 7.732.054,20 até a presente data. O MP do Ceará apura, ainda, a suspeita de outros crimes, como peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.
 
Os mandados foram cumpridos em imóveis residenciais de agentes públicos e de empresários, bem como nas sedes da Prefeitura do município e de empresas investigadas. A ação apreendeu valores em dinheiro, equipamentos eletrônicos e documentos. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e são decorrentes de procedimento investigatório criminal que tramita na Procap.

terça-feira, 8 de julho de 2025

NO DIA DO PADEIRO, RECOBRAMOS A MEMORIA DE CHICO PADEIRO



Também conhecido como Dia do Padeiro, esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a produzir uma delícia popular milenar: o pão!
 
O panificador é o profissional que fabrica os pães, a partir das mais variadas receitas. A panificação é uma atividade bastante antiga, fazendo com que seja difícil precisar o ano ou local onde a produção de pães surgiu.
 
Alguns historiadores acreditam que os primeiros pães foram feitos há mais de 12 mil anos na Mesopotâmia, na atual região do Iraque.
 
O pão é feito com os mais diversos grãos como trigo, centeio, milho, cevada, etc. Pode ou não levar fermento e sempre cai bem em qualquer refeição.
 
Lenda do Dia do Panificador
 
O Dia do Panificador foi criado em homenagem à Santa Isabel de Portugal, conhecida popularmente como a “padroeira dos padeiros”.
 
De acordo com a lenda, durante o século XIV, Portugal enfrentava uma intensa crise e as pessoas passavam muita fome. Para ajudar os menos afortunados, a rainha de Portugal, Isabel de Aragão, distribuía anonimamente pães para os pobres.
 
Certo dia, quando a rainha se preparava para distribuir os pães, o rei D. Dinis I interceptou-a e exigiu que ela mostrasse o que escondia no seu avental.
 
A rainha respondeu que levava rosas, mas o rei não acreditou e pediu para que Isabel revelasse o conteúdo misterioso. Ao abrir o avental, várias rosas caíram ao chão e os súditos presentes (que iam receber os pães) começaram a gritar: “Milagre! Milagre”.
 
Na Imagem que ilustra este post, O Sr. Chico Padeiro um dos pioneiros na Panificação em Várzea Alegre e o funcionário Raimundão. Foto melhorada com IA,
(Do Arquivo memoria Varzealegrense).

terça-feira, 1 de julho de 2025

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NO B. SANHAROL -VÁRZEA ALEGRE


Mais um grave acidente com vítima fatal foi registrado na BR-230, na altura do bairro Sanharol, em Várzea Alegre. O ocorrido se deu na noite desta segunda-feira (30), A vítima, identificada como Antônio Lucas Lima Pereira, 29 anos, conhecido popularmente como “Luquinhas”, residente no bairro Grossos, foi atropelado por um veículo ainda não identificado.

 
De acordo com informações da Polícia Militar, populares informaram que a vítima teria sido vista minutos antes no local, sentada no meio fio, com sinais de embriaguez.
 
Segundo relatos de testemunhas, o condutor do carro fugiu do local sem prestar socorro.
 
A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, através da composição da VTR 10262, ST PM GUEDES, 1° SGT PM 19117 ERLON,1° SGT PM 19740 FERREIRA, isolando a área até a chegada da Perícia Forense. O SAMU compareceu ao local, através dos profissionais condutor Antônio Ambrósio e o técnico de enfermagem Samire constatando da vítima. A PRF também compareceu ao local e a Perícia Forense recolheu o corpo para o Núcleo de Perícia de Iguatu/CE.
 
O caso será investigado pela autoridade competente para apurar as circunstâncias do atropelamento e localizar o responsável.
 
O trecho, considerado o mais perigoso da BR dentro do município, pois neste tem acontecido muitos acidentes e mortes. No último dia 9 de março uma grande manifestação foi feita por populares que pediam providências para a iluminação e sinalização.
Políticos logo prometeram urgência nas soluções, mas até agora nada foi feito.