quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DIVULGAÇÃO DE RESULTADO DE PESQUIZA ELEITORAL; O EPISÓDIO SE REPETIRÁ???


Fruet aciona a justiça e barra pesquisa Datafolha


A falta de informações sobre a base de dados para, além da origem dos dados relativos ao grau de instrução e ao nível econômico dos entrevistados foram algumas justificativas apresentadas pelo juiz Luciano Carrasco, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para impedir a divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral Datafolha/RPC que seria divulgada na noite de terça-feira.
A decisão pode influenciar a divulgação da pesquisa Ibope, prevista para a sexta-feira e que corre o risco de também ter sua divulgação impugnada. Ele concedeu a liminar de Ação Cautelar pedida pela Coligação Curitiba Quer Mais, que tem à frente o ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT), que concorre à Prefeitura de Curitiba com o apoio do governo federal.
A pesquisa estava registrada sob o protocolo PR-00148/2012 e sua divulgação já esteve ameaçada anteriormente, mas o juiz Marcelo Wallbach Silva, da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba indeferiu o pedido de não divulgação da pesquisa, decisão que foi derrubada agora. Caso a decisão seja desrespeitada, a Empresa Folha da Manhã S/A e a Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A estarão sujeitas a multa de R$ 100 mil.
Em seu parecer, o juiz informa os problemas nas origens dos dados. "Não quero aqui afirmar que deva ser utilizada esta ou aquela base de informações (IBGE, PNAD etc), mas, sim, que é necessário que se indique ao menos uma, para que os eleitores e os candidatos tenham acesso e verifiquem a aproximação mínima entre o total que será amostrado e a grandeza que se chegará, pois, se assim não for feito, como será possível que se possa apontar a existência de alguma irregularidade?", disse.

Aqui em nosso município, em época não muto distante, tivemos também briga na Justiça para divulgação de pesquizas eleitorais. será que este episódio se repetirá novamente??  

Nenhum comentário:

Postar um comentário