A FETRAECE realizará seminários regionais de Mulheres Trabalhadoras Rurais, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPAM).
Os seminários pretendem discutir e elaborar um Plano de uso das Unidades Móveis para enfrentamento à violência contra as mulheres do campo.
O Ceará receberá 02 Unidades Móveis (ônibus), que circularão por todo o estado do Ceará realizando atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Será mais um equipamento social que possibilitará o atendimento às mulheres e também a articulação política entre os organismos municipais e estaduais de políticas para as mulheres e o Governo Federal.
Os ônibus serão entregues numa solenidade, no dia 20 de agosto, em Brasília, onde a FETRAECE estará presente, através da sua secretária de Mulheres, Rosângela Moura.
Os seminários para elaboração do Plano de uso dessas unidades Móveis acontecerão durante a Jornada das Margaridas do Ceará, que será realizada nas oito instâncias Regionais da FETRAECE, conforme calendário abaixo:
- Dia 09 de agosto – Local: Sede da Instância Regional da FETRAECE no Vale do Jaguaribe – Russas/CE
- Dia 13 de agosto - Local: Sede da Instância Regional da FETRAECE no Sertão Central- Quixadá/CE
Dia 15 de agosto – Local: Sede da Instância Regional da FETRAECE em Crateús /CE
- Dia 27 de agosto - Local: Sede da Instância Regional da FETRAECE em Itapipoca /CE
- Dia 29 de agosto - Local: Sede da Regional Instância da FETRAECE em Sobral/CE
- Dia 03 de setembro - Local: Sede da Instância Regional da FETRAECE da Grande Fortaleza – Fortaleza/CE
- Dia 05 de Setembro - Local: Sede da Instância Regional da FETRAECE no Cariri – Crato/CE
- Dia 18 de setembro - Local: Sede da Instância Regional da FETRAECE em Iguatu/CE.
As Unidades Móveis é uma conquista do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR, através da quarta edição da Marcha das Margaridas, realizada em agosto de 2011. É fruto de mais uma grande mobilização de mulheres do campo e da floresta que, ao longo das quatro edições da Marcha apresentaram pautas de reivindicações, que foram negociadas diretamente com o Governo Federal.
A FETRAECE parabeniza a todas as Margaridas por mais essa conquista e reconhece o empenho do Governo Federal em propiciar equipamentos públicos que venham a coibir a violência contra as Mulheres, pois viver sem violência é um direito!
Por isso convidamos a todas as companheiras dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Ceará a se inserir neste debate, inclusive sugerindo a melhor forma do atendimento às mulheres, observando as especificidades e a realidades de cada município do nosso estado.