quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mat pilates ajuda a emagrecer



Está à procura de alguma atividade para emagrecer e que ajude a relaxar a mente e o espírito? Que tal o mat pilates? A forma clássica da técnica de pilates ajuda no fortalecimento muscular, no contorno corporal, no controle da ansiedade e também na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.
Você pode optar pelo pilates de solo (mat pilates) ou pelo que conta com ajuda de equipamentos (studio pilates). Dra.

Eliane Coutinho, mestre e doutora (PhD) em plasticidade muscular, membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos e coordenadora da escola Fisiociência Pilates, explica que o pilates tem objetivo diferente do exercício aeróbico.
"O pilates faz a pessoa ganhar massa muscular. E quanto mais massa muscular ela tiver, mais acelerado será o seu metabolismo, maior gasto calórico. Isso porque a técnica promove o aumento do volume muscular."
No mat pilates o esforço na execução do exercício é contínuo e feito sem paradas, o que leva a pessoa a manter um limiar aeróbico. O mesmo acontece quando a pessoa faz a aula de studio pilates em apenas um aparelho. Agora se a pessoa fica trocando de equipamento na mesma aula, a cada mudança quebra-se esse metabolismo aeróbico, o que pode comprometer a eficiência no processo de emagrecimento, considerando os efeitos aeróbicos.
A prática do pilates pode ser feita por qualquer pessoa, de oito a 80 anos, desde que feito por profissionais competentes e responsáveis. Sem orientação correta a técnica pode causar dores severas ou lesão na coluna (por exemplo hérnia de disco) ou no ombro (distensões musculares).
"Existe um jeito correto de se respirar no pilates. Se deixamos entrar pouco oxigênio no músculo este fica fatigado e mais suscetível a lesões", alerta Dra. Eliane. "Quando bem executada a técnica pode não só emagrecer, como reabilitar pessoas que sofreram de lesões graves."
No pilates o crescimento muscular se dá quando a região trabalhada está sendo esticada (alongamento máximo) e o ganho de massa muscular, ou seja, a hipertrofia muscular (aumento da área e comprimento muscular), acontece quando a pessoa sente o músculo "queimar" no momento da contração (contração submáxima), sensação que cessa quando o músculo é relaxado.
Antigamente achava-se que a dor localizada após a prática de exercício era sinônimo de bom resultado. Hoje sabe-se que não é bem assim. Assim como qualquer atividade, pilates não pode causar dor depois da aula. Se ela acontece, é porque o exercício não está sendo bem executado e promovendo lesões que inibem o processo de hipertrofia.
Para quem pretende iniciar as aulas de pilates, uma informação importante: o emagrecimento por meio da técnica não acontece da noite para o dia. Para que os resultados apareçam, é preciso que o aluno opte pelo nível avançado da técnica. Só dessa forma a pessoa vai ganhar massa, acelerando seu metabolismo, e ganhar mais flexibilidade.
Outra condição para perda de peso é a frequência das aulas. "O aluno deve praticar, no mínimo, três vezes por semana e, de preferência, no mesmo horário, de forma que sua célula crie uma memória muscular. O processo de adaptação aos exercícios de pilates é lento. As mudanças visíveis costumam acontecer após 30 aulas", afirma a PhD.

Juliana Falcão (MBPress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário