quarta-feira, 22 de maio de 2019

PASSAGEIROS ENFRENTAM TRANSTORNOS NO AEROPORTO DE JUAZEIRO DO NORTE


Em meio ao vai e vem de pés e bagagens pelo saguão do Aeroporto Orlando Bezerra de Juazeiro , uma cena se repete passageiros da Avianca à espera de uma realocação em operações de outras companhias e alegando que, além da falta de voos, a empresa não cumpre com a oferta de hospedagem e alimentação estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O jornalista Franzé Sousa viu de perto quando esteve no referido aeroporto para embarcar parentes com destino a São Paulo. Foram cerca de 48hrs enfrentando tais dificuldades. O comunicador entrou em contato com a funcionária Diviane da Azul empresa que está a operando os voos que realoca passageiros Avianca. Através do 0 800 2866543, o radialista teve a informação da empresa de já não operamos mais em Juazeiro do Norte. Desta forma é necessário que solicite reembolso pela Central. 4004 4040. Ao se tentar resolução via telefone os enes enfrentam um outro problema, o congestionamento do telefone da Central. 08002866543, mas que infelizmente tudo é solicitado por lá agora. Segundo os funcionários não estão indo ao aeroporto, por não estarem recebendo salários. E um outro problema é que nem sempre estão disponíveis as acomodações nos voos da Azul.
Vejam vídeo no final da matéria.

Diante da situação crítica, a orientação de órgãos de defesa do consumidor e de entidades representativas é unânime – é preciso buscar resolver a situação diretamente com a companhia aérea e, na ausência de uma solução, registrar formalmente uma reclamação aos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon ou Decon).

Menor impacto possível

Em nota, a Avianca Brasil destacou que “trabalha para viabilizar o menor impacto possível em razão dos cancelamentos dos voos” e reforçou que “manterá o atendimento nas bases que não possuem mais voos para acomodação dos passageiros”. A empresa afirma que está oferecendo assistência aos consumidores.

A Anac afirma estar acompanhando presencialmente as medidas que estão sendo adotadas pela Avianca na assistência aos passageiros afetados com os cancelamentos. A Anac recebeu reclamações pontuais de passageiros insatisfeitos com as alternativas oferecidas pela Avianca e os orientou conforme as regras da Resolução N° 400, que versa sobre os direitos e deveres dos passageiros”, diz a agência reguladora.

Contexto

Em recuperação judicial, a Avianca Brasil cancelou quase 2 mil voos até 8 de maio. A empresa passou a concentrar voos em apenas quatro aeroportos: Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA).




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