Em
meio ao vai e vem de pés e bagagens pelo saguão do Aeroporto Orlando Bezerra de
Juazeiro , uma cena se repete passageiros da Avianca à espera de uma realocação
em operações de outras companhias e alegando que, além da falta de voos, a
empresa não cumpre com a oferta de hospedagem e alimentação estabelecida pela
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O
jornalista Franzé Sousa viu de perto quando esteve no referido aeroporto para embarcar
parentes com destino a São Paulo. Foram cerca de 48hrs enfrentando tais
dificuldades. O comunicador entrou em contato com a funcionária Diviane da Azul
empresa que está a operando os voos que realoca passageiros Avianca. Através do
0 800 2866543, o radialista teve a informação da empresa de já não operamos
mais em Juazeiro do Norte. Desta forma é necessário que solicite reembolso pela
Central. 4004 4040. Ao se tentar resolução via telefone os enes enfrentam um
outro problema, o congestionamento do telefone da Central. 08002866543, mas que
infelizmente tudo é solicitado por lá agora. Segundo os funcionários não estão
indo ao aeroporto, por não estarem recebendo salários. E um outro problema é
que nem sempre estão disponíveis as acomodações nos voos da Azul.
Vejam
vídeo no final da matéria.
Diante
da situação crítica, a orientação de órgãos de defesa do consumidor e de
entidades representativas é unânime – é preciso buscar resolver a situação
diretamente com a companhia aérea e, na ausência de uma solução, registrar
formalmente uma reclamação aos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor
(Procon ou Decon).
Menor
impacto possível
Em
nota, a Avianca Brasil destacou que “trabalha para viabilizar o menor impacto
possível em razão dos cancelamentos dos voos” e reforçou que “manterá o atendimento
nas bases que não possuem mais voos para acomodação dos passageiros”. A empresa
afirma que está oferecendo assistência aos consumidores.
A
Anac afirma estar acompanhando presencialmente as medidas que estão sendo
adotadas pela Avianca na assistência aos passageiros afetados com os
cancelamentos. A Anac recebeu reclamações pontuais de passageiros insatisfeitos
com as alternativas oferecidas pela Avianca e os orientou conforme as regras da
Resolução N° 400, que versa sobre os direitos e deveres dos passageiros”, diz a
agência reguladora.
Contexto
Em
recuperação judicial, a Avianca Brasil cancelou quase 2 mil voos até 8 de maio.
A empresa passou a concentrar voos em apenas quatro aeroportos: Congonhas (SP),
Santos Dumont (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário