terça-feira, 21 de setembro de 2021

PARABÉNS AOS NOSSOS BATERISTAS PELO SEU DIA

CLIK NA FOTO VEJAM CLAUDIO SOUSA EXECUTANDO


Dia 20 de setembro é o dia do batera! O Nosso Blog parabeniza a todos os profissionais e amadores que atuam nesta função, conduzindo o ritmo e pegada dos mais variados estilos musicais. Desejamos que a carreira de todos vocês seja conduzida no mais perfeito compasso.

Bons bateristas são músicos experientes, com um ouvido acurado para o ritmo e a forma musical, que agem como a força rítmica de todo um conjunto.

História da Bateria

O conjunto de instrumentos é geralmente usado nos estilos musicais jazz, hip-hop, rock, pop entre outros, tendo sido componente essencial da música contemporânea desde a década de 1920 até ao surgimento da percussão eletrônica, quando se deu o aparecimento das primeiras baterias eletrônicas.

No começo dos anos 1900, bandas e orquestras tinham de dois a três percussionistas cada. Um tocava o bombo, outro tocava a caixa e o outro tocava os blocos de madeira que fazia os efeitos sonoros. O desenvolvimento do pedal possibilitou que uma mesma pessoa executasse todas estas funções.

O primeiro pedal prático foi inventado em 1910.[3] William F. Ludwig, que criou o primeiro modelo de madeira e logo depois, com o aumento da procura, passou a desenvolver junto com seu cunhado, Robert Danly, o modelo do pedal em aço que foi vendido para milhares de bateristas e serviu de base para criação dos modelos mais avançados que temos hoje.

Aqui em nossa Várzea Alegre,  temos nomes de vários que se destacaram tocando o referido instrumento. 

Citaremos alguns que dentre vários por aqui se destacaram. Caso lembrem mais que mereçam destaque citem nos Comentários. Lembramos pois, o Sr Virginio, bisavô do conhecido professor Virginio, o mesmo foi baterista na antiga banda do Maestro José Ribeiro. Vieira e Nonato e júnior filhos do Sanfoneiro Pedro Sousa. Roberto de João de Freitas, Pelé e seu filho Dudinha. Rasga lata do forró.

Um comentário: