terça-feira, 23 de agosto de 2022

FESTA DE SÃO RAIMUNDO E FESTA DE AGOSTO 2022



A Festa de São Raimundo Nonato, e a tradicional Festa de Agosto foram abertas em Várzea Alegre neste domingo dia 21, com celebração religiosa logo pela madrugada com a visita da imagem do padroeiro ao bairro Sanharol. Essa visita tem a finalidade, de além de contemplar o Bairro com a presença da imagem, também fazer o encontro a tarde do santo com o pau da Bandeira, que mais uma vez veio do sitio Boa Vista. No início da noite e perante uma multidão, a bandeira de São Raimundo Nonato, fora erguida na Praça João Paulo II, defronte a igreja Matriz.
 
A festa de São Raimundo completa 167 anos e ocorre de 21 a 31 de agosto.
 
Por volta das 19h30, fora aberto o Barracão Cultural Poeta Francisco de Sousa Sobrinho, na sua 18ª edição, com o tema: Louceiras - O barro em mãos talentosas, com as presenças do prefeito Zé Helder (MDB), do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (PDT), da secretária de Cultura e Turismo Toinha Pereira, da primeira-dama, Sônia Fortaleza, de vereadores, secretários e assessores do Governo Municipal.
 
Iniciando o cerimonial de abertura, a Banda de Música Maestro José Ribeiro executou HINO Oficial do Município, letar de Zé Clementino e música do Maestro Antônio.
 
Em seu discurso o prefeito Zé Helder citou a retomada da Festa de Agosto e do Barracão Cultural após dois anos de pandemia. Evidenciou a homenagem às louceiras como uma arte centenária praticada em Várzea Alegre.
Ele falou que o Barracão Cultural dar oportunidade de divulgar para a Várzea Alegre e visitantes o trabalho e o talento das artesãs louceiras.
 
Zé Helder citou o Monsenhor Mota, que está enfermo internado no Hospital São Carlos em Fortaleza. Monsenhor Mota comandou a festa de São Raimundo Nonato durante 53 anos.
 
O vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, também citou na sua fala o Monsenhor Mota, afirmando a importância dele para a Festa de São Raimundo.
 
Ele ressaltou a relevância do tema sobre as louceiras e que o Barracão Cultural mostra a cultura do povo varzealegrense para todos.
 
Toinha Pereira evidenciou a missão do Barracão Cultural que é expor durante 10 dias arte e a cultura de Várzea Alegre.
 
Ela falou sobre a escolha do tema. Em homenagem as louceiras. Estas que foram homenageadas com uma comenda pela Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Várzea Alegre.
 
LOUCEIRAS HOMENAGEADAS
 
- CAROLINA MARIA DA SILVA;
- FRANCISCA ANACLETA DE SOUSA;
- FRANCISCA AUXILIADORA LIMA SILVA SOUSA - DORA;
- JOSEFA LUIZA DA SILVA (ZELI MACIANO);
- MARIA DE SOUSA LIMA (DONA DIDI);
- MARIA JOSEFA DA CONCEIÇÃO (MARIA DE SEVERINO);
- MARIA NORLAÇO DA SILVA;
- MARIA ODETE MARIANO DA SILVA;
- OLISETE MARIANO DA SILVA;
- RAIMUNDA DE SOUSA SILVA (DINHA);
- TEREZA MARIA DE SOUSA (TEREZA LOBO).
 
A Secretaria de Cultura realizou a entrega de Comenda às artesãs homenageadas na 18ª edição do Barracão.
 
Homenagens
 
Grupo de alunos da Escola Antonio Celeste - recitar Poesia
 
Expedito Pinheiro
 
Apresentação do Cordel "Louceiras de Várzea Alegre" - Autor Sávio Pinheiro
 
Apresentações Artísticas Culturais
 
- Associação Beneficente Luiz Otacílio Correia (Casa Mãe)
- Banda de Música Maestro José Ribeiro
 
Show Artístico
 
- Banda Cabaçal
- Forró de Sobra

Nenhum comentário:

Postar um comentário