terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

COMUNIDADE SE MOBILIZA COM A POSSIVEL SAÍDA DE CARTÓRIO.

 
A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJCE) decidiu desativar, de forma imediata, 86 serventias (cartórios) de registro civil, localizadas em 55 municípios cearenses, todas vagas e sem perspectiva de provimento em razão do seu caráter deficitário.
 
A relação das serventias foi publicada na terça-feira (31/01) no Diário da Justiça, e consta do Provimento nº 03/2023/CGJCE.
 
Nesta relação constam dois do nosso município. O do Distrito de Naraniú e do Distrito de Canindezinho.
 
A decisão por mais pertinente que seja vem a prejudicar diretamente várias famílias dessas comunidades.
 
Diante desta situação o Enfermeiro e Líder Comunitário Roberto Leal, representante do Distrito do Canindezinho, procurou mover esforços para tentar reverter tal decisão inicialmente reunindo-se nesta segunda feira 06/02, junto com outras pessoas moradores da comunidade, com prefeito municipal Zé Helder, para traçar metas para possíveis ações visando tal fim. Sendo que nesta ficara acertado audiência na capital Fortaleza, com o prefeito, presidente da câmara e o deputado Guilherme Landim.
 
Roberto ainda fará na próxima quarta feira uso da tribuna livre da Câmara Municipal tratar do assunto ocasião na qual estará presente grande representatividade do referido distrito.
 
SAIBAM MAIS CLIKANDO NA FOTO


O normativo diz que a decisão da CGJCE tomou por base, dentre outros fatores, a existência de dezenas de serventias subutilizadas funcionando no Estado, sem qualquer viabilidade econômico-financeira, gerando gastos para o Tribunal de Justiça (TJCE) com o pagamento de valores a título de renda mínima.
 
Levou em conta ainda o fato de muitas dessas unidades permanecerem sem titulares há mais de cinco anos, mesmo após dois concursos públicos ofertados pelo TJCE (em 2010 e 2018) com opção de vagas para tais serventias.
 
O Provimento ressalta, por outro lado, que a desativação é medida administrativa temporária, “não se confundindo com a sua extinção, de caráter definitivo, a qual exige a edição de lei formal para tanto”.
 
O levantamento sobre cartórios deficitários faz parte da primeira fase de estudos da Comissão de Propositura de Redimensionamento das Serventias Extrajudiciais do Estado do Ceará.
 
Os serviços e acervos das serventias desativadas serão anexados e remetidos aos cartórios de igual especialidade, na mesma comarca.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

SÓ UM MUNICÍPIO DO CEARÁ AINDA NÃO TEVE CHUVAS EM 2023.



Em 2023, no primeiro mês, 183 dos 184 municípios cearenses registraram precipitações.
 
Apenas uma cidade não teve chuva até agora. A média histórica para o mês de janeiro em Choró, no Sertão Central, é de 85.1 milímetros, mas o município ainda está com acumulado zerado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
 
Desde 1973, primeiro ano com dados pluviométricos disponibilizados pela Funceme, esta é a terceira vez que Choró não tem chuvas em janeiro. A situação se repetiu em 1997, quando a porção norte do Ceará teve precipitações escassas; e em 2021, cujos primeiros 31 dias foram de poucas chuvas em todo o Estado.
 
Em situação oposta à de Choró está Fortaleza: com chuva em 26 dos 31 dias de 2023, a capital chegou a ter 19 dias consecutivos de precipitações. O acumulado de 262.4 mm é mais que o dobro do esperado para janeiro, que tem 117.1 mm como média histórica.
 
Sete dos dez municípios com mais chuvas em 2023 até agora são da Região do Cariri. A capital cearense ocupa a 6ª posição.
 
 
AS CIDADES ONDE MAIS CHOVEU NO CEARÁ EM JANEIRO FORAM:
Granjeiro (351.2 mm)
Várzea Alegre (317 mm)
Caririaçu (302 mm)
Altaneira (265.9 mm)
Nova Olinda (264 mm)
Fortaleza (262.4 mm)
Crato (261.2 mm)
Eusébio (256 mm)
Pacoti (250 mm)
Cariús (237.5 mm)
 
Em todas elas, o acumulado pluviométrico ficou acima da média esperada para o mês. No geral, o Estado teve índices razoáveis: apenas 8 municípios tiveram acumulado entre 1 e 50 milímetros.
 
Os dados são da Funceme, atualizados até as 12h desta terça-feira (31), e consideram as chuvas ocorridas até 7h da manhã de ontem.
 
Fonte: Diario do Nordeste
Por Theyse Viana
Foto: Thiago Gadelha
 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA MAIS INFANCIA, CONVOCADOS A COMPARECER NO CRAS CONFIRA A LISTA

 

A coordenação do CRAS Joaquim Beca solicita a presença no CRAS das seguintes pessoas relacionadas que são beneficiários do programa Mais Infância para tratar de assuntos dos seus interesse.
 

 

NOME

RESIDENCIA

ANEIDE PERIERA DE SOUSA

VARJOTA

JOYANNA DE SOUSA ARAUJO

VARJOTA

SUE ELEN FERREIRA DA SILVA

       VARJOTA

ANGELA ALVES BEZERRA

       VARJOTA

MARIA ISABEL FERREIRA DE CASTRO

       JUREMAL

 
    SEDE RURAL
 

NOME

RESIDENCIA

ANA RAQUEL DE SOUSA FELIX

SITIO PANELAS

SANDRA VIEIRA DA SILVA

SERRA DOS CAVALOS

VANDERLANIA DE SOUSA BEZRR

CACHOEIRA DANTAS

 
 NARANIU

NOME

RESIDENCIA

CAMILA REGINA FERREIRA SOUZA

NARANIU

CICERA KALINE DA SILVA

NARANIU

CICERA MAKEIZA BATISTA DOS SANTOS

NARANIU

COSMA TAMIRES BESERRA FERREIRA

NARANIU

 
RIACHO VERDE

NOME

RESIDENCIA

MARIA DANIELE DA SILVA

RIACHO VERDE

RAIMUNDA MATIAS DE MONTE

RIACHO VERDE

RENATA LEANDRO DA SILVA

RIACHO VERDE

 
IBICATU
 

NOME

RESIDENCIA

 

 

ANA MARIA DE LIMA SILVA

IBICATU

CICERA PEREIRA DA SILVA

IBICATU

VANESSA VIANA LIMA

IBICATU