terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

COMUNIDADE SE MOBILIZA COM A POSSIVEL SAÍDA DE CARTÓRIO.

 
A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJCE) decidiu desativar, de forma imediata, 86 serventias (cartórios) de registro civil, localizadas em 55 municípios cearenses, todas vagas e sem perspectiva de provimento em razão do seu caráter deficitário.
 
A relação das serventias foi publicada na terça-feira (31/01) no Diário da Justiça, e consta do Provimento nº 03/2023/CGJCE.
 
Nesta relação constam dois do nosso município. O do Distrito de Naraniú e do Distrito de Canindezinho.
 
A decisão por mais pertinente que seja vem a prejudicar diretamente várias famílias dessas comunidades.
 
Diante desta situação o Enfermeiro e Líder Comunitário Roberto Leal, representante do Distrito do Canindezinho, procurou mover esforços para tentar reverter tal decisão inicialmente reunindo-se nesta segunda feira 06/02, junto com outras pessoas moradores da comunidade, com prefeito municipal Zé Helder, para traçar metas para possíveis ações visando tal fim. Sendo que nesta ficara acertado audiência na capital Fortaleza, com o prefeito, presidente da câmara e o deputado Guilherme Landim.
 
Roberto ainda fará na próxima quarta feira uso da tribuna livre da Câmara Municipal tratar do assunto ocasião na qual estará presente grande representatividade do referido distrito.
 
SAIBAM MAIS CLIKANDO NA FOTO


O normativo diz que a decisão da CGJCE tomou por base, dentre outros fatores, a existência de dezenas de serventias subutilizadas funcionando no Estado, sem qualquer viabilidade econômico-financeira, gerando gastos para o Tribunal de Justiça (TJCE) com o pagamento de valores a título de renda mínima.
 
Levou em conta ainda o fato de muitas dessas unidades permanecerem sem titulares há mais de cinco anos, mesmo após dois concursos públicos ofertados pelo TJCE (em 2010 e 2018) com opção de vagas para tais serventias.
 
O Provimento ressalta, por outro lado, que a desativação é medida administrativa temporária, “não se confundindo com a sua extinção, de caráter definitivo, a qual exige a edição de lei formal para tanto”.
 
O levantamento sobre cartórios deficitários faz parte da primeira fase de estudos da Comissão de Propositura de Redimensionamento das Serventias Extrajudiciais do Estado do Ceará.
 
Os serviços e acervos das serventias desativadas serão anexados e remetidos aos cartórios de igual especialidade, na mesma comarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário