quarta-feira, 21 de novembro de 2012

José Mota Mendes, um padre operoso e trabalhador - Por Antonio Morais



Com as despedidas solenes do padre José Otávio de Andrade em 25 de Março de 1969, assumiu oficialmente a condução da Paroquia de São Raimundo Nonato o Padre José Mota Mendes, um jovem sacerdote empreendedor e com muita visão de futuro. 
A igreja carente de melhorias, dificuldades diversas, começou então, o zeloso padre a sua caminhada, trabalhar mudanças na estrutura física do templo com o único fim de oferecer conforto e bem estar aos fiéis. Poucos anos depois de assumir, chuvas torrenciais levaram  a torre principal da matriz ao chão. O padre não se abateu, nem se desanimou, sua fé e inquebrantável confiança no trabalho o encorajaram a conclamar a população católica  para a tarefa da reconstrução. 
Sob seu leme a religião católica cresceu em todos os sentidos. A banda de musica, antes acanhada, com instrumentos precários e remendados com cera de sanharol, passou a se apresenta altiva, magnifica, oferecendo um brilho todo especial a festa. A igreja matriz sempre passando por reformas em suas instalações, cada vez mais bonita e nobre. Piso de granito, vitrais de cristais e, ultimamente uma central de ar-condicionado, a única  Igreja Matriz do interior cearense a contar com  este beneficio. 
Alem das transformações na parte física, a matriz é, hoje em dia, um "Santuário" por determinação de Roma.  O mais interessante e valioso  para a igreja católica  são as dezenas de Capelas que surgiram em diversas comunidades do distrito sede e da zona rural. Tudo com a inspiração de um pastor devotado e operoso.
As festas de São Raimundo Nonato, em Agosto de cada ano, se transformaram  na maior festa religiosa da região centro sul do estado do Ceará. Nossa igreja matriz,  em Várzea-Alegre,  nos enche de jubilo pela alegria que todos vivemos quando a visitamos. A foto acima do altar de São Raimundo encanta os olhos e enobrece o coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário