domingo, 4 de novembro de 2012

VÁRZEA ALEGRE AINDA ESPERA POR SEU PONTO DE CULTURA



A EXPECTATIVA CONTINUA EM TODO MUNICÍPIO PRINCIPALMENTE NO ROÇADO DE DENTRO

O que é?

Os Pontos de Cultura surgiram como estímulo às iniciativas culturais já existentes da sociedade civil, por meio da realização de convênios celebrados após a realização de chamada pública.

A prioridade do Programa Cultura Viva são os convênios com Governos Estaduais e do DF, e com os Governos Municipais para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios.

Atualmente, as redes estaduais abrangem 25 unidades da Federação e o Distrito Federal e as redes municipais estão implementadas, ou em estágio de implementação, em 56 municípios.

No período de 2004 até 2011, o Programa Cultura Viva apoiou a implementação de 3.670 Pontos de Cultura, presentes em todos os estados do Brasil, alcançando cerca de mil municípios.

Em nossa cidade esse projeto está previsto para funcionar na comunidade do Roçado de Dentro.


O projeto Cultura Viva no Roçado de Dentro se propõe valorizar, fortalecer as ações e manifestações culturais já existentes no Sítio Roçado de Dentro tais como: Carnaval, Grupo de Penitentes e Caretas, Malhação do Juda, Grupo de Coral, Banda Cabaçal, Grupo de Reisado de Côro, São João do Roçado, Forró Pé de Serra, Barracão Cultural, Grupo Estilizado de Maneiro Pau, Dança do Côco, como também as novas formas de expressões artísticas: Grupos de Samba, Axé, Forró Eletrônico e Frevo. As atividades prever: Capacitação Profissional, Oficinas de Músicas, Dança, Teatro, Cultura Popular, a Criação de um Memorial do Roçado de Dentro, Evento em comemoração aos Cinquenta anos da ESURD. Com este projeto as atividades se tornarão mais frequentes com mais qualidade artística, gerar trabalho e renda, dar maior visibilidade ao projeto, melhorar a qualidade de vida das pessoas; proporcionar o acesso da comunidade aos bens culturais.


Em 1963, Na pequena localidade conhecida como Sítio Roçado de Dentro no Município de Várzea Alegre-CE, trabalhadores rurais, dentre eles alguns jovens que tinham interesse pelas marchinhas carnavalesca, foi de forma improvisada e rústica que nasceu uma Escola de Samba, mas somente em 1981 tornou-se uma Associação denominada como Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro – ESURD e em 1997 tornou-se uma Associação sem fins Econômicos com Personalidade Jurídica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário