sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Anvisa suspende distribuição e comercialização de medicamento anticonvulsivante


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta sexta-feira (30), em todo território nacional, a distribuição, comercialização e uso do medicamento Carbamazepina 20 mg/ml. Publicada no Diário Oficial da União, a medida é referente ao lote 1081/132, com validade até setembro de 2015.
A carbamazepina é um medicamento anticonvulsivante, indicado para diversas doenças, como epilepsia, transtorno bipolar e abstinência alcoólica, entre outras.
De acordo com a Anvisa, o recolhimento do medicamento ocorreu em razão de um laudo de análise fiscal emitido pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul. A análise obteve resultado insatisfatório, por apresentar sedimento de cor branca que não se dispersa, mesmo sob forte agitação.
A Agência explicou que o medicamento é uma suspensão oral. Neste tipo de medicamento, o pó deve ser ressuspenso no liquido após agitação, formando uma suspensão homogênea antes da administração. No medicamento analisado, mesmo após forte agitação, o pó não ressuspendia, permanecendo no fundo do frasco.
A Anvisa determinou, ainda, que a empresa recolha o estoque encontrado no mercado. O medicamento é fabricado por Hipolabor Farmacêutica Ltda. A empresa será autuada por disponibilizar no mercado produto com desvio de qualidade.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

No Combate a seca Governardor inaugura adutora em Caririaçu


Com a previsão de mais um ano de estiagem, as ações emergenciais de combate à seca devem incluir uma política centrada na perfuração de poços artesianos e construção de adutoras de engate rápido. Foi o que afirmou o deputado federal José Guimarães (PT-CE) durante entrevista concedida à rádio Uirapuru de Itapipoca (AM 570Mhz). Segundo ele, os governos Dilma e Camilo trabalham com medidas emergenciais sem descuidar das ações a longo prazo.
Segundo o Deputado Guimarães, o governador Camilo Santana (PT), apresentará um plano de combate aos efeitos da seca, incluindo o esforço de cada uma das secretarias, até o começo do próximo mês à presidente Dilma Rousseff. Além de uma política austera no combate ao desperdício d´água em todo Estado, o governador deve apresentar um balanço das ações estruturantes do setor hídrico (Transposição do São Francisco e Cinturão das Águas) e as medidas a serem tomadas pelo governo para que não falte água para o consumo humano.
Entre as medidas já anunciadas, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) passa a coordenar as pastas estaduais no enfrentamento aos efeitos da seca. Além disso, o socorro às sedes de municípios com risco de colapso hídrico é tendência a ser intensificada em 2015 juntamente à construção de adutoras emergenciais.
Com apenas 20% de volume total nos açudes do Estado, este ano começou com problemas para cidades como Canindé, Crateús, Caririaçu e São Luís do Curu. Segundo o governo estadual, as adutoras para Canindé e Caririaçu já começaram a funcionar. Em São Luís do Curu, a ajuda vem pela operação com carros-pipa e com duas máquinas perfurando poços profundos. O Sr. Governador estará em Caririaçú, às 18:00h desse dia 31 para solenidade de inauguração. 

Com informações do radialista J. Pereira - Rádio Junco FM

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ATENÇÃO TOTAL PARA REUNIÃO DA CAMARA MUNICIPAL


Gosto de dar ouvidos a voz das esquinas e o por vezes trazer para a net. Ouvi esses dias comentários não sei se baseado na informação repassada pelo Site Varzeaalegre.com no post “Prefeitura espera da Câmara decisão para realizar o Carnaval”. Quando no mesmo relatava que havia ficado acerta reunião extraordinária, da Câmara Municipal para a segunda feira dia 26, para apreciação de matéria do Prefeito enviada na quarta-feira dia 21. Mensagem de Lei 03/2015 que pede aos vereadores autorização para concessão de uso remunerado e gratuito do espaço público. E que a referida reunião não havia ocorrido por falta de quórum. As vozes das ruas através dos adversários de plantão festejavam a falta de quórum, como tendo sido uma derrota do Prefeito. Sendo que ao procurarmos nos ater melhor da situação, ficamos sabendo que o Senhor presidente da Câmara, Vereador Elonmarcos Candido Correia, apenas convocara para apreciação da referida matéria, as comissões inerentes ao assunto. Colocando sim que, em havendo a presença do numero suficiente de vereadores na câmara naquele dia e horário determinado para apreciação da matéria pelas comissões, para a votação da matéria, aí sim ele convocaria a extraordinária.
Diante da situação, mais uma vez a atenção se volta para o plenário Jose Caetano, no recinto da Câmara Municipal, donde deve sair na reunião de hoje a decisão que poderá nortear os rumos da realização ou não do carnaval. Com gastos públicos ou privados

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO EM GRANJEIRO



HOJE POR VOLTA DAS 10 HORAS DA MANHÃ, FOI ENCONTRADO POR FAMILIARES EM SUA RESIDÊNCIA VÍTIMA DE SUICÍDIO O JOVEM RAIMUNDO NONATO DE SOUSA VIANA, CONHECIDO POR NATINHO.

ELE ERA BASTANTE POPULAR NA CIDADE TINHA 30 ANOS. NASCIDO EM 02 DE ABRIL DE 1984.





A POLÍCIA FOI INFORMADA E TÃO LOGO FOI FEITO O CONTATO COM O IML DE IGUATÚ, ENQUANTO ESPERAVA O RABECÃO DA PERÍCIA FORENSE FOI FEITO TRABALHO DE RESGUARDO DA CASA ONDE SE ENCONTRAVA O CORPO. ATÉ O INICIO DESSA NOITE O COPO AINDA NÃO HAVIA RETORNADO .

INFORMAÇÕES DO RADIALISTA j PEREIRA.

Primeiro dia de aula Reclames dos pais


O primeiro dia de aula na Escola Dr. Pedro Sátiro, fora marcado por reclames dos pais, por conta de uma grande quantidade de entulho na entrada da escola. Alunos tiveram de fazer a fila em meio a eles.




No segundo dia de aula o reclame dos pais, havia sido atendido.






CARNAVAL 2015 - AS INFORMAÇÕES AINDA NAO FORAM ASSIMILADAS PELO POVO

ENTRE ESSAS VÁRIAS OUTRAS INTERROGAÇÕES CLAMAM NAS ESQUINAS


domingo, 25 de janeiro de 2015

BANHEIROS LGBTs - VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA?




Banheiro masculino e banheiro feminino são comuns de serem encontrados em vários tipos de estabelecimento. Mas um banheiro para a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais (LGBT) já não é muito comum. Alguns desse grupo, aprovaram a ideia, exemplo da travesti Karina Karão, banheiro exclusivo é um alívio. “Tem coisas que a gente quer fazer em um banheiro masculino, ou feminino, e não se sente a vontade. Um banheiro gay vai ser maravilhoso, porque a gente vai poder fazer o que a gente quiser”, enfatiza Karina.  “Nós queremos transformar este banheiro de homossexuais em um grande camarim para nós, homossexuais, e mais ainda para travestis e transformistas”, ressalta Edu Saad, que é coreógrafo da Unidos da Tijuca.
Já para ativistas outros do movimento, como o estilista Carlos Tufvesson, militante gay e frequentador da Unidos da Tijuca, banheiro exclusivo para homossexuais é discriminatório. “Nós lutamos pela inclusão. Nós lutamos por direitos civis iguais, o meu e o seu. O fato de eu ser homossexual não pode me tirar direitos civis que eu tenho como cidadão brasileiro”, afirma ele.
Outro que posiciona-se contra é o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Cláudio Nascimento, ele acredita que o banheiro seja um estímulo disfarçado de homofobia. “Se a intenção não foi discriminar, a consequência disso gera um efeito concreto de segregação e de discriminação”, analisa Nascimento, que também é presidente do Conselho estadual dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro e coordenador do programa Rio sem Homofobia.

Em alguns estados, há em apreciação projetos de Leis que visam a criação dos banheiros LGBT, fato muito criticado pela comunidade. Um destes surgiu depois da polêmica proibição sofrida pelo cartunista Laerte Coutinho, que usa roupas de mulher, de utilizar o banheiro feminino. O artista de 60 anos foi advertido por um dos sócios de uma padaria na Zona Oeste de São Paulo, após uma mulher com uma criança reclamar da sua presença no banheiro feminino. O relato foi feito por Laerte em seu Twitter. Para Apolinário, a presença de travestis em banheiros femininos causa "constrangimento", e a existência de um banheiro unissex pode assegurar ao público homossexual e a quem mais quiser utilizar um banheiro sem preocupações. O projeto de autoria do vereador Carlos Apolinário diz acreditar que o projeto é benéfico para o público homossexual e que deve receber apoio.

O debate estar aberto. Você é a favor ou contra?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Bar de Chico de Esteves passar a maior de idade.

Há 18 anos no Bairro Ferrazópolis, Bar de Chico Esteves é o Ponto de Encontro dos Varzealegrenses.


Francisco Fernandes de Oliveira, nascido aos 06 de outubro de 1950, no Sitio Fortuna, distrito de Ibicatú. Filho de Esteves Fernandes de Oliveira e Maria Correia Lima. Filho de uma prole de 10 irmãos. A busca de melhores dias destinou-se aos 26 anos, a cumprir a saga de muitos varzealegrenses, rumo à cidade de São Bernardo do Campo São Paulo, onde ao chegar, fora trabalhar em firma, passando a ser funcionário da Wheaton Brasil, uma das maiores na indústria de vidro do país. Decidindo no ano de 1992, abrir o seu próprio negocio, no ramo de comercialização de bebidas, abrindo um Bar que originalmente localizava-se em Nossa Senhora da Boa Viajem, passando no ano de 1997, a localizar-se na Rua Holanda Cavalcante, Bairro Ferrazópolis. O seu Bar como acontece, tradicionalmente a muitos comércios em nosso município, carrega o nome do dono, sendo este um dos mais procurados pontos de encontro dos varzealegenses.


Eu  visitando o Bar do nosso Amigo Chico Dez 2014

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Funceme prevê chuvas abaixo da média no Ceará até abril



Ainda não se sabe como as chuvas serão distribuídas devidos as condições dos oceanos
De acordo com a Funceme, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 9%, contra 27% de permanecer dentro da média
A probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará em 2015 é de 64%. A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril foi anunciada nesta terça-feira (20) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a fundação, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 9%, contra 27% de permanecer dentro da média. O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins revela que com os dados atuais dos oceanos não dão condições para prever como irão se distribuir essas chuvas.
Mais um ano abaixo da média
Em 2014, a probabilidade ficou abaixo da média no Ceará, no valor de 40%. De acordo com a fundação, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 9%, contra 27% de permanecer dentro da média. Com a previsão, o órgão chegou a fazer um alerta para a seca prolongada durante o ano passado. 

FONTE: Diário do Nordeste

DONA CARMELITA 94 ANOS


Maria Carmelita Bezerra, nascida no dia 20 de janeiro de 1921, no sitio canto, município de Várzea Alegre. Filha de Benedito  Alves de Morais e Raimunda Gonçalves da Costa. De uma prole de 09 irmãos, sendo ela a quarta em ordem decrescente. E no dia 04 de fevereiro do ano de 1928, aos sete anos de idade ficou órfão de mãe. Apesar da pouca idade, sentiu-se na obrigação de ajudar na criação dos irmãos mais novos. Enfrentando as dificuldades da época, sendo o seu pai de poucas posses, agricultor. Diante desses fatos, não tivera como estudar, conseguindo a troco de muita força de vontade, aprender apenas o suficiente para assinar o seu nome. Morando com os seus irmãos enfrentando de cabeça erguida todas essas dificuldades, foi assim a vida desta que pode ser considerada uma guerreira.
Em 1944 aos seus 23 anos de idade conheceu o jovem Antonio Leandro Bezerra, com quem se casou em 28 de setembro de 1944. Desta união nasceram-lhes 11 filhos. Manuel Leandro, Benedito Leandro Bezerra, Raimundo Nonato, José Leandro, Raimunda Gonçalves da Costa, Maria da Glória, Fátima (in memoriam), Francisca Leandro Francisco Giovane, Francisco Antonio e Francisco das Chagas.
Dona Carmelita para criar os filhos, além das atividades inerentes a uma dona de casa e dedicada Mãe de Família, também desenvolvia outras atividades, que eram executadas com desenvoltura e dedicação. Tais como fabricação de Queijo caseiro, fiação de redes de tear, franjas e bordados, doces e bolos caseiros. Tendo também sempre pequenas criações de ovinos e suínos conseguindo assim, criar a sua família com dignidade e honestidade. Teve sua costumeira alegria abalada quando na data do dia 09 de  junho de 1996, falecera o seu esposo Antonio Leandro, aos 82 anos. Hoje aos chega aos seus 94 anos, comemorado pelos seus 10 filhos, 13 netos, 07 bisnetos. Com a saúde comprometida em face da idade, ela que é uma mulher de fibra e de fé, mantêm-se firme em seguir sua caminhada por muito mais anos, se Deus Quiser. Homenagem do seu Filho Chico Antonio, em nome de todos os demais familiares.         

domingo, 18 de janeiro de 2015

COELCE - Cuidando do meio Ambiente


Juazeiro do Norte ganhou, na quinta-feira (15), mais uma unidade fixa do Programa ECOELCE, que troca resíduos dos clientes por bônus na conta de energia.O ponto fixo funcionará de segunda a sábado, das 8h às 20h, no estacionamento do ASSAÍ ATACADISTA, localizado na Avenida Padre Cícero, número 4400. Além de oferecer os descontos na conta, o programa promove a destinação correta do lixo reciclável e contribui com o meio ambiente.

Em atuação desde janeiro de 2007, o programa já atendeu cerca de 430 mil clientes cadastrados, contabilizou mais de 18.147.914,45 toneladas de resíduos e concedeu R$ 2.456.188,91 em bônus na conta de luz. O projeto conta atualmente com 101 postos fixos e móveis, entre capital e interior do Ceará.
Na Região do Cariri, o projeto iniciou sua atuação em 2008 e, até hoje, foram arrecadados cerca de 80 mil kg de resíduos e concedidos R$ 16.405,75 de descontos na conta de energia. O município possuía apenas um ponto do programa na Universidade Patativa do Assaré, localizado na Rua Joaquim Cruz, nº 820, Vila São Francisco, Bairro Aeroporto.

Como participar
Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do ECOELCE.
Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.
Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
Por seus resultados, o ECOELCE já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:
•    Papel e papelão
•    Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
•    Latas e cerveja e refrigerante
•    Embalagens tipo longa vida
•    Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente, etc.)
•    Ferros em geral, arames e pregos
•    Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos etc)
•    Óleo de cozinha

Comunicação Externa Coelce
gercom@coelce.com.br
Fone: (85) 3453.4883 / 3453.4822 / 3453.4962
Cel: (85) 9993.9553

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PREOCUPADA COM OS MALES DOS AGROTÓXICOS


A secretária de Meio Ambiente Maria Iranildes participou do programa a voz do campo do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre que vai ao ar as 07:30 de cada domingo pela Rádio Cultura AM 670 que teve neste domingo (18/01/15) a apresentação de Michael Martins. A mesma trouxe em pauta  a preocupação da sua secretaria com  o demasiado uso de agrotóxicos em nosso município, e também fez um importante chamado de atenção para o destino final das embalagens. Solicitando aos agricultores que fazem uso destes que busquem maiores informações sobre os danos causados.

Como fazer a tríplice lavagem:

a) esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
b) adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume;
c) tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
d) despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador (repetir o procedimento três vezes);
e) inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;

f) armazenar em local apropriado até o momento da devolução.

VOLKSWAGEN - GREVE ENCERRADA


SÃO PAULO — Os metalúrgicos da fábrica da Volkswagen encerraram a greve nesta sexta-feira 16/ 01/15, depois de a montadora cancelar a demissão dos 800 funcionários cortados no início deste ano. A paralisação completaria 11 dias. Os funcionários voltam ao trabalho nesta segunda-feira, segundo informou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O clima na porta da fábrica, onde ocorreu a assembleia na qual os metalúrgicos foram informados da reversão do corte, é de festa, com direito a escola de samba e cerveja.

Segundo o sindicato, o acordo amarrado com a empresa durante três dias de negociações inclui a garantia dos empregos até 2019, o reajuste salarial equivalente à inflação neste em 2016 e aumento real (acima da inflação) entre os anos de 2017 até 2019. Neste ano, o reajuste da inflação e aumento real de 2%, anteriormente acordados, serão pagos em forma de abono.
A Volks acrescenta que também está incluída na negociação a abertura de programas de demissão voluntária (PDVs) na unidade de São Bernardo e a eliminação de terceirizados para alocar parte dos funcionários que considera “excedente de pessoal”. A montadora estima que esse excedente chega a 2,1 mil trabalhadores. O acordo tem vigência até 2019.
O Ministério do Trabalho também estava envolvido nas negociações. Em conversa com a imprensa na última quarta-feira, Luiz Antonio Medeiros, superintendente Regional do Trabalho e Emprego, afirmara que havia “total chance de a empresa reverter os cortes” e que estava confiante que a reversão ocorreria rapidamente.
Os 800 empregados foram dispensados no último dia 5, ao retornarem das férias coletivas de fim de ano. A greve ganhou força porque trabalhadores e montadora tinham um acordo de estabilidade dos empregos até 2016, rompido inesperadamente. Para Marques, presidente do Sindicato do ABC, a paralisação de 10 dias deu condições ao Sindicato de negociar um novo acordo coletivo com a empresa, melhor do que o que havia sido rejeitado pelos trabalhadores em dezembro do ano passado.
A unidade Anchieta tem 13 mil funcionários e produz os veículos Gol e Saveiro. No ano passado, parou de fabricar a Kombi e o Gol de quarta geração por causa da legislação obrigando o airbag em todos os automóveis. Essa unidade, inaugurada em 1959, foi a primeira da Volkswagen fora da Alemanha.


sábado, 17 de janeiro de 2015

Acusado de matar “Docinho” entrega-se à policia




Apresentou-se a Policia Civil desta comarca a pessoa de Raimundo Edson Lima. O mesmo é o autor dos disparos que matou Francisco de Assis Lima, 61, mais conhecido como “Docinho”. Crime ocorrido na noite do sábado, 15, do mês de novembro do ano passado, por volta das 19h30, fato ocorrido nas dependências da residência, da vítima localizada á Rua José Guedes, 178 no bairro Grossos desta urbe.

Segundo o delegado da Polícia Civil de Várzea Alegre, Dr. Flávio Santos, Raimundo Edson de Lima tinha um mandado de prisão e se apresentou espontaneamente, acompanhado de seu advogado, nesta sexta-feira, 16.

O mesmo fora enquadrado no artg 121 parg 2 inc IV. 

Assalto a mão armada



Ocorreu na noite deste (17-01-15), por volta das 00h, roubo a veiculo (motocicleta), a policia fora informada via telefone de emergência (190), que três indivíduos armados com um revólver, renderam e tomaram das vitimas uma moto e alguns pertences dos mesmos, mais precisamente na BR-230 nas proximidades do Trans motel, de pronto a VTR-10043 composta pelo CB PM POLICARPIO e o SD PM MARQUES e a VTR-10033 composta ST PM WELITON, SD PM CALIXTO e o SD PM MARCIEL, foram averiguar veracidade das informações, ao chegarem ao local se depararam com o Sr. Silvano Ferreira da Costa, filho de Fausto Eufrásio da Costa e Vicência Ferreira da Costa, nascido em 12/07/79, natural de Várzea Alegre-CE, Moto taxista, residente a rua Borgim, Nº 20, bairro Patos, nesta urbe, e o Sr. Antero Gomes, filho de João Gomes e Maria Julião, nascido em 06/01/60, natural de Várzea Alegre-CE, residente no Alto Santa Isabel, distrito do Riacho Verde, nesta urbe, ambos relataram que três indivíduos chegaram em uma moto Honda Bros de cor preta de placa não informada, anunciaram o  assalto, um dos indivíduos se encontrava armado, e no momento do assalto houve resistência por parte de uma das vitimas para entregar seus pertences, houve ameaças de disparo por parte dos criminosos sessando a resistência, na ação criminosa foi levado do Sr. Silvano Ferreira da Costa, Sua Motocicleta Honda Fan 150 de cor vermelha ano 2010 de placa não informada, seu telefone celular LG prata, e sua carteira com todos os seus documentos, inclusive de sua motocicleta, e uma quantia de R$ 205,00 (duzentos e cinco reais), já do Sr. Antero Gomes foi levado sua carteira com todos os seus documentos e seu relógio, os indivíduos fugiram pela BR-230 sentido Farias Brito, no momento da fuga efetuaram um disparo na direção das vitimas, buscas estão sendo feita, mas até o momento não se sabe o paradeiro dos mesmos.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Mais um golpe surge através das redes sociais


A criatividade de criminosos ao criarem golpes até surpreende. Recentemente, publicamos que havia um novo golpe virtual, feito através do Facebook, acontecendo em Concórdia. Desta vez, uma nova modalidade já chegou até a delegacia de polícia do município, mas ainda utilizando as redes sociais.
Dois boletins de ocorrências foram registrados na Central de Polícia dando conta do "Golpe da Casa na Praia". Conforme os relatos, as vítimas recebem, pelas redes sociais, informações de imobiliárias que estão alugando casas ou apartamentos na praia neste período de verão. A foto do imóvel em questão é, inclusive, publicada para dar veracidade aos fatos. 
O usuário da rede social que se interessa entra em contato com o perfil da imobiliária, que pede como garantia do aluguel o depósito de uma quantia em dinheiro. A vítima, sem saber do que se trata, faz o depósito, mas apenas se dá conta de que está sendo lesada quando vai até o imóvel alugado na praia. 
Lá, de acordo com o relato das vítimas, o interessado ficam sabendo que o imóvel não está disponível para aluguel. Esse golpe também esta sendo aplicado nas praias do Rio Grande do Sul.

CONDUÇÃO POR SUPOSTO TRÁFICO DE DROGAS


Informo que na noite de hoje (15/01/2015), por volta das 21h00min, recebemos uma denuncia via telefone de emergência (190), informando que havia dois (2) indivíduos vendendo (traficando) droga na Praça Chico de Amadeus, mas precisamente nas proximidades do CSU deste município. De pronto a VTR-10033 composta pelo ST PM WELITON, SD PM 18.813 ROBERTO e o SD PM 19.117 ERLON, se deslocou até o local mencionado para averiguar a denuncia. Na ocasião foi realizada uma abordagem pessoal nos dois (2) indivíduos suspeitos, sendo encontrado UM CIGARRO DE MACONHA, UM PAPELOTE DE MACONHA E UMA QUANTIA DE R$ 222,00 (DUZENTO E VINTE DOIS REAIS). Os acusados trata-se de FERNANDO BEZERRA DA SILVA, nascido aos 25/11/1988, filho de Ricardo Alves Bezerra Neto e Antônia Bezerra da Silva, residente na Rua Carlos Gomes de Alencar, 324, Bairro Rosinha, Várzea Alegre/CE, solteiro, motorista, este estava em uma moto HONDA/CG 150 TITAN ES, 2006, COR PRETA, PLACA HXP-3476, INSCRIÇÃO DE VÁRZEA ALEGRE/CE, com restrições administrativas, o outro acusado trata-se de KAIKY RAFAEL DE SOUSA ALEXANDRE, nascido aos 13/05/1994, filho de Carlos Roberto Alexandre e Elismar Isabel de Sousa, residente na Rua Antônia Cabeleira, 175, Bairro Alto da Prefeitura, nesta urbe, solteiro, pintor. Ambos foram conduzidos juntamente com a motocicleta acima citada até a Delegacia local, onde serão apresentados a Autoridade Policial para adoção das medidas cabíveis.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Crise financeira compromete Carnaval no Interior do Ceará



Arrochos nas finanças municipais deverão influenciar diretamente na decisão de prefeitos em todo o Ceará que planejam realizar festejos de Carnaval neste ano. Levantamento feito pelo O POVO aponta cancelamentos em três municípios: Piquet Carneiro, Catarina e Iguatu. Outros estudam parcerias com iniciativas privadas ou redução de estruturas. Diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além do alerta de mais um ano de seca, deverão obrigar gestores a abrir mão de promover os eventos.
Na última terça-feira, 13, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) enviou aos 184 gestores cearenses uma orientação para que não priorizem gastos com despesas na promoção destes festejos.
O TCM considera os gastos com Carnaval “não prioritários”, já que agora todas as prefeituras terão que cumprir as metas de pagar o novo piso salarial de professores (R$ 1.917,78) e o salário mínimo (R$ 788,00), além de estar atentos ao alerta da iminência de mais um ano de estiagem.
“Os gestores são os que sabem melhor da vida de seus municípios, mas onde existe uma tradição de Carnaval nós respeitamos que se promova, até pelas receitas que são geradas para estas cidades. Contudo, aqueles que enfrentam dificuldade em folha de pagamento não há por quê promover o evento”, explicou o presidente da Aprece e prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento (PSD).
Depois da orientação do Tribunal de Contas, diversos municípios cearenses já estudam manobras para a promoção do evento. Alguns deles deverão optar por estruturas menores; outros veem como saída realizar parcerias com setores privados, ou ainda abrir mão de realizar as festividades.
De acordo com o TCM, mesmo aqueles municípios que não se enquadram em situações preocupantes, principalmente com folha de pessoal, os prefeitos deverão “agir com prudência e razoabilidade, de modo a evitar o desperdício de recursos e o desequilíbrio das contas públicas”.
“Temos que apertar o cinto. A situação em nossos municípios está difícil, e exige de nós mudanças urgentes”, defendeu o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara (PRB). Em 2014, 62 cidades cearenses não realizaram Carnaval; 24 delas desistiram dos gastos. À época, diversos municípios estavam em estado de calamidade pública, em decorrência da estiagem que assolava boa parte do Estado. 
SERVIÇO 
Tribunal de Contas dos Municípios - TCM
Onde: Av. General Afonso Albuquerque Lima, 130 - Cambeba
Telefone: (85) 3218-1305

Em algumas cidades, como O POVO mostrou na edição da última terça-feira, cortes com servidores comissionados chegaram a 90%. É o caso de Iguatu. 
Recentemente, a presidente Dilma Rousseff (PT) e governador Camilo Santana (PT) anunciaram cortes em pastas. Em algumas áreas, reduções chegam a 25%.
No último ano, municípios em crise, juntos, gastaram o montante de R$ 11,7 milhões com as fetas de Carnaval, principalmente para a contratação de grandes bandas.  
Ainda em 2014, uma ordem judicial chegou a cancelar grandes shows em Santa Quitéria. Previsão de gastos chegava a R$400 mil. Ontem, O POVO procurou o prefeito para falar sobre a realização dos festejos deste ano, mas o gestor municipal não foi localizado.


jovem e filha sumidas em Icó são localizadas em Juazeiro do Norte


O delegado regional de Polícia Civil de Icó, Dr. Marcos Sandro Nazaré de Lira, foi comunicado por Josefa Viana Mourão Vieira do desaparecimento da filha, Luana Mourão Vieira, 27 anos, e da neta de iniciais R. M. V., de 6 anos.
De acordo com Josefa, o desaparecimento misterioso aconteceu desde a tarde do dia 16 de dezembro passado, sendo que a filha dela ligou e disse que iria para a localidade de Três Bodegas, na zona rural de Icó, e desde então não deu mais notícias.
O desaparecimento foi oficializado após comunicação feita à Polícia Civil de Icó. O delegado fez um apelo para quem saber do paradeiro da mãe e filha e se houver informações entrar em contato com a Delegacia de Polícia Civil de Icó pelo telefone (88) 3561-5551.
Josefa ainda informou que Luana é usuária de drogas e faz programas, o que aumenta a preocupação com a situação de desaparecimento. "Eu queria que ela desse alguma notícia para mim, porque eu estou preocupada", disse ela. A mãe de Luana mora na Rua São João, no Alto Manoel Mariano, em Icó, e deixou o telefone celular para contato com informações: (88) 9666-0852.
E só foi a reportagem aparecer na Net e também nos noticiários da região, a jovem fora encontrada na cidade de Juazeiro do Norte em uma casa de prostituição, localizada no Bairro Romeirão. 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

QUAL FOI O PRIMEIRO CLICK DO DIA? FOCO EM VAZAMENTO.


Pois é mais uma vez nossa lente registrou um novo vazamento de água desta vez na Rua Dep. Luiz Otacílio Correia em frente ao DM supermercado no centro da cidade.

É bom lembrarmos que esse caso já foi bem mais numeroso atualmente as denuncias tem caído um pouco mais ainda é possível encontrarmos pequenos vazamentos, eles surgem de repente e passam a ser dor de cabeça para a população e canseira para a Companhia de Água e Esgoto (CAGECE).

Um dos fatores já diagnosticados como forte contribuinte para o problema de vazamento é a profundida dos canos onde alguns pontos esses canos são rasos o que causa o incomodante problema. 

Preso acusado de ter assassinado adolescente de 12 anos na cidade de Cedro


No início desta semana uma menina de apenas 12 anos foi atingida à bala no município de Cedro. Conforme informações da polícia a vítima acompanhada de sua irmã mais velha estavam na parte externa da sua residência que fica no Sítio Curicaca, zona rural de Cedro quando a menina Gislane Monteiro Loiola foi atingida por um disparo de arma de fogo.
No primeiro momento, familiares repassaram a informação para a polícia que seria uma bala perdida. A menina foi socorrida para uma unidade de saúde em Cedro, mas devido a gravidade do ferimento imediatamente foi transferida para Juazeiro do Norte, quando não resistindo a gravidade do ferimento veio a falecer.
A partir das informações de familiares a policia começou um trabalho investigativo para se chegar ao autor do disparo. A primeira linha de investigação seria identificar o autor do tiro acidental, mas agora se trabalha como homicídio já que foi identificado o autor como sendo Agusto de Souza de Lima (foto).
Fonte

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Mulher é vítima de novo golpe praticado no Facebook


Novas modalidades de golpes não param de surgir. A mais recente é virtual, através do Facebook. O golpe consiste em pedir dinheiro via conversa com os contatos da rede social. Para isso, o golpista antes hackeia um perfil e se passa pelo dono daquela conta.
Em Concórdia, cidade do Estado de Santa Catarina, o golpe já foi aplicado. Segundo a mulher A. G. L., que esteve na Central de Polícia para registrar a ocorrência, uma amiga havia lhe solicitado, através do Facebook, uma ajuda em dinheiro, no valor de R$ 360,00. Ela, no entanto, informou que só teria como emprestar R$ 130,00.
A pessoa que estava por trás do perfil da amiga da comunicante passou o número de uma conta bancária para que ela fizesse o depósito. Segundo a vítima, ela estranhou o nome do titular da conta, Edilson Amaral Junior, mas, ainda assim, realizou o depósito.
Só depois é que ela conseguiu entrar em contato com sua amiga, que lhe informou que seu perfil, no Facebook, havia sido hackeado e que não havia feito solicitação alguma de ajuda em dinheiro.

TRANSPOSIÇÃO - Ministro promete do São Francisco para 2016

Certa vez um famoso presidente
Prometeu levar água a todo aprisco
Desviando o Rio São Francisco
Pro Nordeste ter água permanente
Não existe se quer uma semente
Deste plano nem desta construção
É preciso mais verba mais ação
Para este projeto pioneiro
Se Irrigasse o Nordeste Brasileiro
Se acabava a miséria no Sertão

Desde o Tempo do Grande JK
Que a promessa ao povo se expande
De irrigar Paraíba, Rio Grande
Piauí, Pernambuco e Ceará
E o Nordeste continua ao Deus dará
Sem saber se esse tempo vem ou não
Uns afirmam que falta de atenção
Outros dizem que é falta de dinheiro 
Se irrigasse o Nordeste Brasileiro
Se acabava a miséria no Sertão
                        (Pedro Bandeira e Geraldo Amâncio).



Com seis anos de atraso, as obras da transposição do Rio São Francisco finalmente serão concluídas e entregues no primeiro semestre de 2016. A nova promessa é do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Até junho do próximo ano, disse Occhi em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, 100% dos dois canais da transposição estarão concluídos, levando água para regiões do sertão e do agreste de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
"As obras estão caminhando regularmente. Estamos com 11 mil homens trabalhando e com 70% das obras concluídas. A expectativa é ter tudo pronto no primeiro semestre de 2016", afirma Occhi.
Nem a crise das empreiteiras detonada pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, garante o ministro, afetou até aqui as obras da transposição. "As obras estão caminhando regularmente. Fizemos pagamentos recentemente às construtoras. Todas as empresas que estão na transposição estão operando regularmente e não há nenhuma sinalização contrária a essa situação."
Ex-ministro das Cidades até dezembro, Occhi disse que ainda não há previsão para expandir a transposição do São Francisco em dois novos eixos, como chegou a prever seu antecessor na Integração, Francisco Teixeira. Hoje, a transposição tem dois eixos: Norte, um canal de 402 quilômetros; e Leste, de 220 quilômetros. Previa-se para inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) duas novas extensões: o Eixo Sul, rumo à Bahia, e o Eixo Oeste, em direção ao Piauí. Na prática, são projetos sem data para sair do papel.
"Esses projetos ainda estão em uma etapa muito incipiente, de estudos iniciais. Nosso foco hoje é concluir as obras iniciadas. É preciso lembrar que, além da transposição, temos outras obras que estão em andamento na Região Nordeste", defende Gilberto Occhi.
Adutoras
O ministro chama a atenção para adutoras que se ramificam a partir da transposição, como o ramal do agreste, que vai levar água para praticamente todo o Estado de Pernambuco. "O projeto prevê a construção de um canal de 75 quilômetros de extensão, com investimentos de R$ 1,1 bilhão. Estamos em fase de contratação dessa obra, que será feita pelo modelo do Regime de Contratação Integrada (RDC). A licitação sai em março", promete.
Uma das obras mais polêmicas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a transposição teve início em 2007, depois de enfrentar manifestações de organizações ambientais, movimentos sociais e até greve de fome. Com apoio do comando de engenharia do Exército, o ex-presidente Lula conseguiu tocar as obras iniciais da transposição. O problema é que as obras se concentraram no mais fácil: a construção dos longos canais de concreto.
Ficaram de lado, e por vários anos, as obras das estações de bombeamento de água, estruturas complexas e caras para bombear a água do rio entre os vários reservatórios da transposição. Esse descompasso causou prejuízos milionários, exigindo que as estruturas dos canais tivessem de passar por constante manutenção, sem nunca terem sido utilizadas.
Em meio aos atrasos, e mergulhada em dezenas de aditivos contratuais, a transposição viu seu orçamento saltar dos R$ 4,7 bilhões inicialmente previstos, para R$ 8,2 bilhões. É hoje a obra mais cara do País tocada com recursos exclusivos da União. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MORRE O MESTRE ANTÔNIO


Antônio José Lourenço da Silva, 82 anos, conhecido popularmente como Mestre Antônio Aniceto, um dos mais importantes expoentes da cultura popular da região Metropolitana do Cariri, faleceu por volta das 11 horas da manhã de hoje (12), no Hospital Regional do Cariri (HRC), onde estava internado desde o dia 24 de dezembro passado, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Conforme boletim enviado pelo HRC, o quadro clínico de Mestre Antônio havia evoluído para a forma hemorrágica da doença, sendo agravado por insuficiência renal aguda. Mestre Antônio vinha recebendo cuidados paliativos, quando se esgotam os limites tecnológicos para qualquer intervenção médica possível. Os médicos, inclusive, já haviam conversado com familiares no sentido de comunicar que o quadro de saúde do paciente era inalterável. o Corpo foi velado em sua residência, no bairro da Batateira, logo mais a tarde, atendendo a um último pedido feito por ele a seus familiares. Primeiro pífano da banda cabaçal Irmãos Aniceto,
A reportagem apurou que na tarde de ontem, o governador do Ceará, Camilo Santana, telefonou pessoalmente à direção do HRC buscando informações sobre o estado de saúde de Mestre Antônio. O governador chegou a questionar a possibilidade de transferência do paciente para Fortaleza, objetivando a realização de novos exames e de cuidados com outros especialistas da área, o que foi imediatamente refutado pela equipe médica.
A secretária de Cultura do município, Dane de Jade, avaliou a morte de Mestre Antônio como “um momento de profunda perda para o contexto artístico e cultural de todo o estado”. Segundo ela, é preciso rever a política de apoiamento ao setor nos municípios cearenses, objetivando a manutenção dos grupos folclóricos e tradicionais. “A grande maioria das personagens culturais já possui idade avançada. É preciso que haja, por parte das administrações, maior difusão das manifestações folclóricas e tradicionais para que não percamos a nossa própria arte”, disse.
Grupos de tradição popular realizarão uma última homenagem a Mestre Antônio durante a manhã desta terça-feira (13) no Centro Cultural da RFFSA, no Centro da cidade, onde o corpo do pífano permanecerá por algumas horas, antes de ser sepultado no cemitério de Crato. O dramaturgo Cacá Araújo avaliou que Mestre Antônio Aniceto possuía a riqueza de uma ancestralidade que resistiu, durante anos, de maneira viva e pulsante. Exímio pífeiro, imitador de animais e brincante performático, fazia par com seu irmão Mestre Raimundo Aniceto na condução da banda cabaçal mais famosa e respeitada do Brasil.
Mestre Antônio foi primeiro pífano da banda Cabaçal dos Irmãos Anicetos, surgida ainda no século XIX, tendo como fundador José Lourenço da Silva, o Aniceto. O trabalho folclórico iniciado pelo fundador do grupo teve continuidade com o passar dos anos através da colaboração de amigos, filhos e netos, todos agricultores de Crato. Referência nacional na arte cabaçal, a banda dos Irmãos Aniceto já realizou apresentações em países europeus, como Portugal e França, por exemplo.

Por Roberto Crispim
Fonte: Diário do Nordeste.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

JUAZEIRO DO NORTE - Denúncias de corrupção afetam credibilidade do Legislativo


Nos últimos anos, município registra série de casos de desvio, má gestão de verbas e impunidade
A realização de audiências públicas foi um dos momentos importantes do Legislativo municipal, no sentido de ouvir a população para a tomada de decisões do interesse do município
Juazeiro do Norte. Após uma série de denúncias envolvendo parlamentares que integram a legislatura na terra de Padre Cícero, as quais resultaram no afastamento de ex-presidentes, criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e decretação de prisões preventivas, a imagem da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte fica cada vez mais desgastada junto à população do município.
Nos mais variados setores da sociedade, poucos são os cidadãos que acreditam que as suspeitas de corrupção, malversação dos recursos públicos e possíveis acordos celebrados entre membros da bancada situacionista, beneficiando projetos enviados pela Prefeitura, deixem de acontecer durante o ano que se inicia. A maioria dos moradores desconfia, ainda, que não haverá punições mais contundentes para os políticos supostamente ligados aos escândalos decorridos no atual período.
"A Câmara de Juazeiro do Norte vem sofrendo uma série de situações vexatórias. Os escândalos envolvendo vereadores têm ocasionado preocupação em toda a nossa sociedade. O município tem contabilizado muitas perdas devido estas situações. O ano passado foi péssimo no sentido da representatividade popular", diz o empresário Edilson Oliveira.
Escândalos
Para o radialista Vaval Medeiros, a atuação dos parlamentares no ano passado pode ser considerada caótica. Segundo ele, além das denúncias de corrupção, a Mesa Diretora também não deteve de liderança suficiente para impedir que situações que ocasionaram prejuízos à população deixassem de ter acontecido.
"Faltou pulso e liderança. Eu, pelo menos, não creio que haverá muitas mudanças. Isso só acontecerá se o novo presidente efetivar uma maior fiscalização interna, impedindo que atos ilícitos sejam cometidos", observou.
A falta de crédito da Casa Legislativa perante a sociedade local foi provocada por uma série de escândalos ocorridos em 2014 e também no ano anterior. Em abril do ano passado, por exemplo, o vereador José Duarte Pereira Júnior, conhecido como "Zé de Amélia", foi afastado do cargo por ser suspeito de envolvimento num esquema de desvio de recursos a partir da autorização de aumento salarial de servidores da Câmara Municipal, na ocasião em que presidia a Casa Legislativa em 2011 e 2012, sem que houvesse lei que amparasse os reajustes.
Os aumentos concedidos para alguns cargos alcançaram índices percentuais absurdos, como o de assistente administrativo (566,02%), digitador (475,65%), recepcionista (303,41%), e agente administrativo (207,09%).
Impunidade
No último dia 19 de dezembro, o juiz da 2ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, Péricles Victor Galvão de Oliveira, determinou a prisão preventiva de Zé de Amélia e da ex-vereadora Mirantécia Rodrigues Castelo Branco Sampaio, conhecida como Mira Sampaio, ambos acusados de desviar recursos da Câmara, pagando servidores públicos comissionados fantasmas e depositando esses valores em suas contas particulares e de terceiros. No domingo passado, a prisão preventiva do parlamentar foi revogada pelo desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, que atendeu pedido de Habeas Corpus interposto pelo advogado do vereador afastado.
Outro caso que ocasionou a revolta da população de Juazeiro do Norte, que chegou, inclusive, a ocupar as galerias da Câmara impedindo a realização de sessões plenárias, ficou conhecido como "farra das vassouras". Em agosto de 2013, o presidente da Câmara, Antônio de Lunga, e o tesoureiro da Casa, Ronnas Motos, foram afastados dos cargos por serem suspeitos de participarem de um esquema de compra exagerada de materiais de limpeza para o Legislativo.
O caso passou a ser investigado após denúncias da compra de 4,2 mil vassouras, 2,5 mil quilos de sabão em pó, 33 mil unidades de palha de aço, dentre outros itens.
Após pouco mais de um ano de afastamento por conta de determinação judicial, Lunga e Motos reassumiram, em novembro, seus mandatos em obediência a determinações do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Transparência
"A verdade é que o povo elegeu representantes sem a mínima capacidade de legislar em prol do coletivo. Falta empenho nas demandas da população mais empobrecida e sobram denúncias de corrupção e atos ilícitos", avaliou o universitário Gabriel Lopes Garcia.
Na tentativa de tentar minimizar o problema, o presidente eleito para o próximo biênio, Danty Benedito (PMN), promete ações que resultem em maior transparência e maior controle de gastos. "A intenção é agir com maior transparência para que a população perceba o interesse dos vereadores em trabalhar pelo povo e para que aquela imagem que denegriu a Casa nos últimos dois anos possa ser apagada", prometeu o vereador. (R.C)

PROFETAS DA CHUVA - Saber popular aponta ano melhor

PROFETA APRESENTA PROVA DA SUA EXPERIÊNCIA

Para eles, a quadra chuvosa será um pouco melhor que 2014, mesmo assim ainda ficará abaixo da média
  
Quixadá. Apesar de melhores que o ano anterior, as chuvas de 2015 não serão suficientes para repor a carga hídrica da maioria dos açudes do Estado. Esse foi o prognóstico da maior parte dos profetas e profetisas da chuva no XIX Encontro dos Profetas da Chuva, realizado no sábado, em Quixadá. Mesmo assim, dos 26 participantes, dentre eles duas mulheres, 17 concluíram nas suas experiências um período regular de chuvas para a agricultura. "Quem não tiver medo de pegar na enxada vai colher legumes", enfatizaram alguns.
Na plateia, visitantes de várias cidades do Ceará e também de outros Estados, como o Rio Grande do Norte, o Piauí, Minas gerais e o Maranhão. Este último Estado estava representado pelo secretário de Agricultura de Chapadinha, Carlos Borromeu.
O público pôde observar troncos de árvores nativas, ninhos de joão-de-barro, colmeias de "inchuís", levados para o Encontro pelos profetas e profetisas como prova de suas experiências. O pesquisador Luiz Gonzaga, de Camocim, levou provas diferentes, alguns mapas, e apresentou estudos mais elaborados, baseados nas observações meteorológicas, incluindo as Zonas de Convergência estudadas pelos meteorologistas. Até o fim de março o quadro não muda, chove pouco, ressaltou.
O profeta José Aurélio Leal, 67, de Quixeramobim, estava participando pela segunda vez do Encontro. Observando os cumarus, as aroeiras, os angicos, também concluiu para 2015 um inverno tardio e mediano. É sinal para os mais espertos plantarem e colherem porque a quadra chuvosa vai ser curta. Todavia, pelas suas experiências, desde a sua infância, no período de 10 anos, não ocorrem duas secas extremas. Na avaliação dele, a última foi registrada em 2012.
Já o engenheiro agrônomo Carlos Flaubert, de Madalena, participou pela primeira vez, e levou uma novidade para o Encontro. Nos seus estudos, observou o voo dos urubus durante a segunda quinzena de dezembro. Estavam voando muito alto e não apareceram em bandos. Fez pesquisas e concluiu o comportamento dessas aves como favorável ao inverno, apesar de escasso nos dois a três meses do início do ano.
Responsável pela elaboração da ata do Encontro, a líder comunitária da localidade de Sabonete, na zona rural de Quixadá, Lúcia Maria da Silva, também fez suas experiências, principalmente acompanhado o movimento das formigas de roça, carregando folhagens para os formigueiros. Estão muito lentas. Para ela esse comportamento significa a chegada de chuvas, mas serão espaçadas, concluiu.
Segundo o apresentador do Encontro dos Profetas da Chuva e um de seus idealizadores, Helder Cortez, a maioria dos profetas estimou, por meio de suas pesquisas, que o inverno será de regular a bom em 2015. "O inverno será bom para a agricultura, mas nem tanto para a recarga de água", finalizou.
O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, interpretou as previsões como melhores para este ano: "Não serão desprezadas, tanto que, na próxima semana, a partir da região do Cariri, deverá ser iniciada a distribuição de sementes do programa Hora de Plantar". Também presente no Encontro, o titular da Secretaria de Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada, Osmar Baquit, reforçou o empenho do governo na assistência ao homem do campo junto aos participantes, incluindo os prefeitos de Quixadá, Capistrano, Itapiúna e Jaguaretama.
Especialistas discutem questões do Semiárido
Quixadá. Focados na discussão dos estudos científicos populares e acadêmicos, especialistas de três esferas se reuniram em Quixadá para abordar o convívio com o semiárido. As discussões complementaram a programação do Encontro de Profetas da chuva. Conforme os organizadores, a iniciativa tem por objetivo equilibrar o saber popular com o saber acadêmico e, ao mesmo tempo, levar ao conhecimento do público ações e informações consideradas relevantes para a relação com a natureza.
O ambientalista Rodrigo Castro, o engenheiro agrônomo francês Nicolas Fabre e o químico industrial Helder Cortez foram os convidados a abordarem suas especialidades no Seminário Convivência com o Semiárido, realizado após o encerramento do XIX Encontro dos Profetas da Chuva. Rodrigo Castro focou nas ações da Associação Caatinga, da qual é coordenador; Nicolas Fabre destacou as estratégias para agriculturas sustentáveis no Semiárido brasileiro e Helder Cortez apresentou as ações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), do qual é coordenador, como um modelo de gestão para o saneamento rural.
Helder Cortez ressaltou a opção da criação de uma disciplina voltada para a água, a partir dos primeiros anos de formação estudantil como uma forma de conscientizar as novas gerações. "O problema está se agravando e a cada ano se necessita de mais aporte hídrico para atender às populações, tanto da capital, quanto dos municípios do Interior e suas comunidades rurais. O uso consciente e racional está se tornando cada vez mais importante", ressaltou.
Rodrigo Castro demonstrou a importância da conservação de áreas nativas. Mas antes fez questão de ressaltar o conhecimento popular dos profetas da chuva e a importância da preservação dessa tradição. "É importante manter viva essa cultura, de enxergar a natureza com outros olhos, os seus sinais, não tão facilmente perceptíveis". Na avaliação dele, essa sensibilidade deve ser valorizada e respeitada.
Conforme ele, apenas 20% convivem na zona rural e alimentam o restante do País. Nas cidades, as pessoas só começam a se preocupar com relação à água quando começa a faltar. "Muitos não sabem de onde vem a água que consomem. A maior parte dos mananciais está na Caatinga, uma floresta semiárida. Atualmente a desertificação já atinge o médio Jaguaribe, o Sertão dos Inhamuns e Irauçuba no noroeste do Estado. A recuperação é muito difícil e demorada. Faltam recursos e vontade política para reverter o quadro", disse.
Segundo Fabre, além da falta de recursos e de interesse político os processos de cultivo e de criações de animais precisam mudar no Ceará e no Brasil para evitar a continuidade desse processo degradante. As queimadas ainda persistem e o mau uso do solo, aliado a outros fatores, é responsável pela desertificação em crescimento. Para ele, não se concebe, após 500 anos de convívio os governantes alegarem terem sido apanhados de surpresa pela seca.
Por outro lado, uma política pública vem crescendo positivamente no Interior do Estado, o Sisar. Graças a ele, 20% da população rural tem água nas suas casas, e esse percentual está em crescimento, conforme o coordenador do Programa, Helder Cortez. Ao expor a expansão do Sisar, ele ressaltou três aspectos importantes para o seu sucesso: autossustentabilidade, auto-gerência e o resgate à cidadania.

Alex Pimentel
Colaborador
Fonte Diario do Nordeste