segunda-feira, 30 de novembro de 2015

JOÃO FRANCISCO - UMA HISTÓRIA EM NOSSA HISTÓRIA


O tempo sabe tão bem consagrar histórias e, talvez ousado pelo destino de narrar fatos importantes, finca mensagens vivas e faz nascer personalidades tão sublimes. Desta feita, é registrado aqui um breve e sucinto capítulo da história de João Alves de Lima. Ele que alcança, com a graça de Deus, numa caminhada de alegria e bondade, 90 anos de idade.
É tempo, então, de falar da trajetória do aniversariante, começando pelo seu nascimento, às cinco horas da tarde do dia 30 de novembro de 1925, numa casa modesta do sítio São Vicente. Como afirmaria o respeitado jornalista Sebastião Nery, João, filho do terceiro casamento do pai, José Alves de Lima, e do segundo casamento da mãe, Balbina Alves de Lima, estava chegando ao mundo não a passeio, mas a trabalho. E muito trabalho, é oportuno que se ressalte. O pôr-do-sol, naquela data, estava coincidindo com o alvorecer de uma vida que, neste 30 de novembro de 2005, pode ser festejada como um exemplo de inteligência, persistência e fraternidade.
Aos cinco anos de idade, João Francisco vê o pai partir para o mundo dos justos. Cresce, então, juntamente com a mãe e os irmãos Maria e Miguel. Acontecimento tão triste gera uma situação ainda mais difícil, levando João a iniciar-se na lavoura cedo ainda, para contribuir no sustento da família. Mesmo assim, insistiu em procurar a escola e desafiar a pobreza. Estudou 19 meses com a professora Adelaide Costa. Ali havia concluído a educação formal, obrigando-o a completar a sua aprendizagem no mundo e nos livros. Ficara para trás o sonho de ingressar na Marinha do Brasil.
Restou-lhe como alternativa permanecer no São Vicente, executando as tarefas do campo (preparo da terra, plantio, colheita, etc).
Na ausência da escola (imposta pelos obstáculos financeiros), buscou consolo nas brincadeiras inerentes a qualquer menino no meio rural: armar arapucas para capturar animais, matar preás, tomar banho de açude, etc.
Em 1940, João Francisco dá mais um passo conduzido pela virtude da esperança, que nele sempre se manteve sólida. Passou a residir na rua (como se diz na linguagem simples de Várzea Alegre), ou seja, na cidade, trocando, desse modo, a pessoa que lida na roça pelas funções de vendedor no estabelecimento comercial do irmão Joaquim Francisco. Ganhou, pois, formalmente o seu primeiro emprego, no qual já viria a mostrar a disposição e a coragem que nele iriam se aprofundar como qualidades definitivas, aliadas a tantas outras. Já se revelava naquele rapazinho de 15 anos o homem que sempre conseguiu vencer desafios e superar as limitações da vida.
Garantidas, na cidade, as condições estáveis para o trabalho como comerciário, resolveu aos 17 anos trazer para morar com ele a mãe e os irmãos. Foi por esta época, que sentiu crescer nele uma inclinação, até hoje muito forte, para o exercício permanente da leitura. Gosta de recordar que, um certo dia, saiu com sua mãe e, ao fazer uma compra, o balconista utilizou jornal para a embalagem. João pediu, no ato, que a mãe adquirisse o resto daquele jornal, a fim de que pudesse lê-lo quando chegasse em casa. Nessa busca por uma leitura mais intensa e mais constante, associou-se a uma biblioteca instalada em Várzea Alegre com um acervo de cinco mil volumes. Nem precisa lembrar que aquelas estantes abarrotadas acabaram se constituindo num verdadeiro tesouro, para ele, que leu praticamente todos aqueles livros. Estava pavimentado o quilômetro inicial de um longo caminho para o mundo da leitura, que ele percorre até hoje com sofreguidão. Podemos seguramente salientar que se trata de seu passatempo predileto, juntamente com as palavras cruzadas.
Em 17 de junho de 1949, João Francisco, impulsionado a crescer em todos os aspectos, decidiu desenvolver o seu espírito associativista e ingressou na Loja Maçônica de Cedro. E a cada quinzena, apesar dos empecilhos financeiros, ia e voltava do Cedro pedalando sua bicicleta. Era uma demonstração de amor à causa maçônica, num engajamento que viria a ensejar na década de 1980, o movimento vitorioso para que ele arregimentasse vários conterrâneos e com eles fundasse a Loja Maçônica de Várzea Alegre. Esses amigos, num gesto de reconhecimento às suas convicções maçônicas, o elegeram Venerável da loja instalada em Várzea Alegre. Esse entusiasmo com a vida social já vinha de outros períodos. Antes, talvez como forma de voltar mentalmente ao período difícil do pequeno trabalhador da roça, incentivou o funcionamento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre. Em 1965, foi um dos 28 fundadores do Lions Clube de Várzea Alegre, onde exercera todos os cargos de diretoria. Ainda na década de 1960, seria um dos líderes da campanha que resultou na instalação da primeira agencia bancária da cidade, a do BEC (Banco do Estado do Ceará). Atuaria ainda como um apoiador dos principais eventos sociais e culturais do Município, entre os quais não poderíamos omitir as inesquecíveis semanas universitárias. Em 1973, reafirmaria esse compromisso com o social, elegendo-se o primeiro tesoureiro do Clube Social Recreativo de Várzea Alegre – CREVA.
Enfatizado esse aspecto marcante da personalidade de João Francisco, retomamos a ordem cronológica de sua vida, tão bem aproveitada. Recuamos mais exatamente a 1950, ano que lhe propiciou experiências novas. Em 1950, percorreu considerável parte do Município, a serviço do então Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, hoje fundação IBGE, na realização do recenseamento nacional daquele ano. Também em 1950, montou o seu estabelecimento empresarial, uma fábrica de bebidas, que, pela excelência dos produtos, haveria de render-lhe, mais que a subsistência, o título de maior fabricante de bebidas da região. Com as essências e outros insumos comprados em freqüentes viagens ao Crato, durante muitos anos, preparou com carinho as zinebras, vinagres, jurubebas, e notadamente o seu badalado ‘’Conhaque de Alcatrão de São João da Farra, título que não significava propriamente um desrespeito a um dos santos mais estimados pelos brasileiros, mais sim, mais uma manifestação do espírito irreverente do fabricante. Trazia no rótulo a insinuação de que o conhaque era muitas vezes usado numa animada farra……
Também em 1950 partiria para uma nova fase em sua vida, casando-se em 25 de dezembro com a jovem Antônia Alves de Lima. Desse casamento, tiveram 9 filhos,15 netos e 4 bisnetas. Por sinal, como chefe de família, nunca descuidou do atendimento às necessidades dos filhos, zelando, sobretudo, pela educação deles, a ponto de ter sido um dos primeiros cidadãos varzealegrenses a alugar casa em Fortaleza, exatamente para oferecer a todos eles a chance de prosseguimento dos estudos, que, naquela época, em Várzea Alegre, esbarravam na quarta série do antigo Curso Ginasial. Como se não bastasse, pelo exemplo concreto, pelo fazer (que vale mais do que o dizer), fez de cada filho um apreciador da leitura, o que, aliás, tornou mais fácil para cada um a opção profissional e o restante de suas vidas.
Chegou o ano de 1959, que veio encontrar um João Francisco já na condição de um dos maiores autodidatas que Várzea Alegre já teve, graças ao empenho constante na leitura, conhecendo com profundidade obras de autores como Machado de Assis, Monteiro Lobato, Humberto de Campos, Dostoievski, Camilo Castelo Branco, Saint-Exupéry e tanto outros. Essa auto capacitação deu-lhe segurança para que, em 1959, se tornasse Escrevente do Cartório do Primeiro Ofício, cargo no qual permaneceria até 1979. Em 1980, amadurecido no conhecimento do Direito (efeito não apenas das leituras, mas também da vivência como Escrevente), passou a Tabelião. Prosseguiu agora no principal cargo do Cartório, com a mesma dignidade de antes, zelando pela correção nos serviços, colaborando com juízes e promotores, optando, enfim, pelo maior atendimento possível à coletividade.
Nas décadas de atuação no Cartório, não por descriminação e sim pela grandeza do seu coração, fez uma ‘’opção preferencial pelos pobres’’, dispensando, em muitos casos a cobrança pelos serviços prestados. No respeito às dificuldades alheias, em muitas oportunidades, muitas vezes em finais de semana, chegou a percorrer léguas e mais léguas rumo a localidades do Município, unicamente para colher, em enormes e pesados livros do Cartório, assinaturas que as pessoas (por doenças ou outros motivos justos) não tinham como faze-lo na sede do Cartório, localizado na nossa sempre lembrada Rua Major Joaquim Alves.
Essa maneira de fazer da solidariedade uma opção de vida o transformou numa das pessoas mais populares de Várzea Alegre, de tal modo que, em 1988, estimulado pelos seus conterrâneos, disputou e conquistou a Prefeitura de Várzea Alegre. ’’João do Povo’’ foi o slogan que utilizou na campanha vitoriosa. Uma vez prefeito, empossado em janeiro de 1989, quis e conseguiu ser um dos melhores administradores da história de Várzea Alegre. A eleição havia sido uma resposta dos varzealegrenses à sua generosidade, sobretudo, para com os mais carentes, os mais sacrificados, os mais prejudicados pelas desigualdades do nosso cruel modelo econômico. O seu triunfo nas urnas, apesar de não ser um militante político, não surpreendeu, mesmo porque a sua popularidade já havia se refletido na quantidade dos seus afilhados de batismo, que atingiu a marca impressionante de 625. Sempre se portou como um padrinho efetivamente, não somente desses 625 afilhados, mas do conjunto dos desafortunados da “Terra do Arroz”.
Na imponderabilidade da vida, a década de 1990 teve início com o afastamento definitivo entre João Francisco e Antônia Alves de Lima. Conjuntura inesperada. Ele procurou redefinir seus rumos, unindo-se em abril de 1994, a Dalva Ferreira. Também renasceu nele o compromisso com a missão de criar e formar, pois com ela teve, em 1996, uma filha, Raianne. Casara-se novamente com a Srª Dalva a 14 de maio de 2015.  Assim é João Francisco: humilde; sábio, discreto; homem valente sem ser rude; ’’animal político”, na expressão do sábio grego Aristóteles; indignado com as injustiças sociais; amado e amável; sempre inteligente e de raciocínio rápido; jovem aos 80 anos, como se, definitivamente, tivesse rasgado todos os calendários. Personalidade marcante, motiva todos nós, neste instante de tanta graça, a reverenciá-lo e a agradecer a Deus pelo belo “ser”, cujos 80 anos fazem uma festa grandiosa não apenas para ele, mas para toda a Várzea Alegre, que o estima, que o admira, que o respeita e deseja ver o seu nome inserido na história que ele, nesses oitenta anos, tem ajudado a construir.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

DIZÍMO DO PT RENDE AÇÃO NA JUSTIÇA

O Deputado Estadual Neodi Saretta, quatro agentes públicos e o diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Concórdia tiveram os bens bloqueados por cobrar o chamado "dízimo" partidário. A decisão liminar, proferida no dia 12 de novembro, atende Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e também proíbe o diretório local do partido de receber qualquer quantia de servidores comissionados.
Conforme os Promotores de Justiça Debora Pereira Nicolazzi e Edisson de Melo Menezes, autores da ação, no período de 2009 a 2014, os envolvidos Neodi Saretta (Deputado Estadual), João Girardi (Prefeito), Neuri Antonio Santhier (Vice-Prefeito), Alaor Antonio Camillo (atual tesoureiro do PT), Beatriz Fátima Cordeiro da Silva Rosa (Secretária Municipal de Administração) e o Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) realizavam a cobrança de dízimo partidário aos servidores ocupantes de cargos comissionados e filiados ao Partido dos Trabalhadores.
Após a filiação o dízimo partidário passava a ser cobrado mensalmente, por meio do débito bancário ou em reuniões do partido. O valor cobrado variava de 6 a 10% da remuneração e era depositado em uma conta poupança em nome de uma servidora filiada ao partido, por solicitação de um dos envolvidos.
Ainda conforme a ação, em 2011 não houve a cobrança do "dízimo" partidário em razão da investigação instaurada pelo Ministério Público. Porém em 2012, os valores foram cobrados de forma retroativa para o financiamento da campanha eleitoral municipal para reeleição do prefeito João Girardi e do vice Neuri Santhier.
O artigo 5º da Resolução do TSE nº 21.841/2004 afirma que "o partido político não pode receber, direta ou indiretamente, sob qualquer forma ou pretexto, contribuição ou auxílio pecuniário ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie procedente de (Lei nº 9096/95 art 31, incisos I a IV): entidade ou governo estrangeiro; autoridade ou órgãos públicos, ressalvadas as dotações do Fundo Partidário". 
A ação aponta que a cobrança do dízimo partidário dos servidores comissionados renderam mais de R$350 mil ao partido no período de 2009 a 2014. A ação pede ainda, na análise do mérito, a condenação por ato de improbidade administrativa e o ressarcimento do valor pago pelos servidores cobrados de forma ilegal. A investigação contou com o apoio do Grupo de Autuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Chapecó. Da decisão cabe recurso. (ACP n. 0900451-75.2015.8.24.0019)

FONTE


REDE GLOBO PROFETIZOU?

NÃO PARECE O RIO DOCE ATUALMENTE?

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

AS CRIANÇAS DA CASA MÃE ESPERAM POR VOCÊ E SUA FAMÍLIA





A ANSIEDADE TOMA CONTA DAS CRIANÇAS QUE MUI RESPONSAVELMENTE SE PREPARARAM PARA ESTE GRANDE E MARCANTE MOMENTO EM SUAS VIDAS.   VENHA PRESTIGIAR AS LINDAS APRESENTAÇÕES DO VII FESTIVAL DE BALLET QUE ESSE ANO DESENVOLVE O TEMA “O MÁGICO DE OZ” SERÁ ESSES DIAS 20 E 21 AS 19:00 NA ESCOLA DR PEDRO SÁTIRO. 

Várzea de Festas


Várzea Alegre se preparar para mais um grande evento o vaqueiro mais requisitado do Brasil Mano Walter está de volta, neste dia 28 de novembro no CREVA. Juntamente com Erika Diniz e o forró de Qualidade de Fábio Carneirinho.   Vendas de ingressos Drogaria Feitosa, Loja Amix, Conveniência do Posta Shell. Essa é mais uma da Tatú Produções.

BALNEÁRIO FAZENDINHA A MAIS NOVA E MELHOR OPÇÃO DE LAZER EM VÁRZEA ALEGRE


Mesmo que em funcionamento parcial pela grandeza do que é  projeto geral. Várzea Alegre agora dispõe de não somente mais uma opção de lazer. Mas sim como uma boa e diferente opção de laser. Estamos falando do balneário Fazendinha localizado no sitio a 7 km da sede  do nosso município aos margens da CE-060 sentido Iguatú. O Balneário inaugura oficialmente no dia 06 de dezembro. Mas já dentro da programação oficial, neste ultimo sábado dia 14 o Pároco Padre Mota esteve no local, celebrando a benção das novas instalações.  Que agora conta com Palco para realização de festas e área coberta, além de campo de futebol society entre outras novidades uma comida de excelente qualidade com um cardápio variado para atender aos mais diferentes paladares. Agora abrindo todos os dias. Faça uma visita leve sua família. Balneário Fazendinha inauguração dia o6 de dezembro com vasta e especial programação. O dia todo de festa. Forró da Diversão, Forró 100% Farra, DJ Luzimar em sua tenda eletrônica. E a super atração Forró Varada gravando o seu Cd e DVD. Informações  no 88 9 9466 9410 whats  85 9 99131580.  

OBS:

Matéria Paga.    

sábado, 14 de novembro de 2015

Sindicato denuncia 19 óbitos no HGF em 2 dias


Em meio aos diversos problemas do Hospital Geral, a reportagem teve acesso a uma lista contendo 32 produtos em falta em apenas um dia na unidade, entre medicamentos e materiais cirúrgicos, dificultando ainda mais a vida dos pacientes
A carência de insumos sofrida pelo maior hospital terciário do Governo do Estado do Ceará, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), tem dificultado o tratamento de pacientes internados e acarretado consequências graves, como morte por falta de antibióticos, segundo denúncias enviadas ao jornal Diário do Nordeste, por meio da ferramenta Vc Repórter. Além disso, de acordo com o Sindicato dos Médicos do Ceará, em apenas dois dias de plantão – 31 de outubro e 1º de novembro – 19 pessoas morreram, quando a média é de dois a quatro óbitos por cada plantão.
Em outra denúncia enviada por meio da ferramenta, a reportagem teve acesso a uma lista contendo 32 produtos em falta em apenas um dia na unidade, entre medicamentos e materiais cirúrgicos. Luvas, máscaras, fios de nylon, perfusores, dreno de tórax, três diferentes tipos de agulha, seringas, Aramin, Buscopan Composto, Clonidina e Xilocaína são apenas alguns dos insumos em falta na lista e afixados em uma das salas do hospital.
A dificuldade já havia sido noticiada pela reportagem na semana passada, quando foram suspensas as cirurgias e internações eletivas. Apesar das denúncias, a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) afirmou ontem que não se pronunciaria sobre o caso.
Para a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Mayra Pinheiro, a situação se configura como uma tragédia, em que a carência chega até mesmo a antibióticos utilizados em pacientes em sepse. “Em pacientes com infecção grave normalmente, são utilizados dois antibióticos, para combater bactérias gram-positivas e gram-negativas. Alguns pacientes graves precisam de drogas muito específicas e tivemos um período com falta de antibióticos de combate às gram-negativas”, esclarece.
Dos 19 pacientes que vieram a óbito entre o dias 31 de outubro e 1º de novembro, segundo a médica, 13 faleceram na emergência. “Morreram por sepse e insuficiência renal, ocasionados tanto pela falta de antibióticos como cateter de diálise. Alguns eram portadores de doença renal, não conseguiram realizar a hemodiálise e morreram”, diz.
Medidas
Ainda de acordo com Mayra Pinheiro, a Sesa ainda não emitiu informação sobre quais medidas serão tomadas para reverter o quadro, e diante da gravidade da situação, o Sindicato promoverá uma mobilização no próximo dia 27 de novembro chamando atenção para o problema. “Queremos que a população também se mobilize, que vá para as ruas com um grito único em defesa da saúde”, acrescenta.

fonte:


VACINE SEU CÃO OU SEU GATO - NÃO DEIXE ELE COM RAIVA


Faça seu melhor amigo transmitir só carinho. Com essa mensagem a Secretaria da Saúde do Estado convoca os donos de cães e gatos a vacinar seus animais no sábado, 14 de novembro, dia de mobilização da campanha de vacinação contra a raiva no Ceará. Nos 184 municípios do Estado deverão ser vacinados até 14 de dezembro 1.660.006 animais sadios a partir de três meses de idade, sendo 1.119.559 cães e 540.447 gatos. Os filhotes vacinados pela primeira vez devem receber dose de reforço 30 dias depois. Em todo o Estado funcionarão 3 mil postos de vacinação fixos, além de postos volantes para vacinação na zona rural. Cerca de 5 mil profissionais da Secretaria da Saúde do Estado, das secretarias municipais de saúde, Polícia Militar, Bombeiros, Correios e EMATERCE serão mobilizados para garantir a imunização dos animais.
Há dez anos o Ceará vem atingindo cobertura vacinal de cães e gatos superior a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 2013 foram vacinados 1.071.220 cães (94,91%) e 484.083 gatos (83,06%), com cobertura geral de 90,87%. Em 2014 foram vacinados 1.037.592 cães (96,80%) e 465.392 (96,59%) gatos, totalizando 1.502.294 animais imunizados, com cobertura geral de 96,59%, a maior de todo o país. Mesmo com cobertura satisfatória, até agosto deste ano foram confirmados um caso de raiva canina no município de amontada e um de raiva felina em Tabuleiro do Norte. De 2011 até hoje foram confirmados 11 casos de raiva em cães e três em gatos. De 2005 a 2015 foram registrados no Estado cinco casos de raiva humana, quatro deles transmitido por soim e um por cão. O último caso foi registrado em 2012, transmitido por soim, no município de Jati. O último caso transmitido por cão ocorreu em Chaval, em 2010.
A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A melhor maneira de evitar a raiva em humanos é a prevenção. Além da vacinação dos animais domésticos, as secretarias de saúde dos municípios devem ser acionadas para capturar os animais de rua que podem portar a doença. Nas cidades, a presença de morcegos deve ser notificada aos departamentos de zoonoses. Em caso de cão raivoso, há uma mudança comportamental que chama bastante a atenção. Um cão dócil começa a atacar todas as pessoas sem motivo, rejeita inclusive a alimentação. Começa também a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono. A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos.
Caso o dono de cão ou gato identifique suspeita de raiva, deve isolar o animal e chamar ajuda especializada, que pode ser a de técnicos do centro de controle de zoonoses local ou a de um veterinário da secretária municipal de saúde para que as providências adequadas sejam adotadas. A pessoa agredida por qualquer animal deve lavar imediatamente a ferida com água e sabão e procurar imediatamente um serviço de saúde para obter orientações sobre indicação de vacina ou soro. Quando a agressão for por cães ou gatos, os animais deverão ser confinados por dez dias após a agressão, para observação de sintomas da doença. Se o animal morrer, deve-se informar o departamento de zoonoses do município imediatamente. Caso seja detectada a presença de morcegos na região, deve ser realizada a notificação aos órgãos da saúde e agricultura local para adoção de medidas de controle e prevenção.
Aqui em várzea alegre o dia “D” será hoje 14 de novembro. Os postos de atendimento, estão presente em todos os bairros da cidade. 

Bairro Praça Santo Antônio – Posto de Saúde
Bairro Betânia – Capela de São Francisco
Bairro Juremal – CSU e Posto de Saúde do Juremal
Bairro Zezinho Costa – Escola Maria Divani Bitú Costa (APAE)
Bairro Alto da Preitura – Escola Maria Amélia
Bairro Patos – Centro de Nutrição
Bairro Riachinho – Grupo do Riachinho
Bairro Varjota – Posto de Saúde
Bairro Centro – Demutran – Rua Figueiredo Correia 112
Bairro Grossos – Escola Maria Anésia
Pontos de Apoio – Vigilância Sanitária e Hospital Santa Maria

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

RECADASTRAMENTO ELEITORAL EM VÁRZEA ALEGRE


Recadastramento do Título Eleitoral, começará Segunda-feira dia 16/11 das 08:00 às 17:00 hs no Cartório Eleitoral no Bairro Vazante...Porém faz um mês que já começou, ou seja se alguém for essa semana, evitará as enormes filas que terá à partir de Segunda.
Para melhoria do atendimento agende-se pelo site www.tre-ce.jus.br e marque o dia e a hora que poderá comparecer...

Obrigatório Levar:

RG
CPF
Comprovante Residência
Título Eleitoral

Obs: comprovante no nome da pessoa ou nome dos pais, no caso de ser no nome do marido ou esposa e necessário a certidão de casamento civil...

Durante os trabalhos, são capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e tirada uma foto. Esse momento é importante também para atualizar os dados cadastrais (endereço, etc).
Com o recadastramento biométrico, o eleitor passa a se identificar apondo sua digital no microterminal da urna eletrônica; não precisando mais aditar sua assinatura no Caderno de Votação.
Visando um maior conforto aos cidadãos, foi criado o agendamento biométrico, por meio do qual o eleitor pode marcar a data e a hora do seu atendimento. Para utilizá-lo, acesse diretamente o sistema de agendamento, a qualquer momento, ou ligue para o nº 148, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h.
Para o agendamento, é preciso ter em mãos o número do título de eleitor. Acesse a consulta ao título.



Dados Eleitorais da 62ª Zona Eleitoral



MUNICÍPIO                            LOCAIS                 SEÇÕES                           ELEITORADO

VÁRZEA ALEGRE                      55                        116                                    30.643

FARIAS BRITO                           22                        59                                       16.356

GRANJEIRO                                12                         21                                        5.274

TOTAL                                          89                      196                                      52.273

domingo, 8 de novembro de 2015

BARREIRA DO ENGENHO VELHO - POPULAÇÃO CLAMA PROVIDENCIAS



Um carro quase desceu um barranco localizado no Bairro Varjota, mais precisamente na Vila Engenho Velho próximo à Praça Sergio Ricardo (Serginho de Rosa Amélia). Naquela localidade.

Na tarde desse último sábado (07), moradores depararam e registraram a ocorrência. Na imagem é possível notar que um veículo prata, faltou pouco para descer o barranco. O motorista sofreu somente um susto.

Já na tarde do também sábado, 12 de setembro ultimo, um motorista também passara maus bocados ao transitar com seu veiculo um gol vermelho no bairro Varjota mais precisamente na Vila Engenho Velho. O condutor perdeu noção do espaço e acabou preso no barranco de aproximadamente 4 metros de altura.


Não demorou muito e uma multidão se aglomerou para acompanhar o desfecho do que quase provocou um acidente de grandes proporções. Certo é que o veiculo foi retirado e ninguém se feriu


Os moradores reivindica que algo seja feito, para que o fato não venha mais a se repetir, como por exemplo, a implantação de uma placa sinalizando perigo no local. Ou uma barra de proteção. 

sábado, 7 de novembro de 2015

DIARIO DE PERNAMBUCO


O Jornal Diário de Pernambuco é o jornal que ostenta com orgulho a marca de ser o mais antigo em circulação na América Latina. Tudo fruto de um empreendedor que foi companheiro de letras e dos ideais de frei Caneca e de outros integrantes da Confederação do Equador.
Antonino José de Miranda Falcão tinha 27 anos de idade quando lançou o Diário de Pernambuco nas ruas, no dia 7 de novembro de 1825. Impressa em prelo rudimentar de madeira, a pequena folha de quatro páginas trazia 38 anúncios. Em pouco tempo, o jornal cresceu e a publicidade deu lugar à notícia.
Das novidades vindas a cavalo ou de navio, com consideráveis semanas de atraso, passou a publicar informações quase em tempo real de agências estrangeiras vindas por telegrama. Já no século 20, a modernidade se impôs, com os teletipos, as radiofotos, as imagens em cores via satélite e, por último, a internet.
Em seus 190 anos, o Diário de Pernambuco registrou momentos decisivos da nossa história. No campo da política, passamos do Império à República, enfrentamos ditaduras e festejamos a volta da democracia. Também acompanhou as demandas populares e divulgando os resultados das urnas, mas não se limitou à festa da posse: cobrara dos eleitos um mandato de compromisso.
Nestes 190 anos, foram produzidas mais de 61 mil edições que consumiram quilômetros de papel, toneladas de tintas e muito suor. Resultado do trabalho de centenas de repórteres, fotógrafos, diagramadores, ilustradores, gráficos, motoristas, a parte comercial, todo o pessoal de apoio neste mundo que é a redação.
Jornalistas, articulistas, escritores, através das páginas do Diário, foram responsáveis pela formação intelectual de gerações e gerações de pernambucanos. Suas palavras, primeiro foram escritas em bico de pena, depois em máquinas de escrever e agora em teclados de computador. Mas a evolução não para.

Migrando aos poucos para uma nova fase, onde a tela responde ao toque. Continua se adaptando aos novos tempos, mas sem perder a sua principal marca. Neste mundo cada vez mais globalizado, será sempre a voz de Pernambuco, com orgulho. Porque se o maior tesouro de um povo é a sua própria história, nós sempre teremos muito para contar.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

PRIMEIRA EMISSORA DE RADIO DO MUNDO

 

Apenas 100 pessoas ouviram a primeira notícia transmitida pela KDKA, uma emissora de rádio de Pittsburgh, há exatamente 97 anos, no dia 2 de novembro de 1920, dando o resultado das eleições em que Warren G. Harding vencia James M. Cox.
Nesta terça-feira de Finados, a KDKA recebeu milhares de mensagem de todo o mundo por seus 90 anos, por ter sido primeira emissora comercial do mundo a entrar no ar. E continua até hoje, divulgando na noite de ontem (dia 2) exatamente o mesmo tipo de notícia que divulgava em 1920: o resultado das eleições. A diferença é que há 97 anos eram as eleições presidenciais.
A KDKA se transformou em 1992 em uma emissora só de notícias (talk/news), da cadeia CBS, mas nos seus primeiros dias era chamada A estação de rádio pioneira do mundo. Fundada por Frank Conrad, engenheiro da Westinghouse, que operava a estação de prefixo radioamador 8XK, que tocava muita música até 1920. Muita gente estranhou a veiculação de anúncios comerciais pela KDKA e protestou na imprensa e até na Justiça.
A emissora foi também a primeira a se dirigir ao público em geral e não apenas aos apaixonados técnicos e engenheiros que montavam suas primeiras estações. Uma de suas transmissões pioneiras foram os serviços religiosos de uma igreja local. Outras transmissões pioneiras foram: uma partida de basebol e o discurso político proferido por Herbert Hoover, secretário de Comércio, em 1921, repercussão nacional.

Primos da cidade do Cedro encontrados mortos no Icó


Dois corpos foram encontrados em meio a sacos plásticos na manhã do último sábado (31), em uma estrada carroçável na localidade de Tatajuba do Meio, região do Cascudo, em Icó, a 375 quilômetros de Fortaleza. As vítimas apresentavam múltiplas lesões, similares às feitas com o uso de armas de fogo e facas. Várias das perfurações foram feitas no peito dos homens.
Os corpos foram encaminhados para necropsia em Iguatu. As vítimas foram identificadas como sendo Daniel Da Silva Melo, de 21 anos, que morava na Vila Operária em Cedro, e o seu primo, Isaac Ribeiro do Nascimento, de 29 anos, ex-presidiário e também morador da Vila Operária. Ao lado dos cadáveres a Polícia encontrou uma motocicleta com placas de Piracicaba,São Paulo.
Segundo familiares, os primos haviam saído de Cedro na noite de sexta-­feira (30) com destino ao distrito de Lima Campos, em Icó, para vender a motocicleta. De acordo com o delegado titular da Regional de Icó, Marcos Sandro, Isaac era acusado de furtos e assaltos e já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio a bala este ano, tendo sido hospitalizado após o ataque.
A Polícia trabalha com várias linhas de investigação, sendo a principal delas um acerto de contas. Os investigadores levam em consideração a violência empregada no homicídio. A cabeça de uma das vítimas estava parcialmente removida, além de uma faca ter sido deixada cravada no peito do homem.
Populares afirmaram ter visto as vítimas transitando na região a bordo da motocicleta ainda na noite de sexta-­feira, às margens da estrada carroçável em que foram mortas.
(Colaborou Richard Lopes)
Foto: Divulgação