terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Acadêmicos do Tatuapé é a campeã do carnaval 2017 de SP



Acadêmicos do Tatuapé é a escola campeã do carnaval 2017 de São Paulo. Vice-campeã de 2016 mostra África festiva e filosofia de compaixão do Ubuntu, com único rei de bateria do carnaval paulista e muitas cores. Em segundo lugar ficou a Dragões da Real.

Escola foi vice-campeã em 2016. Agora, levou a taça no critério de desempate com a Dragões da Real, que obteve a mesma pontuação e ficou com o vice.


A apuração das notas aconteceu na tarde desta terça-feira (28), no Anhembi, na Zona Norte da cidade.

À oito anos nos deixava o nosso querido Brandão

Foto - BLOG do ISRAEL BATISTA

Morreu na noite do sábado, 28 de fevereiro do ano de 2009, às 22h30min, no Hospital São Raimundo, Raimundo Viana, mais conhecido por "Brandão do Bandolim", aos 68 anos de idade, vítima de infarto.

Brandão do Bandolim se destacava por ser uma pessoa humilde e muita apegada às tradições de Várzea Alegre. Fez andanças com outro varzealegrense ilustre, Damião dos Bonecos (In memorian) alegrando com o seu grupo, o tradicional teatro de bonecos. Tocava o seu inseparável instrumento com muita desenvoltura em épocas remotas era convidado a alegrar festas de casamentos aniversários e as tradicionais renovações. Nos antigos carnavais também estava presente tendo sido um dos pioneiros do antigo Bloco Carnavalesco “Os Bonitinhos” fundado pelo varzealegrense residente Manaus Pedro Moreno, Era um saudosista. Gostava de músicas de seresta. Seu time do coração era o Flamengo.

Sua presença no Calçadão (Pólo de Lazer), em conversas e brincadeiras com os amigos era constante.


Começou a tocar bandolim ainda garoto. Não fez profissão, mas deixava transparecer a sua paixão pelo instrumento. Uma das suas últimas aparições públicas, foi na missa de corpo presente do músico Chico de Amadeu, a quem prestou homenagem póstuma, tocando o seu bandolim.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

É crime divulgar blitz?


Desde a implementação da chamada “Lei Seca”, diversas formas de divulgar blitz foram criadas. Grupos no Facebook, WhatsApp, contas no Twitter e diversos outros artifícios foram desenvolvidos para que os condutores pudessem “fugir” da fiscalização.
Com os esforços para evitar as práticas policiais, algumas dúvidas surgiram. Em especial, diversas reportagens foram desenvolvidas a respeito de ser crime divulgar blitz ou não. A polêmica iniciou-se com a ordem judicial do cancelamento de páginas feitas para isso.
Mas qual a discussão doutrinária a respeito do assunto? Realmente é crime divulgar blitz? Entenda a discussão e os aspectos legais da questão:
Existe uma lei específica?
Tecnicamente, não existe uma lei que diga claramente que a divulgação de ações policiais configure um crime. Neste aspecto, vale considerar duas coisas: o princípio da legalidade e a abstração das leis.
O princípio da legalidade determina que, para o cidadão comum, só é proibido aquilo que a lei define como ilícito. Tudo aquilo que não é previsto em lei, por consequência, pode ser realizado.
Por outro lado, há a abstração das leis. Significa dizer que as normas brasileiras são projetadas de forma abstrata, de forma em que a análise de uma conduta possa ser interpretada de acordo com o texto da lei.
Em outras palavras, não é necessário que a lei descreva ação por ação do que é considerado um crime. É necessário, apenas, que ela defina qual conduta é considerada criminosa e, quando uma conduta que enquadra-se nesta descrição abstrata ocorrer, ela será punida.
Na discussão sobre ser crime divulgar blitz, já há uma lei que pode ser interpretada como uma previsão desta conduta. É o artigo 265 do Código Penal. Portanto, é possível dizer que é crime divulgar blitz.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ação do MPCE impede realização de vaquejada no município Baixio-Ce


Atendendo à ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a desembargadora Lira Ramos de Oliveira decidiu, no último sábado (18/02), manter liminar que proíbe a realização do “Carnaboi”, que aconteceria entre os dias 17, 18 e 19 deste mês no Município de Baixio.
A ação, de autoria do promotor de Justiça Alexandre Paschoa, considerou recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucional a lei estadual que regulamentava a realização de vaquejadas como atividade desportiva e cultural. Outra irregularidade apontada pela Promotoria de Justiça de Baixio era de que o evento não possuía alvará de funcionamento.
O juízo da Comarca de Baixio concedeu liminar proibindo o evento e fixou multa de R$ 15 mil, caso houvesse descumprimento. O responsável pelo “Carnaboi” ingressou com agravo buscando suspender a decisão e argumentou que os animais não sofreriam maus-tratos.
O Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente e Urbanismo (CAOMACE) orientou, em dezembro de 2016, aos promotores de Justiça de todo o Estado, o ingresso de ações civis públicas para impedir a prática e a realização de competições de vaquejada. Conforme a coordenadora do Centro, a promotora de Justiça Jacqueline Faustino, é papel do Ministério Público atuar para coibir tais práticas.
Na última terça-feira (21/02), a Comissão Especial de Rodeios e Vaquejadas da Câmara dos Deputados iniciou a apreciação das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) aprovadas pelo Senado, legalizando a prática de vaquejadas e rodeios como expressões “artístico-culturais” e como “patrimônio imaterial brasileiro”.
“O STF entendeu que a vaquejada afronta o artigo 225, da Constituição Federal sendo, assim, inconstitucional. O Ministério Público permanecerá atuando para coibir a prática, como já vem fazendo. É preciso respeitar a decisão do órgão máximo do Poder Judiciário a quem foi conferida a competência para interpretar a Constituição Federal”, ressalta Jacqueline Faustino.
Informações: Ascom MP Ceará.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Acidente com vítima fatal em V. Alegre.

Na noite deste domingo 19/02, por volta das 21:30, falecera vítima de acidente o jovem João lima.  O fato ocorreu na Av Nenem Marinheiro nas proximidades do B. Varjota. Quando o mesmo pilotando uma motocicleta,  bateu em uma árvore do canteiro central da avenida.  Que de tão forte fora a pancada que chegou a arrancar a árvore.  O mesmo teve morte imediata.  Ele era filho do casal Giovane e Onesia era funcionário público municipal,  prestando serviços no posto do Detran.
Era neto do ex-prefeito João Francisco.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

MORADOR DA CIDADE DE MANAUS PROCURA POR PARENTES DE VÁRZEA ALEGRE


Homem procura por parentes que possivelmente morem em Várzea Alegre. trata-se do Sr. Elias Cosme de Araújo, que mora em Manaus e que a cerca de 30 anos, não ver a família. Filho do Sr. José  Taveira de Sousa e  Zulmira Cosme  de Sousa, são suas tias Irmãs do seu pai, as pessoa de  Vanusa  Taveira de Sousa, Maria Arlete Taveira de Sousa, Aneite , João                        
Sendo que a pessoa de Vanusa possivelmente reside no município de Cedro. As outras pessoas moravam no sítio  de Timbaúba, Várzea Alegre. quem tiver informações dessas pessoas favor contatar pelo 021 9 8696-7033. 

Moto roubada em Várzea Alegre



Na manhã desse sábado, 18, mais uma notificação de roubo de veículo automotor, desta feita fora roubada uma moto Fan 125, cor azul, ano 2012, placa OSM 2619, que estava estacionada ao lado um mercadinho Samara, na Rua Tomaz de Aquino, esquina com a Travessa Dona Lili. O fato ocorreu por volta das 08:15 da manhã, quando um indivíduo gordo, trajando camisa branca e short aparentemente jeans, praticou o ato delituoso. A motocicleta pertence a  José Francilandio Cândido Lopes, funcionário do mercadinho.  Imagens do ato foram captadas pelas câmeras do circuito interno de segurança do estabelecimento 
O destacamento policial foi procurado, a vítima informou que o B.O será idealizado na próxima segunda-feira, 20, mas que Policiais estão realizando diligências na tentativa de encontrar o homem que aparece nas imagens que você pode ver a seguir:




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Lavras da Mangabeira anula processo seletivo para contratação de professores por recomendação do MPCE

O Município de Lavras da Mangabeira anulou a realização de seleção pública para contratação temporária de professores. A determinação segue orientação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Lavras da Mangabeira, recomendou, na última segunda-feira (06/02), ao prefeito e a secretária de Educação do Município, Ildsser Alencar Lopes e Inês Lopes de Aquino, a anulação do processo seletivo simplificado nº 001/2017.
Na recomendação, o titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Lavras da Mangabeira, João Eder Lins dos Santos, orientou, além da anulação da seleção pública no prazo de 24 horas, a devolução dos valores pagos a títulos de inscrição no prazo de 10 dias e que, no que diz respeito à contratação temporária de professores, que sejam aproveitados os aprovados para o mesmo cargo no Concurso Público Municipal nº 001/2013, ainda em vigor, sendo observada rigorosamente a classificação no certame. O Município se comprometeu a acatar todas as medidas.
“A recomendação foi emitida em virtude de Procedimento Preparatório que tramita na Promotoria de Justiça da Comarca de Lavras da Mangabeira para apurar a contratação temporária de professores da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamentais I e II para atuarem em razão de licenças e afastamentos de professores efetivos. Além de tal medida violar o princípio do concurso público para investidura em cargos e empregos públicos, a realização do processo simplificado ensejaria em preterição de candidatos aprovados em concurso público vigente, tendo sido os aprovados submetidos a processo de seleção, inclusive mais complexo, o que os legitima para o exercício do referido cargo”, explica o promotor de Justiça João Eder Lins dos Santos.
Fonte: Ceará News.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Governo do ES transfere controle da segurança às Forças Armadas



Decreto foi publicado no 'Diário Oficial' do estado nesta quarta-feira (8).
Sem PMs, Exército e Força Nacional fazem o patrulhamento nas ruas.

O governo do Espírito Santo publicou um decreto no "Diário Oficial" desta quarta-feira (8) transferindo o controle da segurança pública no estado para as Forças Armadas. O responsável pela operação será o general de brigada Adilson Carlos Katibe, comandante da Força-Tarefa Conjunta que está no estado. A transferência de comando vale pelo período de 6 a 16 de fevereiro.

O decreto foi assinado pelo governador em exercício, César Colnago ,e pelo Secretário de Segurança Pública, André Garcia.
O governo do estado informou que o decreto apenas formaliza o uso das forças nacionais e garantiu que elas vão atuar de forma coordenada com a Secretaria de Segurança Pública, comandada por André Garcia.
O decreto trata-se de uma formalidade e, segundo o Comando Militar do Leste, "não ocorreu intervenção federal no estado do Espírito Santo".
O Espírito Santo está sem a PM nas ruas porque protestos de familiares dos policiais bloqueiam as saídas dos batalhões. As famílias pedem reajuste salarial para a categoria, que é proibida de fazer greve. O governo diz que não pode aumentar os salários.

Desde sábado (4), o estado vive uma onda de violência com mortes, saques e assaltos. Nos últimos cinco dias, 90 pessoas foram mortas na Grande Vitória, segundo o Sindicato da Polícia Civil. Nesta quarta-feira, os ônibus não circularam e escolas e postos de saúde seguem fechados.


MARINHA DO BRASIL ABRE MAIS DE MIL VAGAS A NÍVEL MÉDIO



MARINHA DO BRASIL
 “PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE”
COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL

   Marinha abre inscrições para 1.240 vagas de nível médio  
Saiu o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros. A oferta é de 1.240 vagas para candidatos do sexo masculino, solteiros, com 18 completos e menos de 22 anos no dia 1º de janeiro de 2018 e com o ensino médio completo. Os rendimentos brutos iniciais após o Curso de Formação são de cerca de R$1.900.
As inscrições estarão abertas entre os dias 1º de fevereiro e 6 de março, no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos endereços de Postos de inscrições listados no Edital. A taxa é de R$30.
No momento da inscrição, o candidato escolherá, em ordem de prioridade, entre três áreas para se especializar: Apoio, Eletroeletrônica ou Mecânica. De acordo com a classificação no Concurso, a opção escolhida será seguida.
A primeira etapa do Concurso Público consiste em uma prova objetiva com 50 questões, sendo 20 de Ciências (Física e Química), 15 de Matemática e 15 de Português. Os primeiros colocados serão convocados para as demais etapas, entre elas, inspeção de Saúde, teste de corrida e natação. Os aprovados irão para o Curso de Formação, que também tem caráter eliminatório e classificatório.
Curso de Formação
O Curso de Formação acontecerá em duas etapas em uma das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros, localizadas em Fortaleza (CE), Recife (PE), Vitória (ES) e Florianópolis (SC), durante 48 semanas, sob regime de internato. A primeira etapa é a Formação Militar-Naval, como Aprendiz-Marinheiro e a segunda, já como Grumete, o aluno fará especialização inicial em uma das três áreas escolhidas, em ordem de prioridade, no ato da inscrição. Durante esse tempo, o aluno receberá uma bolsa-auxílio de cerca de R$900.
Ao finalizar o Curso de Formação, o Grumete será nomeado Marinheiro e servirá em uma das organizações militares da Marinha, em todo o país.


SERVIÇO
Concurso Público de nível médio – Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros
Inscrições: até 6 de março no site
www.ingressonamarinha.mar.mil.br e nas Organizações Militares da Marinha.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Vereadora Dr Luciana pega pesado em denúncias na Câmara Municipal


Nesta quarta 01 de fevereiro, a Vereadora Dra. Luciana Rolim fazendo uso da tribuna denunciou perseguições sofridas por ela e seu marido o Vice-Prefeito Dr. Fabrício Rolim nos últimos 4 anos da gestão do ex Prefeito Vanderlei Freire, ela também  denunciou que a ex coordenadora do PSF Dra. Cinthia Alencar, afirmando que a mesma estava na folha de pagamento da prefeitura no final do mandato do ex Prefeito Vanderlei Freire mesmo não estando mais morando na Cidade de Várzea Alegre.
Apresentando documentos em mãos, os quais afirmam que a ex coordenadora recebeu vencimentos, mesmo morando em outro estado.
A ex coordenadora do PSF Dra. Cinthia Alencar desde o início de outubro de 2016, está morando no Rio de Janeiro onde trabalha na empresa do ramo de jogos do ex Prefeito Vanderlei Freire.
A ex coordenadora teria recebido nos meses de outubro 5.038,00 R$ novembro 8.307,00 R$ e dezembro 5.038,00 R$ mesmo estando morando no Rio de Janeiro.




Marinha do Brasil divulga o Segundo Balanço da Operação Verão 2016/2017



MARINHA DO BRASIL
PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE
CAPITANIA DOS PORTOS DO CEARÁ

PRESS RELEASE

CAPITANIA DOS PORTOS DO CEARÁ DIVULGA TERCEIRO BALANÇO DA OPERAÇÃO VERÃO 2016/2017

        A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) está realizando a Operação Verão desde o dia 15 de dezembro de 2016 e segue com esse reforço na fiscalização do litoral e também do interior do estado (açudes, rios, barragens, lagoas, ...) até o dia 1º de março deste ano.
        A principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana. Por isso, este ano a Campanha traz como tema a valorização da segurança da família e dos banhistas durante as atividades de lazer, destacando a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e preservar a vida, não apenas dos responsáveis pela embarcação, mas de todos os que estão a sua volta.
        Com a chegada da alta temporada (dezembro a março), há um aumento significativo das atividades náuticas e do tráfego de embarcações. Visando a  mitigar possíveis ocorrências de acidentes envolvendo essas embarcações, todo ano, neste período, ocorre a “Operação Verão” em todo território brasileiro, que é a intensificação da fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de jurisdição das Capitanias, Delegacias e Agências, se estendendo por todo o litoral e águas interiores dos estados brasileiros.
          Os militares da Capitania dos Portos do Ceará e de suas Agências foram preparados para atuarem de acordo com as Normas de Segurança do Trafego Aquaviário e, como ferramenta de apoio à fiscalização, estão sendo empregados modernos etilômetros. Nesse contexto, as parcerias com a comunidade náutica vêm contribuindo de forma significativa com a sedimentação da mentalidade marítima, em especial, a relacionada à segurança da navegação.
        Foram realizadas visitas às marinas, clubes e colônias no decorrer do ano, visando à orientação dos usuários de embarcações quanto a essa mentalidade, além de promover a divulgação do tema na mídia falada e escrita.
        A expectativa dessa intensificação, aliada à realização de palestras junto às entidades náuticas, é de que a população tome conhecimento e conscientize-se da importância da segurança da navegação, contribuindo, dessa forma, com a salvaguarda da vida humana no mar, essencial ao sucesso
de qualquer operação.
        No tocante aos procedimentos necessários à obtenção da habilitação, convém salientar que a segurança da navegação é regida pela Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional. O Decreto nº 2.596, de 18 de maio de 1998, regulamentou
a Lei Nº 9.537 (RLESTA). Somam-se também a essas Leis, as regras de navegação para as embarcações, hoje estabelecidas pelo Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM).
        Caso seja verificada a condução de embarcação por pessoa não habilitada, serão aplicadas sanções administrativas e, dependendo da situação,
a embarcação poderá ser apreendida e o proprietário multado, podendo ter sua carteira suspensa.
        Nas oportunidades de inspeções navais, são verificadas as condições das embarcações, documentação, habilitação do condutor e material de salvatagem. Também se atenta para a forma como a embarcação está sendo conduzida – se coloca em risco a navegação e, principalmente, os banhistas.
        São mantidas equipes de fiscalização atuando diariamente, inclusive nos finais de semana, e uma equipe de sobreaviso para eventuais emergências.
       
        Ademais é fundamental que os condutores e banhistas conscientizem-se dos riscos de pilotar um veículo aquático sem o devido preparo. A Capitania dos Portos do Ceará disponibiliza, em seu portal, algumas regras fundamentais para a segurança no mar. Confira:

O Decálogo da segurança no mar:
1 – Faça uma manutenção correta de sua embarcação;
2 – Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
3 – Respeite a lotação máxima da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos;
4 – Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Clube ou Marina;
6 – Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
7 – Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
8 – Mantenha distância (200 metros) das praias e dos banhistas;
9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro; e
10 – Não polua o mar e rios.

Infrações graves e que devem ser evitadas:
a) Conduzir embarcação (lancha, jet ski, etc) sem ser habilitado perante a Capitania dos Portos;
b) Conduzir embarcação após ter ingerido bebida alcoólica; e
c) Conduzir embarcação com excesso de passageiros.

Até 02 de fevereiro, as equipes de inspeção naval realizaram:

- 529 abordagens;
- 100 notificações; e
- 08 apreensões;

     Não foi registrado nenhum acidente envolvendo embarcações do tipo esporte e recreio até o momento, refletindo desta forma o trabalho de esclarecimento, de correção e de ensinamento realizado pelas equipes de Inspeção Naval da Capitania dos Portos nos últimos anos.

        Contando com a colaboração da população, denúncias poderão ser realizadas pela "ouvidoria", acessada por meio do site da Capitania (www.cpce.mar.mil.br), bem como pelo telefone (85) 3133-5100.
        Todos nós somos responsáveis pela condução segura das motos aquáticas, veleiros, lanchas e de quaisquer embarcações de maneira geral.


       
Fortaleza – CE, 2 de fevereiro de 2017.

       FRANCISCO DO HORIZONTE
          Primeiro-Tenente (AA)
Chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário
e-mail: horizonte@marinha.mil.br
            Telefones: (85) 3133-5120 – (85) 98722-3030 – (85) 99624-7444

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Falece aos 80 anos a professora D Rivandir.


Raimunda Morais de Menezes(D. Rivandir) a última filha da família de Mundinho Tibúrcio e Vicência Morais(D. Nem), só tinha um filho, Francisco Alves de Menezes (Meneses). Faleceu às 07:00 horas da manhã desta quarta dia 01/02 , no hospital São Raimundo Nonato, está sendo velada no Centro de Velório da Funerária Pe. Cicero, haverá missa de corpo presente amanhã as 09:00 horas na Matriz de São Raimundo Nonato e em seguida o sepultamento no Cemitério da Saudade.                       

Foi vice diretora na escola Zé Correia, onde lecionara por cerca de 30 anos, tendo também atuado na antiga escola Presidente Castelo, e no Colégio São Raimundo , ensinando a disciplina de português.