sexta-feira, 29 de julho de 2022

COMENTÁRIO NO GRUPO DE FACEBOOK CRONICAS E CONTOS SE TORNA POSTAGEM. "O DICIONÁRIO DE MAMÃE".

 


Pedrinho do Sanharol administrador do grupo de Facebook Crônicas e Contos na data do dia 27 07 2022; nessa mesma plataforma social, inseriu postagem intitulada: “Só oNordestino Entende”. O que eu achei até parecido com coisa copiada de várias outras publicações vistas nesse teor sendo algumas até publicadas em forma de dicionários, exemplo o Cearensês e o Nordestinês, dentre outros. Eu achei a postagem com termos muito evoluídos e através de comentário, que esse Nordestino aí tá muito evoluído tem muitos termos aí quê, ou não eram usados nesse sentido, ou se quer chegaram a serem conhecidos por Mamãe. Eu também tenho um parecido, o qual eu denominei de “Dicionário de Mamãe”. Pedrinho pensa que Amélia de Bodeiro num sabia falar difícil não era? Vejam o comentário agora como postagem.   
 
Esse nordestino daí
Achei ele evoluído
Pois pra mamãe distraído
Nunca que foi isso aí
Eu quero frisar aqui
Como minha mãe falava
E o que significava
Termos que ela dizia
Era assim como eu sabia
Do dialeto daqui

Distraído para ela
Nunca que foi aluado
Aluado era doido
Ou mesmo abilolado
Nó cego era gente ruim
Mamãe só falava assim
Rolo não é confusão
Rolo era de enrolada
Discursão desenfreada
Era o que era confusão

Borocochô por ela
Nunca foi que foi falado
Pessoa triste aqui
Era um cabra amufinado
Fuleiro ou afuleirado
Na era nada furado
Era coisa sem valor
Ou algo assim sem futuro
Jogado ali num monturo
Ou um ente que assim se tornou

Bunfunfa nunca foi Dinheiro
Aqui no nosso sertão
Isso aí já foi trazido
Lá de outra região
Dinheiro pouco é vintém
E ela falava também
Mimréis e também nos conto
E quem andasse arrumado
Era bem aprifilado
Ou tão bem somente pronto

Tronxo também não era usado
Torto era o quê não era reto
E quem falasse correto
Era bem expilicado
Pedrinho estais avisado
Quem lhes falou isso aí
Precisava vim aqui
Passar uns dias vivendo
Pois só em postagens vendo
Ta longe de se refiri

Nenhum comentário:

Postar um comentário