quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

PERGUNTA AOS HISTORIADORES. AMÉRICO BARREIRA FOI INTERVENTOR EM NOSSO MUNICÍPIO EM QUE ANO?

 
Vendo listas que trazem os nomes de todos os ex prefeitos de Várzea alegre, me deparei com a informação de quê o então prefeito interventor Américo Barreira, fora gestor em nossa cidade, no ano de 1934. E tendo conhecimento de dois discursos de legisladores em homenagem ao referido, sendo um do Deputado Federal Artur Bruno PT/CE, proferido em Brasília, em fevereiro de 2014. E um outro, do também Deputado Federal, EUDES XAVIER (PT – CE), proferido, em Brasília, à 11 de fevereiro  de 2014, dando conta que o mesmo fora interventor em nossa cidade mas no ano de 1937.
 
Pergunto aos nossos historiadores, que a data de fato é a correta? Vejam a seguir, trechos dos dois dicursos.
 
Deputado Eudes Xavier (Sic) “Em 1937, foi nomeado prefeito (interventor) do município de Várzea Alegre, durante o governo Getúlio Vargas, que pretendia desmontar o “coronelismo” para ter um estado moderno e desenvolvimentista. No Ceará, imperava o “coronelismo”, porém, respaldado pelo projeto getulista, seu primeiro ato como prefeito foi cobrar os impostos atrasados dos coronéis e seus protegidos. Foi um Deus nos acuda! No entanto, foi ali, vivenciando a realidade do município, onde começou a nascer o seu ideal municipalista”.
 
Deputado Federal Artur Bruno (sic) “Em 1933, ingressa na faculdade de Direito da UFC. Aos 19 anos, fazia discursos inflamados, ao lado de oradores consagrados, como Demócrito Rocha e Jáder de Carvalho. Foi presidente do Grêmio Estudantil da Faculdade.
 
        Em 1937, foi nomeado prefeito (interventor) do município de Várzea Alegre, durante o governo Getúlio Vargas, que pretendia desmontar o “coronelismo” para ter um estado moderno e desenvolvimentista. No Ceará, imperava o “coronelismo”, porém, respaldado pelo projeto getulista, seu primeiro ato como prefeito foi cobrar os impostos atrasados dos coronéis e seus protegidos. Foi um Deus nos acuda! No entanto, foi ali, vivenciando a realidade do município, onde começou a nascer o seu ideal municipalista”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário