Se
hoje existe Courier Astra Sedan, Renaut Scénic e Fiat Marca nomeados como carros
fantasmas, mas há outro carro obscuro no Brasil e esse é antigo, em 1967 a
Chrysler compra a Simca e em outubro de 1968 ela mostra a picape Dodge D100
junto com os caminhões e em março de 1969 ela começava a ser fabricada era
igual ao modelo americano da época, ela chegou em duas opções de acabamento: Básica
e Luxo.
A
picape D100 chegava ao mercado com o motor 318V8 de 5.2 litros e 198CV. A
potência da picape era ótima, mas os freios e suspensão não davam conta, capotamento
e acidentes eram constantes, foram fabricadas 2167 unidades e segundo
historiadores só 100 unidades estão vivas. No
Brasil Ford e GM e até a Willys mesmo depois da compra da Ford seguiu sendo
estrela do mercado nacional de picapes(F75 vendia mais que a F100),Toyota e
Volkswagen com Bandeirante e Kombi respectivamente eram coadjuvantes e a
Chrysler era fantasma do segmento, em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda e
seguiu sem alterações durante a sua vida, estouro a crise do petróleo em
outubro de 1973 e aí a picape foi ladeira a baixo de vez nas vendas e seguiu
assim até outubro de 1975 quando deu adeus, mesmo antes de ser comprada pela
Volkswagen a Chrysler só voltaria a produzir uma picape no Brasil em 1998 com a
Dakota. Aqui
na nossa várzea alegre descobrimos um exemplar na garagem do Dr Hélio Batista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário