quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

POR RAIMUNDINHO PIAU -HOMENAGEM A PEDRO SOUSA


Pedro Souza, essa mensagem
Tem o ritmo de um baião
E o cheiro de uma moagem
Fazendo mel no sertão.
Possui a mesma alegria
De quando você fazia
O seu forró animado.
Tem a mesma sutileza
Das águas na correnteza
Do Riacho do machado.

A mensagem faz lembrar
Os melhores dias nossos
Quando a gente ia pescar
Naquela ponte dos Grossos.
Lembra Dona Leolina
Preparando a massa fina
Pra fazer pão de arroz.
A lembrança mais marcante
É você lá na Vazante
Jantando um baião de dois.

Tem a prosa do matuto
Num banco de aroeira
E o poder absoluto
Das mãos de uma rezadeira.
Lembra seu fole tocando
E a moçada dançando
Numa sala de reboco.
Lembra a folia da praça
Damião fazendo graça
Com o Cassimiro coco.

Faz lembrar de um momento
De saudade para nós
Que foi o seu casamento
Na cidade de Orós.
Lembra também a cantiga
Lá do terço da Formiga
Que acabou, não sei porque,
Se foi por falta de fé
Eu afirmo e bato o pé
Que não fui eu nem você.

Você no ano dois mil
Deixou o nosso lugar,
Mas Raimundo seu Cunhado
Deus também mandou chamar.
Aqui não ficou tristeza
Porque na sua grandeza
Você fez muita amizade.
Sei que você também sente
Mas aqui tem muita gente
Sentindo muita saudade.

Você deixou uma história
Ilustrada de talento
Alcançou a sua glória
Pelo seu merecimento.
Com sua simplicidade
Conquistou muita amizade
Num conceito de valor.
Com o seu dom natural
Foi na área musical
Excelente tocador.

Faz falta a presença sua
Nesse Vale do Machado
Da Vazante para a rua
Seu nome é muito lembrado.
Imagine que pra nós
Escutar a sua voz
Tem que ser pelo C.D.
Até sua concertina
Vez por outra desafina
Com saudade de você.

Depois que você partiu
O forró foi atacado
Porque lá no sul surgiu
Um grupo de dominado.
Foi o Bonde do Tigrão
Que atacou nosso baião
Com a mídia toda apoiando.
Mas Fala Mansa amansou
O bonde já recuou
E o forró tá voltando.

Nesse ano a nossa gente
Passou o maior sufoco
Não colheu nem pra semente
Porque aqui choveu pouco.
Mas esqueça coisa ruim
Diga para o Mestre Tim
Que a escola desfilou.
E o momento mais bonito
Foi na hora que o apito
Com saudades se calou.

O sonho é sempre lembrado
Que seja bom ou ruim
Eu sonhei quase acordado
E o sonho foi bem assim:
Eu ia me aproximando
E via você tocando
No Recreio Social.
De repente ouvi no ar:
- Esse xote eu vou tocar
Pra Raimundinho Piau.

“ Quando a saudade bater”
Toque o “ Amor de Menina”
“ Deixe meu amor nascer”
“ Escutando a concertina.”
Faça bem o seu papel
Mostre aos “Anjo do meu Céu”
Um “Xote bem Brasileiro.”
Procure encontrar Bié,
Mostre aos santos como é
“ Conversa de Sanfoneiro.

Você foi eficiente
Com instrumento afinado
Também enfrentou sol quente
Trabalhando em seu roçado.
Plantou cebola e coentro
E no Roçado de Dentro
Você plantou maravilha.
Sua plantação cresceu
E você mesmo colheu
Os frutos de uma família.

Não precisa responder
Esse meu recado agora
Deixe Para me dizer
Quando chegar minha hora.
Se Mestre Antônio aceitar
Chame ele pra ensaiar
O hino de São Raimundo.
Para quando eu for chegando
Escutar vocês tocando
Com um bem vindo profundo.

Fique aí na companhia
De Jesus de Nazaré,
Da Vigem Santa Maria
E do Santo São José.
Dê um abraço em Seu Souza
Depois faça a mesma coisa
Se encontrar João Morais.
Desejo que meu recado
Encontre vocês do lado
Do pai de todos os pais.

Raimundim Piau

Várzea Alegre 12-08-2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário