quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Zé Clementino - Por Claudio Sousa

Qual a maior obra do Zé?

José Clementino do Nascimento um varzealegrense que destaca-se pelo amor devotado a sua terra, e expressado em suas diversas composições e através de sua arte não galgou o sucesso financeiro mais tornou- se milionário em lisonja ao ter suas obras divulgadas em toda nossa nação brasileira. Zé era de fato simplesmente o Zé, a sua humildade não lhes permitira que ele fosse além isso.
Com muito orgulho era apenas e simplesmente Zé. Mas esse Zé, não era um Zé qualquer não, era um Zé de grandes feitos, não somente em números de composições mas pela qualidade artista incontestável , um desses grandes feitos foi ter conseguido gravar com uma das maiores vozes da nossa musica na época , o rei do baião, Luiz Lua Gonzaga. Mesmo sabendo que ele o cantor teria muito mais proveito.
Outro grande feito junto ao rei do baião foi o de encabeçar a luta de um outro varzealegrense, o Padre Antônio Vieira, pela preservação do nosso jumento. Animal que já poderia está em extinção, não fosse a luta do Padre e a divulgação do Zé.
Outro feito que se pode destacar junto ao rei, foi quando o surgimento de outros fortes ritmos da música, o forró e o rei estavam ficando para segundo plano. Quando o Zé compôs o Xote dos Cabeludos, uma excelente resposta ao momento vivido pelo rei recolocando ao seu posto de sucesso. Outro grande feito de destaque, junto ao Luis Gonzaga foi a divulgação de nossa terra, da nossa Várzea, quando assumiu sem nenhum receio a identidade de Terra dos Contrastes mesmo sabendo que, principalmente aquela época não chegava nem próximo da unanimidade com relação a este tema. Tendo inclusive alguns filhos de renome nesta terra posicionado totalmente contrário taxando até de "bestiológico" o tema. Mas a maior obra do Zé pode até alguns varzealegrenses não concordarem, mas para mim foi sem sombra de dúvidas a composição do nosso Hino.
Nessa sim acredito eu que ele transportou tudo o que sentia no coração por sua terra através da ponta da caneta para o papel chegando atingir os corações de quem o canta, o nosso Hino cantando sempre nos momentos importantes da nossa historia.
E que nos faz voltar com saudades o que vivemos .
Essa letra que não sai da nossa memória e,
Temos que relembrar no que fazemos ,
Temos sempre que nos dar-lhe gloria.
Por esse grande, imenso feito valorizar-lhes temos

E PARA VOCÊ , QUAL O MAIOR FEITO DO ZÉ?

Claudio Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário