quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Poste que virou arvore.

Porto Velho - Rondonia.

Pra quem é muito novinho e viveu sua curta existência apenas em cidades grandes e nunca pisou com pé descalço na terra, pode não saber, mais antigamente os postes eram feitos de madeira, pasmen!

O ciclo era simples, arvore retinha era derrubada, cravada na calçada e se passavam os fios elétricos por ela, fato que matava a arvore, lógico!

Porem na cidade de Porto Velho o ciclo ganhou um ponto novo, o poste virou arvore! mesmo depois de ter sido serrado e transformado em poste de luz. sim ele voltou a vida!

É real e aconteceu, de fato, em Porto Velho! Conheci, vi com meus proprios olhos.

Segundo um artigo publicado no Rondonia Digital, há umas décadas atrás, a companhia de energia na época ainda usava postes feitos utilizando-se madeiras nativas da região.

O tal poste veio de um ipê amarelo – abundante por lá – e, depois de fincado no chão e servir por vários meses como poste de luz, acabou criando raízes e florescendo novamente – para espanto de todos.

A imagem acima mostra o poste vivo, em um ângulo diferente:

Segundo o Estância Árvore da Vida, a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) solicitou, algum tempo depois, a mudança da fiação elétrica para um poste de concreto que foi colocado ao lado para poupar a árvore teimosa.

O poste de luz florido virou atração turística na cidade e tem a sua floração em julho.

aam

Um comentário:

  1. Que lindo! Amo ipê amarelo! Pelas suas cores, pela sensação primaveril que ele me passa. Se tempo eu tivesse, faria uma plantação das diversas cores de ipês, formando um coquetel, transformando minha vida e fosse que por ali passassem.mas como não posso, conforto-me com as belezas das praza se das matas nativas por onde passo. Sonho a realidade encontrei-me embaixo de um ipê rosa, onde encontrava o amor, aquele amor platônico, e ali conversávamos.... Muito sobre a vida sobre os valores que as pessoas não tem ah , se realidade fosse sonho tantas coisas eu mudaria. Mudaria as pessoas, faria com elas fossem mais educadas, mais sensíveis, menos agressivas, mais amáveis menos duras com as palavras e abordagens. Mas como tudo é sonho e não realidade ... É isso vida que segue.

    ResponderExcluir