sexta-feira, 3 de maio de 2013
Dia do Taquígrafo
Alguns estudiosos atribuem a invenção da taquigrafia aos hebreus; outros, aos gregos. Mas o primeiro sistema organizado de taquigrafia, como a concebemos hoje, ou seja, uma grafia especial por meio de sinais especiais, e aceito oficialmente pelos historiadores como o primeiro sistema organizado de taquigrafia, foram as "Notas Tironianas", ou "Abreviaturas Tironianas", sinais taquigráficos inventados por "Tiro" (Marco Túlio Tiro), escravo e secretário de Cícero, o grande orador e político romano.
Segundo o historiador G. Sarpe, no seu livro "Prolegomena ad Tachygraphiam romanam", publicado em 1829, o primeiro apanhamento estenográfico foi feito por ocasião de um discurso de Cícero contra Verres, no ano de 70 a.C. O segundo apanhamento registrado pela História, segundo Faulmann, foi em 8 de novembro de 63 a.C., por ocasião da segunda Catilinária. Veja o Breve Histórico da Taquigrafia, com detalhes!
Também conhecida como estenografia, a taquigrafia é uma espécie de escrita abreviada e simplificada, na qual se empregam sinais que permitem escrever quase com a mesma rapidez com que se fala. Mediante sistemas taquigráficos, foram preservados textos como os sermões de Lutero, as orações de Cícero e as peças de Shakespeare. Ao longo do século XX, a taquigrafia se generalizou no mundo dos negócios, do jornalismo e dos governos.
Comemora-se no dia 3 de maio o Dia Nacional do Taquígrafo. Esta data foi escolhida pela classe, reunida soberanamente em congresso – o 1° Congresso Brasileiro de Taquigrafia, realizado em 1951, em São Paulo, e promovido pelo Centro dos Taquígrafos de São Paulo – para comemorar o Dia do Taquígrafo, iniciativa do gaúcho Adoar Abech.
A data foi escolhida porque foi exatamente no dia 3 de maio de 1823 (há 177 anos, portanto) que foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no Brasil, para funcionar na primeira Assembléia Constituinte.
A introdução da taquigrafia no parlamento brasileiro deve-se a José Bonifácio de Andrada e Silva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário