sexta-feira, 2 de maio de 2014

FEBRE AFTOSA - LANÇADA CAMPANHA 2014

A meta é superar o índice de vacinação do ano passado, de acordo com o secretário.

Praticamente todos os municípios do Ceará já estão com vacinas contra a febre aftosa disponíveis para que criadores de bovinos e bubalinos imunizem seus rebanhos. A informação foi concedida pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, durante coletiva de imprensa que anunciou o início da campanha estadual contra a doença na manhã desta sexta-feira (2), durante a 11ª Edição da Expo Ceará, na Capital. 
A vacina está sendo vendida em lojas agropecuárias credenciadas em todo o Estado pelo valor de R$ 1,70. "A nossa orientação é de que os criadores adquiram a vacina o mais rápido possível e não se esqueçam de pedir a nota fiscal na compra", sugere o secretário. 
Após adquirir a dose e imunizar seu rebanho, o criador devem se dirigir ao escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), da Empresa Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ou à Secretaria Municipal de Agricutura de seu município para que ele possa fazer a certificação de que o seus animais foram vacinados. 
De acordo com Martins, é muito importante que o pecuarista realize o procedimento para que ele possa comprovar a vacinação. "Ele vai ser perguntando sobre quantas cabeças ele tem, quantas morreram, quantas foram para o abate. Esse dado é fundamental para nós mantermos o controle da situação do nosso rebanho no Estado do Ceará", explica. 
A campanha prosseguirá até o dia 31 deste mês e pretende ultrapassar a meta de 95% de imunização do ano anterior, o que é cosiderado um índice muito bom. "Há uma consciência muito firmada entre os criadoeres no sentido de que o maior interessado em vacinar é o criador. Quando o animal tem febre aftosa, ele fica sem se alimentar, sem produzir, e é uma doença causada por um vírus altamente contagioso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário