sexta-feira, 2 de agosto de 2019

POESIA NO DIA DA CULTURA NORDESTINA - DEFENSORES DA CULTURA NÃO DEIXEM ELA MORRER.

O dia 02 de agosto marca o inicio da Semana da Cultura Nordestina. A data foi escolhida em homenagem ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faleceu neste mesmo dia, em 1989.

Símbolo da cultura do Nordeste, Luiz Gonzaga é tido como um dos nossos grandes porta-vozes não só por ter tocado melodias da região e cantado letras descrevendo os costumes do sertanejo, mas também por sempre trajar o chapéu e o gibão de couro, peças indispensáveis na vestimenta tradicional dos nordestinos. Luiz Gonzaga sempre mostrou ter orgulho da sua terra e fez questão de disseminar seus costumes por onde passou.

Artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular e danças; são várias as manifestações culturais que se destacam na região Nordeste. Entre elas estão as festas juninas, o Reisado, a poesia popular, o artesanato, a capoeira, o frevo, o carnaval... E não podemos esquecer da culinária, um dos grandes patrimônios nordestinos, que se destaca por pratos como o baião de dois, buchada, sarapatel, canjica, feijão de corda e arroz de coco. Sem falar nas frutas que são típicas da região, como o cajá, o buriti, a cajarana, o umbu, a macaúba, as frutas maranhenses juçara, bacuri, cupuaçu, buriti, murici e a pitomba, entre outras.

A cultura nordestina é bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, africanos e europeus. Com características próprias, os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado.

A Cultura nordestina
Da trova e da poesia
Percebe-se que cada dia
A um fim trágico se inclina
Será que não tem vacina
Que possa esse mau conter?
Qualquer dia vou fazer
No google uma procura
DEFENSORES DA CULTURA 
NÃO DEIXEM ELA MORRER.

Poetas com seus repentes
Esquecidos nas sarjetas
Nunca mais vi os caretas
Onde estão os penitentes?
Todos eles são agentes
De alegria e prazer
Será difícil entender
Que perde-Los é loucura?
DEFENSORES DA CULTURA 
NÃO DEIXEM ELA MORRER. 

Caiu degrau por degrau
Nosso Cassimiro Coco
Também sumiu pouco a pouco
Reisado e maneiro pau
Vamos vencer esse mau
Que está a nos vencer
Quem souber pode trazer
Solução ideia é cura
DEFENSORES DA CULTURA 
NÃO DEIXEM ELA MORRER

Poeta Frc Torres


Nenhum comentário:

Postar um comentário