terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

HOMENS USAM FALSA INFORMAÇÃO PARA FECHAREM ACERTO PARA SERVIÇO DE DEDETIZAÇÃO


Homens desconhecidos estão no nosso município a visitar ambientes comercias, oferecendo o serviço de dedetização, usando o artifício de que agora esse serviço passou a ser uma obrigação do proprietário e que caso não o façam o ambiente terá o seu Alvará de funcionamento canelado.

A polícia local nos procurou afirmando que não há veracidade na informação e que isso se trata de um golpe.

O uso do atributo do cancelamento de alvará figura como novidade nas tentativas de golpes, mas várias outras maneiras já foram notificadas em todo o país, tais como; aplicação de produtos que não trazem o efeito desejado ou que não são autorizados no país. Há também o conhecido “Golpe do litro” que consiste em cobrar do cliente valores estipulados pela quantidade de litros da calda inseticida utilizada, com o produto diluído em água, não em sua forma pura. Isso acontece com dedetizadoras que não possuem a capacitação técnica e procedimentos adequados para oferecer o serviço de dedetização eficiente.

Outro já conhecido em nossa cidade é do acerto por uma quantidade estipulada e ao final do serviço o executor falar que foi preciso usar mais material que o previsto e cobrar quantias bem maiores do que as inicialmente acertadas.

Há ainda uns que pasmem, oferecem demonstração grátis, para um serviço, eles cobram o valor de R$ 250 por uma aplicação de 15 minutos.

Entretanto, eles alegam que é necessário passar uma quantidade maior de veneno porque as pragas estariam saindo de diversos locais. Para fazer os cupins aparecer, um conversa com o morador e o outro vai jogando as pragas dizendo que o veneno está fazendo efeito e causando a aparecimento das mesmas.

Existem cuidados que tradicionalmente não são levados em conta na hora de fechar o acerto pelo serviço e que deveriam serem levados em conta.

Verificar se a empresa de dedetização possui licença de funcionamento. Esse documento é emitido pela vigilância sanitária do estado ou do município em que a dedetizadora se encontra. Em algumas regiões também é obrigatória a licença ambiental.

Cheque também se a equipe está habilitada, se a empresa possui um técnico devidamente registrado no conselho regional de sua profissão. Ele pode ser um biólogo, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, médico veterinário, químico, técnico em química ou farmacêutico.

Uma onda de golpes conhecida como 'golpe da dedetização' vem lesando muitas pessoas em todo o Brasil. Segundo a polícia, além do prejuízo financeiro, as vítimas que deixam os suspeitos entrarem em suas residências, ficam expostas a crimes mais graves como estupro e sequestro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário