quarta-feira, 17 de junho de 2020

MP-CE DE OLHO NAS VERBAS PARA O COMBATE DO COVID -19

O Ministério Público do Ceará atualizou a lista de cidades onde há pelo menos um procedimento de investigação e acompanhamento de atividades no Cariri. O órgão fiscaliza os gastos no combate ao COVID 19. Até esta terça-feira (16), eram 258 procedimentos, inquéritos ou notícias de fato em 152 municípios. Na primeira leva, 12 municípios do Cariri apareceram na lista, agora são 25 cidades. Toda   ação é através do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP).

A maioria desses procedimentos foram abertos de ofício, o que significa que por iniciativa dos próprios promotores de Justiça. Quase todas as cidades catarinenses tem procedimentos isso não quer dizer, no entanto, que os municípios apresentam irregularidades no combate ao vírus.

A ação do Ministério Público também é preventiva o coordenador do (CAODPP), promotor de justiça Elder Ximenes reforça que o Ministério Público continua vigilante, atuando na defesa da vida e da moralidade administrativa.

“Providências são cobradas, conforme as orientações da boa técnica científica e das leis e decretos, Federais e estaduais,” explica ele.

“Outros procedimentos estão sendo encaminhados também acerca de possíveis concessões de auxílios emergenciais indevidos a partir do cruzamento de dados realizado pelo Tribunal de Contas do Estado em parceria com a Controladoria-Geral da União, como resultado dos trabalhos das instituições encarregadas do controle externo da administração pública como, o MP-Ce. MPF,  CGU, TCE, TCU e que durante a emergência estreitaram laços em prol da eficiência na fiscalização das despesas conforme suas atribuições, informa Hélder Ximenes.

As cidades do Cariri com procedimentos são, Abaiara, Altaneira, Araripe, Aurora, Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Penaforte, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Umari, Várzea Alegre.

São diferentes procedimentos em cada um dos locais Todos de acordo com denúncias ou representações junto às promotorias Ministério Público do Ceará disponibilizou os relatórios completo de cada município.

 

Procedimento Administrativo - PA - Várzea Alegre

Promotoria de Justiça de Várzea Alegre

Acompanhar os fatos e Atos administrativos, em caráter preventivo e sem indicativo de possível possíveis irregularidades ou possível possíveis ilicitudes atuais e sem representar ingerência nas atribuições do Poder Executivo Municipal.

 

Fonte e Foto: Site Miséria.MP


Nenhum comentário:

Postar um comentário