quinta-feira, 31 de março de 2011
Com muito orgulho.
INFORMATER - 1ª EDIÇÃO
Parabéns aos que fazem a Emater local, a equipe de coordenadores e colaboradores.
BREVE ESTAREMOS POSTANDO AS MATERIAS ENCONTRADAS NO PERIÓDICO
quarta-feira, 30 de março de 2011
Identificada a dupla que assaltou ontem a casa lotérica do município de cedro depois de serem ouvidos na cidade do icó. Trata-se de Fábio de Jesus Ribeiro, de 25, e um adolescente de 16 anos residem no Bairro Independência em Crato. Eles já invadiram o estabelecimento com as armas em punho, um deles estava com uma pistola 7,65 devidamente municiada e seu comparsa exibia um revólver calibre 38. Um terminou recuando e optou por ficar na porta da lotérica enquanto o adolescente recolhia o dinheiro. Depois a dupla fugiu em uma motocicleta, mas foi perseguida por policiais militares e presa nas imediações do lixão de Cedro mais precisamente no Distrito de Canaã.
CONTRASTES DE VÁRZEA ALEGRE
Zé Felipe emanava entre outras virtudes, inteligência, alegria de viver e capacidade de trabalho. Características da nossa gente. Cidadão analfabeto, porém dono de uma loquacidade sem par prendia a atenção de todos com o seu modo espirituoso de explanar qualquer assunto. Segundo o saudoso médico e escritor varzealegrense Jose Ferreira, “Zé Felipe era, acima de tudo um sujeito prestimoso, bom, honesto e respeitador que com suas brincadeiras e piadas, diferia profundamente desta miríade de austeros e circunspectos cidadãos, sob cujas máscaras se oculta a mais vergonhosa falta de vergonha e pudor”.
Tendo nascido a 12 de dezembro de 1902, Zé Felipe trabalhou desde muito jovem, assumindo múltiplas e diversificadas funções. No entanto, o seu sarcástico senso de humor muitas vezes seria determinante para recorrentes demissões. Situação que não lhe constituía razão para lamentos ou preocupações. “Pra mim não existe tempo ruim. Nem dor de dente me tira a vontade de rir”, costumava desculpar-se. Determinado a prover-se financeiramente de forma autônoma, decidiu-se pela profissão de “chofer de praça” adquirindo um velho automóvel Ford 1929. Amealhando algumas parcas economias, compraria em seguida um caminhão Chevrolet, cuja carroceria de madeira conferia-lhe graciosidade e extravagância. Passaria, então, a transportar semanalmente carradas de algodão (o tal “ouro branco que fez nosso povo feliz”, segundo a inspirada letra do baião Algodão de Zé Dantas gravada pelo Rei do Baião Luís Gonzaga) com destino a Campina Grande, na época principal entreposto comercial da cultura algodoeira no nordeste.
Incontáveis são os “causos” que ilustram a inteligência e a espirituosidade sempre presentes neste nobre cidadão varzealegrense. Numa certa oportunidade, ocorrida durante um inverno torrencial que castigava Várzea Alegre, Zé Felipe deixava a cidade em direção à Paraíba, transportando vultuosa carga de algodão. A poucos quilômetros da cidade, (mais precisamente a altura do sítio Caiçara, na Zona rural do município), o veiculo veio a atolar-se. Percebendo o contratempo ocorrido com o solitário motorista, alguns solidários habitantes daquela localidade, começaram a aparecer, logo se formando uma relativa aglomeração. Prestimosos, ofereceram-lhe ajuda. Eram, porém franzinos de estatura muito baixa e tinham as cabeças “enterradas nos pescoços”. Constituíam, portanto um farto ingrediente para o gênio irônico e malévolo de Zé Felipe. Após algumas frustradas tentativas, os já exaustos e enlameados “caiçarenses” conseguiram fazer com que o caminhão finalmente transpusesse o lamaçal. Em tom de debique, já posicionado a cabine do veículo, Zé Felipe agradeceu-lhes – “Obrigado meus amigos! Estou indo a Campina Grande e quando eu voltar, trarei um saco de pescoços pra vocês!” Revolta geral!
Zé Felipe foi o “descobridor” e principal divulgador de muitos dos contrastes que atualmente imprimem notoriedade a nossa cidade. Foi casado com a Sra. Virgínia Felipe de Souza e deixou um casal de filhos, Dorgival e Aldeide.
FONTE :
Monografia da Srª Mª Eunice Diniz Moreno.
Universidade Católica do Pernambuco
Curso de Licenciatura em História
Divisão Historia e Patrimônio Cultural
Profª Emanuella Ribeiro.
Adaptação e complementos – Cláudio Sousa.
QUER SABER MAIS, DIGITE NA PARTE SUPERIOR NO QUADRADO DE BUSCA...
terça-feira, 29 de março de 2011
MARIA DE BIL - UMA MARTIN VARZEALEGRENSE
A secretaria de cultura e turismo de Várzea Alegre promoveu neste último domingo 27, a 7ª Romaria à capela de Maria de Bil. Neste anos três ônibus foram destinados para as pessoas que deslocaram por volta das 05:30 da manhã com destino a residência de Paulo Santiago e Bebé no Bairro Sanharol, onde sempre é ofertado um café da manhã aos cerca de 300 participantes. Nessa caminha se mistura a cultura popular coma religiosidade. Elonmarcos rezando um terço nas cruzes ficadas ao longo da subida e ao chegar na capela, a pregação do Evangelho. E a banda de pífanos do Bairro Varjota, que nos intervalos da reza anima os presentes com tradicionais toques sempre de caráter religioso. Esse ano tivemos também a participação do Sr Francisco Menezes(Chiquinho Menezes do Roçado de dentro que aos seus 78 anos subiu a serra tocando fole de 8 baixos fazendo recordar os velhos tempos. Se fez presente o vice-prefeito Tibúrcio Bezerra, que falou da importância do evento para o município, o Secretario de Cultura e Turismo, Dr Hélio Batista falou que já se faz obrigação manter este evento.
Abaixo confira um pouco da historia dessa Martin Várzea Alegrense.
ASSALTOS SE REPETEM NO INTERIOR
No dia 04 de janeiro 2011 dois homens armados invadiram uma casa lotérica no Cedro, por volta das 14h . Eles anunciaram o assalto e levaram uma quantia de R$ 12.900. Após recolher o dinheiro, os bandidos fugiram numa moto Honda Broz tomando rumo ignorado. A ação dos bandidos foi registrada pelo sistema de câmeras da agência, a polícia continua as investigações para prendê-los.
E hoje 29 de março 2011; o fato repetiu-se. A Casa Lotérica de Cedro é assaltada, dois elementos por volta das 10:00 da manhã assaltaram a agencia sendo perseguidos e presos
A casa lotérica de Cedro, que fica na rua senador João Tomé, centro da cidade, segundo a PM de Cedro a quantia assaltada e recuperada foi no valor de 4.760 R$. os dois elementos estavam em uma moto Yamarra de placa NUO 5418 inscrição do município do Crato(moto roubada). Participaram da ação com rapidez e êxito, a conhecida Equipe "Carcará". Composta pelo PM Roberto, PM Miller, PM Marcelo e PM Primo.
segunda-feira, 28 de março de 2011
Acróstico da minha terra - Por Mundim do Vale
Alegre por natureza
Rimada como amante
Zelada como princesa,
Esculpida é diamante
Agredida é indefesa.
Amada por sua gente
Local de paz e alegria
Espaço para a semente
Germinar a poesia.
Recanto sempre atraente
Estrada da harmonia.
Mundim do Vale
sábado, 26 de março de 2011
CHICO DE AMADEU EM VERSOS
Se estivesse entre nós
Setenta e sete hoje faria
Ainda escuto a sua voz
Que nos trouxe tanta alegria
Nascido em trinta e quatro
E seu pai quase beato
Chamado seu Amadeu
Uma boa instrução
Dentro da religião
Desde cedo ele lhes deu
Filho de Seu Amadeu Siebra
E também de Dona Santa
Desde cedo sua mãe
Encobrindo em uma manta
Lhes levava pra igreja
Era sempre essa peleja
Para o filho catequizar
E Chico ia satisfeito
Mas o que ele fez direito
Foi aprender a tocar
Foi assim mesmo observando
Dona Luizinha Norões
Que o nosso Chico aprendeu
Suas primeiras lições
Na igreja tinha uma harmônica
Que dona Luizinha afônica
Tocava mas não cantava
Chico de Amadeu ensaiou
Pediu pra tocar e encantou
Quem ali presenciava
E dali foi só um passo
Para a sanfona encontrar
Quando estava num forró
Vicente Leandro a tocar
Uma parte ele tocou
E todo povão gostou
Alguém dizia mais uma
Ele tocou Asa Branca
Essa musica que a tanta
Gente, a ela acostuma
A sua primeira sanfona
Veio do Rio Grande do Sul
Era vermelha com branca
Não tinha nada de azul
Partido que seu pai gostava
Nele sempre trabalhava
Na festa de São Vicente
Chico se botou tocar
Aqui no nosso lugar
E em terra adjacente
Ensaiou bem e aprendeu
Tocar saudade de matão
Executava linda brejeira
Com a alma e o coração
E outras que o povão gosta
Na Casa de Manoel Costa
Foi sua primeira festa
Pois ele foi vencedor
Pra o cargo de vereador
Muita gente dançou nesta
E a fora do município?
Foi pras banda do Quixadá
Na Ceará Radio Clube
Também apresentou-se lá
De João Satiro o casamento
Ninguém viu um só lamento
Por lá só teve alegrias
Pois ali ninguém protesta
Foi a sua maior festa
Foi duas noites e dois dias
"Deusa" e "Chegou Chegou
A festa de São Raimundo"
Nessas suas duas musicas
Foi muito mais que profundo
Em Deusa estar a paixão
Em São Raimundo a devoção
Desde cedo devotada
O seu pai aconselhou
Sua mãe lhes ensinou
A religião amada
Trabalhando na saúde
Foi servido do estado
Duas vezes vereador
Teve seu nome aclamado
Não foi somente por sorte
E de Antonina do norte
Teve título de cidadão
E em Nobres Matogrosso
Seu nome foi um colosso
Lá naquela região.
Várzea Alegre sente a falta
Desse homem fenomenal
O forro do CSU
E o recreio social
Sua falta é verdadeira
Em sua voz linda brejeira
É melhor que com Gonzagão
Não to sendo pretensioso
Mas seu timbre melodioso
Está no meu coração.
O seu nome em uma praça
Várzea alegre vai colocar
Mas era muito bom se povo
Não quisesse apelidar
A praça com outro nome
Que homenageado se some
Não somente eu lamento
E falo sem brincadeira
Que a praça Padre Vieira
Hoje é praça do jumento.
sexta-feira, 25 de março de 2011
CHICO DE AMADEU - O MAIS POPULAR DOS SANFONEIROS VARZEA ALEGRENSES
Foi sua primeira professora a senhora Zulmira Siebra Leite, tendo o mesmo cursado apenas o que hoje equivaleria a 3ª série do ensino fundamental.
Tornou-se um exímio tocar de sanfona, sendo que o primeiro instrumento a ser tocado por ele foi o cavaquinho. Por influencia dos pais freqüentava assiduamente a Igreja católica onde a senhora Luizinha Norões tocava Harmônica, o que lhes chamava atenção deixando-o desejoso de executar tal instrumento, mas não tinha coragem de pedir que ela lhes ensinasse. De tanto observar a senhora Luizinha tocando, achou ele que também poderia executar tal instrumento. Pedindo para que o seu pai falasse com o padre para que ele pudesse realizar o seu sonho. E foi assim mesmo apenas observando que ele aprendeu a tocar. E tudo teve inicio ensaiando o Hino a Nossa senhora e com exatos 15 dias em maio de 1950, já tocava a sua primeira missa.
Dois anos depois Vicente Leandro comprara uma sanfona e estava tocando um forró. Seu Chico pediu pra tocar e ele deixou. E foi assim que iniciou-se como sanfoneiro executando a música Asa Branca.
Nessa época o mesmo era comerciário. No ano de 1951, ajudado por seu pai e seus amigos, comprou a sua primeira sanfona que veio de Bento Gonçalves no RS para o Banco do Brasil de Crato. Com a chegada da sanfona aí sim ele dedicara-se firmemente aos ensaios começando pelo desafio de executar a valsa Saudade de Matão. Doze dias depois tocava sua primeira festa no Sítio Olho D água comemorando a vitoria de Manoel Costa que havia sido eleito vereador. O sucesso da festa foi a volta da Asa Branca. A primeira vez que tocou fora do nosso município foi em Quixadá. Aos 17 anos foi convidado para inauguração da Radio Espinhara de Patos na Paraíba. E aos 19 anos fez apresentação na Ceará Radio Clube, levado por seu Amilton Correia tendo sido também convidado a tocar na Radio Borborema de campina Grande. Aos 21 anos ingressa no serviço público na função de guarda sanitário, sendo logo em seguida promovido a Fiscal de Saúde do Estado, tendo aposentado-se como servidor público.
Casa-se no ano de 1954, com a Srª Maria Ivete Diniz, com quem teve nove filhos.
Foi eleito vereador para duas legislatura, a primeira de (1982-1986), época em que foi prefeito o Sr Josué Diniz, a segunda de (1994-1998)
Quando foi prefeito pela terceira vez o médico Pedro Sátiro.
Além de projetá-lo como artista, a musica também fez multiplicar o seu ciclo de amizades. No ano de 1984 cantou com messias Holanda em um Clube na cidade Iguatú e com o rei do Baião Luis Gonzaga no encerramento da Expocrato, onde executou divinamente bem e se fingindo de cego “o baião do cego”.
Viajou por vários lugares do país destacando-se a cidade de São Bernardo do Campo São Paulo, quando no ano de 1984 foi em excursão pela primeira vez, fato que, repetiu-se por 19 vezes e 5 para o Paraná.
A ele atribui-se a composição de duas músicas, “Deusa” e “Festa de São Raimundo”.
Em 1996 perde a sua grande companheira, a sua esposa Ivete, fato que visivelmente abalou o artista. Justamente a 08 de março dia internacional da mulher.
Várias artistas locais estiveram compondo o grupo Chico de Amadeu, principalmente os filhos destacando-se Siebra e katiane que apresentavam-se cantando, (nenhum dos filhos deu seqüência ao trabalho do baio tocando acordeom), o baixista Gilberto, o zabumbeiro e baterista Roberto de Freitas, e o e companheiro de muitas jornadas Expedito do Pandeiro.
A maior festa tocando, segundo o mesmo, foi a comemoração pelo casamento do Sr João de Sátiro, tendo tido duração de dois dias e duas noites. Tendo sido a musica sabiá de Luiz Gonzaga a mais pedida.
Aos que inicia-se na arte deixou o seguinte recado. “Estude, treine diariamente e não beba”.
Faleceu a 16 de fevereiro de 2009.
quinta-feira, 24 de março de 2011
24 de Março - Dia de Combate a Tuberculose
quarta-feira, 23 de março de 2011
CONVITE
A ESCOLA Dr. PEDRO SÁTIRO COMPLETA SEUS 40 ANOS DE FUNDAÇÃO.
E CONVIDA TODA COMUNIDADE PARA JUNTOS COMEMORARMOS.
26 / 03 - SERESTA BAILE COM JOÃO DINO - 22:00
28, 29, E 30 / 03 - JOGOS FRANCISCO OTACILIO MARIANO
31 / 03 MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS - 09 :00HS
IDEIAS SE ENCONTRAM, MÃOS FORAM ESTENDIDAS E CAMINHOS TRILHADOS.
terça-feira, 22 de março de 2011
7ª ROMARIA A CAPELA DE MARIA DE BIL
Obrigado Maria - Por Luiz Lisboa.
Dificil saber a hora
Mas ao romper da aurora
Já chegando a luz do dia
É quando o Bil se levanta
E com um nó na garganta
Vai gritando Maria
Mulher tu faz um esforço
E vai levar meu almoço
Antes que der meio dia
Feito um passaro sem asa
Sai cedo de casa
Sabendo que jamais voltaria
Levando em sua mente
O sonho mais inocente
Ter quem ele mais queria
Todo momento olha a hora
Tem que ser agora
Vou encontra com Maria
Maria de longe ver o BIl
Mesmo cansada sorria
Seu fim ela não previa
Era aquele o momento
De dor e de sofrimento
Sua ultima agonia
Maria desmaiando de dor
A faca do seu amor
Mais uma vez lhe feria
O sangue ficou na terra
Uma cruz la na serra
O local indicaria
Agora uma ermida
Que de longe nos convida
E que nos da alegria
Em louvores o povo canta
Os seus poderes de santa
Quanto nos da alegria
Agora confesso um segredo
Venho pedir pelo dedo
Que o meu irmão quase perdia
E venho agradecer
Não sei rezar,só sei dizer
MUITO OBRIGADO MARIA.
Poesia copiada do blogdosanharol
www.blogdosanharol.blogspot.com/2010/10/obrigado-maria-por-luiz-lisboa.html
segunda-feira, 21 de março de 2011
Varzeaalegrese lança livro em Fortaleza
A escritora narra histórias da infância e passagens de sua vida em nossa cidade. Maria Otília faz questão de citar que a obra tem o objetivo de “sacudir” a memória do povo de Várzea Alegre, num brinde à inteligência da população varzealegrense.
sábado, 19 de março de 2011
EM VÁRZEA ALEGRE PT A UM PASSO DO PODER
RECADO PRA SÃO JOSÉ - Por Mundim do Vale
Esse verso foi desenvolvido em um ano de seca.
Hoje é apenas uma homenagem a São José
São José, meu São José
Escute o recado meu,
Eu rezei cum muita fé
Mais por aqui num chuveu.
Se o Sinhô tá ocupado,
Preste atenção no recado
E arranje um ajudante.
Mande ele descê pra cá,
Mode vê seu Ceará
Cuma tá istravagante.
Se alembra aquela capela
Qui eu butei o nome seu?
Eu rezei foi muito nela
Mais nem um pingo chuveu.
Se São Pedo é seu amigo,
Faça um apelo sufrido
No nome desse fiel.
Amostre o nosso sofrê,
Prumode ele distrocê
As torneiras aí do céu.
Os pé de mi qui prantei
Já secou tudo no chão,
E agora eu tombém sei
Qui vou perdê meu feijão.
O meu arroz já tá mucho,
Já sinto um ronco no bucho
Num posso nem trabaiá.
Já tá chegando o seu dia,
Peça licença a Maria
E olhe pro Ceará.
Nosso povo quando ora
O Sinhô é o prifirido,
Mais agora a gente chora
Vendo o ligume perdido.
Mais se meu Santo subé,
O tamãe da nossa fé
Talvez quebre o nosso gái.
Mode nóis do Ceará,
Num pricisá saquiá
Nem a ninguém dá trabái.
Meu Santo nóis agradece
Se o Sinhô atendê,
O Ceará num isquece
De uma prece oferecê.
Se São Pedo é coerente,
Bondoso e eficiente
A você sei qui num nega.
Mais sem querê abusá,
Vá dipressa precurá
Esse Santo seu colega.
Não quero qui o Sinhô pense
Qui é nóis qui somo inzigente,
É pruquê o cearense
Já veve muito carente.
Nóis só pede a sua mão,
É pruquê o nosso chão
Tá quente qui nem braseiro.
Se meu recado chegá,Faça o favô de oiá
Meu São José padroeiro
Copiado do Blog do Sanharol
www.blogdosanharol.blogspot.com
sexta-feira, 18 de março de 2011
AS SETE MARAVILHAS DE VARZEA ALEGRE - Por Mundim do Vale
2 - A IGREJA DE SÃO RAIMUNDO
3 - A FESTA DO PADROEIRO
4 - O HOTEL MUNICIPAL
5 - O CLUBE RECREATIVO
6 - A BANDA DE MESTRE ANTÔNIO
7 - A LAGOA DA CIDADE.
A terra de São Raimundo
Tem maravilhas também,
Assim como tem no mundo
Várzea Alegre também tem.
A gente fica encantado,
Com O RIACHO DO MACHADO
Quando desce com a enchente.
Tem a força de um trator,
A rapidez de um condor
E elegância de serpente.
A IGREJA DE SÃO RAIMUNDO
Que tem na frente um cruzeiro,
Acomoda todo mundo
Na FESTA DO PADROEIRO.
Uma festa de oração,
Que aproxima o cristão
Na mais completa harmonia.
Onde todo bom fiel,
Recebe a bênção do céu
Em frente da sacristia.
O HOTEL MUNICIPAL
Na sua bela estrutura,
È o nosso cartão postal
Com requinte e com moldura.
Fica bem localizado
Lugar privilegiado
De hotel de qualidade.
Tem o setor restaurante,
Que agrada o visitante
Quando visita a cidade.
Lá não falta o incentivo
Para a boa diversão,
O CLUBE RECREATIVO
É o melhor da região.
Faz a festa de natal,
De São João, de carnaval
E também de debutante.
Tem boa diretoria,
Que recebe com alegria
O nosso bom visitante.
A BANDA DE MESTRE ANTÔNIO
É difícil descrever,
Nosso maior patrimônio
Na salva do amanhecer.
Depois tem no meio dia,
Novamente a sinfonia
De instrumento afinado.
Mestre Chagas na regência,
Com bastante eficiência
Executando um dobrado.
A LAGOA DA CIDADE
Nossa sétima maravilha
Que fizeram uma partilha
Não ficou nem a metade.
Mais ainda tem encanto,
Porque pertence a um santo
Que vai devolver pra gente
Aquela lagoa bela,
Sem ninguém mandando nela
Como era antigamente.
Assim como esse versinho
Rimado com o coração,
A cidade tem carinho
Com o visitante irmão.
Pra ela é sempre um prazer,
Todo dia receber
Visita com amizade.
Venham com suas famílias
Para ver as maravilhas
Que tem na nossa cidade.
Raimundinho Piau
06-12-96
quarta-feira, 16 de março de 2011
Os primeiros animais de origem exótica, como os leões, camelos, ursos e elefantes, foram adquiridos de circo particular e os animais da fauna silvestre brasileira, como onças e galos da serra, foram adquiridos em Manaus.
A inauguração do Zôo, inicialmente prevista para janeiro de 1958, foi adiada devido as fortes chuvas daquele ano e no dia 16 de março foi inaugurado oficialmente o Zoológico de São Paulo apresentando 482 animais.
O Zôo de São Paulo tornou-se a primeira instituição brasileira a propor e participar em diversos programas de recuperação de espécies brasileiras seriamente ameaçadas de extinção, tais como os micos-leão, os pequenos felídeos neotropicais, arara-azul-de-lear e ararinhas-azuis, bisão europeu, cachorro do mato vinagre, condor, o unico leopardo das neves do Brasil, urso de óculos.
Educação e Qualidade de Vida"
Veja ainda um pequeno vídeo
Postagem de Damião Ferreira da Silva
terça-feira, 15 de março de 2011
DIA DO CONSUMIDOR
Todo ser humano é um consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram apartamentos, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio.
As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador. É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor.
O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.
Mas para que todos consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.
segunda-feira, 14 de março de 2011
DIA DA POESIA 2
POR JOSE AUGUSTO LEITE
Meia-noite, meia-noite!
Acorda, escuta Belém!
Canta o galo anunciando
Que nasceu o Sumo Bem.
Numa pobre manjedoura
Entre os irracionais
Nasce o sol da meia-noite
Para a glória dos mortais.
Nasce pobre. O pobrezinho
Não tem berço e nem cortina
Sente frio, está envolto
Numa faixa muito fina.
Chora Jesus pequenino
Fitando o olhar materno
E ao seu vagido divino
Acorda e treme o inferno.
Chora Jesus. Lá no céu
Brilha a estrela do Senhor
Anunciando ao mundo
Que nasceu o Redentor.
Nasceu pobre cá na terra,
Aquele que fez o céu
Mas se ouve nas alturas
Glória in excelsis-Deo
Mensageiro do Senhor
Descendo lá das alturas
Vem trazer a boa nova
Para as pobres criaturas.
Ao chegar os pastorinhos
Com presentes carregados
Jesus estende os braçinhos
Sorri aos recém-chegados.
Jose Augusto de Lima Siebra - Grande e notavel poeta varzealegrense.
Copiado do
Postado por Blog do SanharolDIA DA POESIA
Está parado o ramo de oliveira
E muito triste o céu da Palestina
Três horas. Lá no céu o sol declina
Queda silente a natureza inteira.
Jesus, o bom Jesus a fronte inclina
Deita da face a lágrima primeira
Do peito exala a ânsia derradeira
Morre na cruz suspensa na colina.
Escuta calmo o glauco mar profundo
Há um silêncio tal em todo mundo
Que a própria hierarquia desconhece.
A mãe do Verbo a fronte ao céu erguia
E ao supremo soluço de Maria
A terra treme, o sol empalidece.
domingo, 13 de março de 2011
CARNAVATEBOL - FUTEBOL DOS CONTRASTES
Varzealegrense e Lavras entraram em campo com um só pensamento ser Campeão. Mas, a equipe Lavrense foi pega de surpresa logo aos três (03) minutos de jogo, depois de um deslize de seus defensores Chumbinho fez o primeiro gol do Varzealegrense. Com esse resultado Lavras foi em busca do gol de empate, mas na hora da finalização não conseguia a conclusão perfeita, era visivel a pressa de empatar o jogo e talvez isso tenha atrapalhado o desempenho do time. Pra ficar ainda mais dificil a situação, Beto fez dois a zero ainda no primeiro tempo. Na volta pro segundo tempo Lavras continuou sem se encontrar em campo nada dava certo, novas chances surgiram mas nada de gol, e de novo Beto fez mais um. Final Varzealegrense Campeão 3 Lvras 0. A Primeira Copa Regional Master de Futebol, contou com a participação de doze (12) equipes das cidades de Lavras, Cedro, Grangeiro, Farias Brito e Várzea Alegre. Como Premio o Campeão levou, R$1.000.00 mais Trofeu e Medalhas, o Vice Campeão R$500.00 e também Trofeu e Medalhas. Realização: LDV - Liga Desportiva Varzealegrense. Apoio: Comesp - Coordenação Municipal de Esporte. Patrocinio: Governo Tempo de Crescer, Prefeito Zé Helder. Time do Varzealegrense Campeão.
DADOS E IMAGEBS- www.batebolanacultura.zip.net
sábado, 12 de março de 2011
AGRICULTURA VARZEAALEGRENSE EM NUMEROS
Tendo nos gestores desses órgãos em nosso município pessoas compromissados com a ética no trabalho e o zelo pelo bom desempenho das funções e os seus nomes perante a nossa cidade. Devido a isto, os programas tem beneficiado diretamente a quem de direito. Haja vista a redução no número de beneficiados em alguns programas visto que algumas pessoas perdem os pré-requisitos ou geralmente melhorarem de renda.
Programa garantia safra – na safra 2009/2010 um número de 3811 agricultores. Já na safra 2010/2011, apenas 3682 tendo uma baixa 129 participantes o programa garantia safra é um programa do governo federal em parceria com os estados e municípios, sendo que o agricultor para participar tem que pagar uma taxa de adesão que para esta safra custou a quantia de 6, 40. Sempre que há expectativa de um bom inverno, existe baixas na participação, devido aos agricultores acreditarem que naquele ano o governo não irá pagar a referida indenização que só é paga após avaliação de perda da lavoura quer seja por secas ou por enchentes.
Já o Hora de Plantar programa do governo do estado que distribui sementes selecionadas beneficiou em nosso município no ano 2010, 1213 agricultores com a entrega de 40.990 kg de sementes de arroz, milho híbrido, feijão e amendoim. Para a safra 2011; foram beneficiados 1102 agricultores recebendo o montante de 39. 730 kg de sementes.
A perspectiva para este ano é de uma boa safra até o presente momento as chuvas como fala o homem do campo tem sido muito boas para as plantações. Fazendo um comparativo com o não passado que no mês de janeiro chovera 105mm, neste mesmo mês deste ano choveu 185,2. Em fevereiro do ano passado chovera 46,4mm, este ano alcançou a marca de 257mm. Com essas chuvas o nosso maior reservatório de água que abastece a cidade e tem capacidade de armazenamento avaliada em 21 milhões de metros cúbicos, já estar com 82,63% da sua capacidade. já existindo uma grande expectativa para vermos as aguas passarem pelo seu vertedouro.