sexta-feira, 13 de maio de 2011

DR. ALUISIO MÁXIMO DE MENEZES

HUMILDADE em PESSOA por uma DÁDIVA de DEUS



Há exatos seis anos, por volta das 17 hs uma multidão de Várzeaalegrenses choravam a dor da perca da separação de um dos seus filhos. Falamos aqui do Jovem Médico Dr Aloísio Menezes, nos poucos anos que exerceu aqui a medicina o seu destaque não foi apenas como profissional, assim como também em sua vida particular a humildade simplicidade do Dr Aloísio eram características marcantes em sua personalidade. Por compromisso do trabalho não pude estar presente, os que lá estiveram relataram-me quão grande fora a emoção. É mais que pregado pelos Ministros da Fé que devemos lembrar, os nossos entes queridos que já nos deixaram, com alegria por saber do seus feitos aqui e pela Fé de já estarem em Deus. Mas é plena demagogia dizer que nesses dias não temos também no mais fundo dos nossos corações um véu de Saudades e tristezas.
Várzea Alegre é grata a Deus pelos poucos dias que o Dr Aloísio esteve conosco pois com certeza foram mais que marcante. Dr Aloísio estará sempre vivo na nossa memória.
Cláudio Sousa
DR. ALUISIO MÁXIMO DE MENEZES

No dia 8 de maio de 1962, nascia no bairro Sanharol (cidade de Várzea Alegre - Ceará), o menino Aluísio Máximo de Menezes, filho do casal Raimundo Batista de Menezes e Raimunda Mendes de Menezes. Aluisio cresceu no seio de uma família íntegra, compartilhando as alegrias junto dos seus cinco irmãos José Wilton de Menezes, Maria Mendes de Menezes, Antonio Ênio Máximo de Menezes, Francisco Máximo de Menezes e Raimundo Batista de Menezes Filho. Ali, crescendo, em usufruto do amor socializado com a família, precisou atender ao chamado do aspecto social de vida, na mais extensiva trajetória:

TRAJETÓRIA ESCOLAR / ACADÊMICA
Em 1970, foi alfabetizado pela professora Dona Lucier Aquino.
De 1971 a 1974 (na Escola José Correia Lima) fez da 1ª a 4ª série.

De 1975 a 1978 prosseguiu os estudos (Colégio São Raimundo Nonato) - cursando da 5ª a 8ª série.

Viajou para a capital Fortaleza, onde cursou do 1º ao 3º ano científico (Colégio Cearense Sagrado Coração), de 1979 a 1981.

Em 1982 - Prestou exame vestibular para o curso de Engenharia Mecânica (UFC), foi aprovado, mas cursou apenas dois anos e logo desistiu, pois seu desejo era ser médico. E em 1984, na mesma Universidade, fez vestibular para Medicina e foi aprovado.

De 1984 a 1990 - Fez Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC. E para tamanha alegria sua e da família, consagrou-se médico (Dr. Aluisio Máximo de Menezes).

PONTIFICADO PROFISSIONALMENTE, ASSUME A FUNÇÃO
Chegando a Várzea Alegre, atua como Médico Ginecologista e Obstetra, no Hospital - Casa de Saúde São Raimundo Nonato (de 1990 a 2005). Entregou-se, então ao ofício de salvar vidas, aliviar a dor de muitos e encaminhar os enfermos à cura. Destacou-se como pioneiro em diagnóstico por imagem, na Clínica São Raimundo Nonato. Foi médico efetivo do Pronto Socorro Municipal, atualmente o CAIS - Centro de Assistência Integrada à Saúde. Preocupado com a atualização profissional, participou de vários Congressos e jornadas médicas sobre ginecologia e obstetrícia. Fez cursos de ultra-sonografia, oncologia ginecológica, ginecologia infanto-juvenil, mastologia, sexologia, reprodução humana, esterilidade conjugal e patologia cervical. Era um dos profissionais mais credenciados, tendo pertencido aos quadros da AMB - Associação Médica Brasileira, SOCEGO - Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, SOBRAC - Sociedade Brasileira de Climatério e agraciado com o TEGO - Título Especialista Ginecologia e Obstetrícia.

VIDA POLÍTICA E RECONHECIDA PELA SOCIEDADE
Portando tamanho conhecimento, Dr. Aluisio logo despontou como um grande profissional na área da Medicina. O seu jeito tímido deu lugar ao homem capacitado e comprometido com o seu ofício de médico. E reconhecido pelos seus méritos de bom profissional, foi convidado a assumir a pasta da Secretaria de Saúde, no período de 1991 a 1992 (Gestão de João Francisco) e no período de 1993 a 1996 (Gestão de Dr. Pedro Sátiro), sendo esta gestão marcada pela implantação do Centro de Nutrição, localizado no Bairro Patos. Foi também diretor do Pronto Socorro Municipal, atualmente CAIS - Centro de Assistência Integrada à Saúde. Na política se destacou como articulador e coordenador de campanha. Foi um líder de confiança e de decisões acertadas. Por várias vezes, teve o seu nome citado na lista de candidatos a cargo de prefeito de Várzea Alegre, não chegando a se candidatar nenhuma vez. Diante da sua experiência, foi convidado pela atual Gestão (Prefeito José Helder Máximo de Carvalho) para assumir a pasta da Secretaria de Saúde. Por três meses, esteve à frente da Secretaria, porém, alegando falta de tempo para conciliar os trabalhos como Secretário, médico da Casa de saúde São Raimundo Nonato e, ainda, atender em sua Clínica particular, acabou deixando a Secretaria. Ainda assim, o Dr. Aluisio não se afastou totalmente da Secretaria. A pedido do Prefeito Zé Helder, ele ficou como assessor especial da saúde do Município. Pena que a vida, prematuramente, acaba nos pegando de surpresa. E foi quando...

UM SILÊNCIO, UMA LÁGRIMA E UMA SAUDADE
A vida parece fechar as portas abstratas, sorrateiramente instigadas pela dor que nos faz silenciar a voz. Por um instante podemos ver, tão de repente, cortinas de todas as hipóteses serem encerradas em um silêncio. Fechamos os olhos e acordamos para a vida que o Senhor Jesus tem reservado para nós, junto ao PAI.

O mundo, muitas vezes, fala aos pequeninos por parábolas, em que nelas não podemos ler a capacidade dos homens, nem tampouco podemos suportar a iminência da dor e da saudade.

Com dores no peito e sintomas de infarto, o médico Dr. Aluisio Máximo de Menezes deu entrada, na manhã do dia 10 de maio de 2005, na Casa de Saúde São Raimundo Nonato. Dali foi transferido para o Hospital da UNIMED, na cidade de Iguatu. Depois para a capital Fortaleza, onde faleceu na sala de cirurgia, quando os médicos tentavam fazer uma cirurgia para correção de um aneurisma dessecante do coração.

Era 11 de maio de 2005, quando Várzea Alegre acordava em silêncio. Quão grande era o silêncio e a dor envolta no coração de cada varzealegrense, que nem os pensamentos suportavam dizer alguma coisa, senão o expressar das lágrimas a rolarem em cada rosto triste e marcado pela dor. Na cidade, parecia que os sinos badalavam durante a madrugada, sem que produzissem som. Dr. Aluisio estava nos deixando como amigo, filho, irmão, companheiro, colega de trabalho, conterrâneo ilustre e, acima de tudo, como um grande profissional da saúde.

TRISTEZA E COMOÇÃO NO ADEUS AO EX-SECRETÁRIO DR.ALUISIO
As cenas de choro. Pessoas tristes pelos cantos da cidade. Amigos a lamentarem a perda (não apenas do médico), mas do amigo ALUISIO. Comoção constante no adeus do ex-secretário de saúde Dr.Aluisio Máximo de Menezes, na tarde de 12 de maio de 2005. Uma multidão emocionada acompanhou o velório.

E assim se registra parte da história de uma "HUMILDADE em PESSOA por uma DÁDIVA de DEUS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário