sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EEEP. DR. JOSÉ IRAN COSTA - CURSOS OFERECIDOS EM 2012 - CONFIRA O PERFIL DE CADA UM

Cursos Profissionalizantes da EEEP Doutor José Iran Costa – Várzea Alegre

Mecânica

Guia da Profissão


O crescimento da produção industrial no País é significativo para o incentivo à especialização da mão de obra para o mercado de trabalho. O técnico em Mecânica integra essa demanda tão solicitada pelos vários ramos do setor secundário da economia brasileira. O estudante dessa área desenvolverá, ao longo da sua formação, competências e habilidades, como espírito crítico, criatividade e avançada formação tecnológica.
Dessa forma, faz-se necessário formar profissionais habilitados a desenvolver atividades de caráter técnico e profissional, de acordo com a legislação em vigor e numa perspectiva de desenvolvimento social, econômico e político. O Curso Técnico em Mecânica tem como objetivo habilitar o aluno em planejamento, controle e supervisão de processos de usinagem, montagem, instalação, manutenção e desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos.
Ele poderá exercer atividades em empresas públicas e privadas, que utilizem equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos, eletromecânicos, inclusive os assistidos por computadores, tais como: montadoras e concessionárias de veículos, empresas de ônibus, locadoras de automóveis e oficinas especializadas.

Formação


O Curso Técnico em Mecânica capacita o estudante para desenvolver as seguintes atividades: analisar projetos de máquinas e equipamentos mecânicos; interpretar desenhos de mecânica geral; esboçar peças e conjuntos; conhecer métodos e processos de produção de tecnologias de máquinas e ferramentas, materiais e processos de usinagem; aplicar corretamente as normas de mecânica relacionadas com a construção de máquinas e aparelhos.


Mercado de Trabalho


No campo de atuação, o técnico em Mecânica poderá atuar em qualquer tipo de indústria, desde que esta possua máquinas e equipamentos, como a automobilística, naval, química, petroquímica, alimentícia, metalúrgica, além de empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial.
Ocupações ligadas à área do Curso Técnico em Mecânica Industrial:
  • Auxiliar de Mecânica
  • Analista de Projetos
  • Gerente de Manutenção
  • Supervisor
Eletrotécnica

Guia da Profissão


A Eletrotécnica é um ramo da Engenharia Elétrica que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de gerar, transmitir, distribuir e armazenar energia elétrica. As usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares e, ainda, as linhas de transmissão, transformadores e instalações elétricas, de uma maneira geral, são de interesse dessa área.
Para ingressar nessa profissão, é necessário ter capacidade técnica, observação, precisão, responsabilidade e saber trabalhar em equipe. O profissional deve possuir conhecimento de redes elétricas, máquinas elétricas, comandos elétricos e eletroeletrônicos.
O Curso Técnico em Eletrotécnica capacita o aluno para planejar e executar a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança. A formação propõe o uso eficiente da energia elétrica, como base no desenvolvimento de projetos e edificações que funcionem em baixa tensão.

Formação


A grade curricular do Curso apresenta disciplinas que envolvem os seguintes assuntos: Eletricidade, Eletrônica Industrial, Máquinas e Equipamentos, Instalações Elétricas, Projetos Elétricos, Elementos de Automação, Instrumentação e Controle de Processos.

Mercado de Trabalho


Esse profissional pode trabalhar com vendas de produtos e também em indústrias de metalurgia, assistência técnica, telecomunicações e construção civil. As grandes empresas de produtos elétricos são as maiores empregadoras. Geralmente, o técnico em Eletrotécnica é contratado para atuar na área Comercial, de Manutenção e Projetos, para analisar e oferecer a melhor solução técnica para cada cliente. Outras boas contratadoras são as empresas de concessão de energia elétrica.
Ocupações ligadas à área do Curso Técnico em Eletrotécnica:
  • Operador de Instalações Elétricas
  • Inspetor Técnico
  • Supervisor de Manutenção Elétrica
  • Profissional liberal
Administração
Preparação para o mundo do trabalho

Curso desenvolvido simultaneamente ao ensino médio
Carga horária total de 1200 horas (distribuídas em três anos).
Exige estágio curricular supervisionado obrigatório .

Perfil profissional

As competências profissionais gerais do Técnico em Administração, estabelecidas pelo MEC, são:
  • identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à administração organizacional;
  • identificar as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relacioná-las com os processos de administração específicos;
  • interpretar resultados de estudo de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de administração;
  • utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos:
    • de pessoal;
    • de recursos materiais;
    • tributário;
    • financeiro;
    • contábil;
    • do patrimônio;
    • dos seguros;
    • da produção;
    • dos sistemas de informações.
Campo de atuação profissional :

O curso prepara o aluno para o mercado de trabalho, habilitando-o a exercer funções nas áreas administrativas de indústrias, do comércio e do setor de serviços.
Durante o curso, os projetos integrados e as visitas técnicas proporcionam ao aluno um visão sistêmica e abrangente sobre o funcionamento das empresas.

Secretariado

É um curso profissionalizante. Propicia condições para que os alunos desenvolvam as competências necessárias do Secretariado, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, envolvendo gestão empresarial, excelência no atendimento, processos administrativos, gerenciamento da informação e organização de eventos.
É o profissional que irá cumprir tarefas essenciais à empresa onde trabalha, como: organização e manutenção de documentos e arquivos de secretaria, classificação, registro e distribuição de correspondências, redação e digitação, recepção, controle de agendas e informações.
O profissional técnico em secretariado será preparado para desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal, com iniciativa e liderança no setor de trabalho, atendendo com eficácia os clientes internos e externos, acompanhando as novas tendências mercadológicas e valorizando sua posição no mercado de trabalho com ética profissional.
Carga Horária : 1200 h/a
Perfil profissional

O Técnico em Secretariado atua em empresas nacionais e multinacionais, em diferentes segmentos da economia, assessorando setores e pessoas visando atender aos objetivos e estratégias da organização.

1. Planejar e organizar a rotina diária e mensal da chefia/direção, providenciando pelo cumprimento dos compromissos agendados:
1.1 Organizar a agenda,
1.2 Organizar reuniões, elaborando listas de participantes, convocatórias, preparando documentação de apoio e providenciando pela disponibilização e preparação do local da sua realização, incluindo o equipamento de apoio;

2. Assegurar a comunicação da chefia /direção com interlocutores, internos e externos, em língua
portuguesa ou estrangeira:
2.1 Receber chamadas telefônicas e outros contatos, efetuando a sua filtragem em função do tipo de assunto, da sua urgência e da disponibilidade da chefia/direção, ou encaminhando para outros serviços;
2.2 Acolher os visitantes e encaminhá-los para os locais de reunião ou entrevista;

3. Organizar e executar tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/direção:
3.1 Selecionar, registar e entregar a correspondência urgente e pessoal e encaminhar a restante a fim de lhe ser dada a devida sequência;
3.2 Redigir cartas/ofícios, memorandos, notas informativas e outros textos de rotina administrativa.
3.3 Organizar e executar o arquivo de documentação de acordo com o assunto ou tipo de documento, respeitando as regras e procedimentos de arquivo.

4. Executar tarefas inerentes à gestão e organização do secretariado:
4.1 Controlar o material de apoio ao secretariado, verificando existências, detectando faltas e providenciando pela sua reposição;
4.2 Organizar processos, efetuando pesquisas e selecionando documentação útil a pedidos externos e internos de informação;
4.3 Elaborar e atualizar ficheiros de contatos bem como outro tipo de informação útil à gestão do serviço.
Postado pelo Professor Damião Ferreira - LEI - EEEP. Dr. José Iran Costa

Um comentário: