A obstetrícia é a especialidade da medicina que estuda os fenômenos da reprodução na mulher. Ela acompanha as mulheres grávidas durante a gestação, parto e pós-parto.
A obstetrícia começou a se estabelecer como atividade médica a partir do século XVI, mas em alguns locais o trabalho das parteiras ainda persiste. Modernamente, a obstetrícia combina o atendimento clínico à mulher grávida com um trabalho de orientação psicológica.
O médico obstetra é considerado o médico da Mulher, pois ele é responsável pelas orientações relacionadas à sua saúde.
Esse médico dá conselhos pré-gestacionais e acompanha a saúde do feto, o que permite identificar anormalidades precocemente e possibilita intervenções terapêuticas ainda no útero.
O trabalho de prevenção é realizado durante o pré-natal e tem auxiliado a diminuir as taxas de mortalidade infantil e materna. O objetivo da Assistência pré-natal é orientar a mãe quanto às modificações no organismo, modificações de hábitos alimentares e físicos, impedir que a paciente fique anêmica, orientar a mãe para um parto mais humanizado e uma gravidez saudável.
O obstetra deve alertar sempre as futuras mães quanto a doenças que possam afetar a ela e ao bebê, principalmente doenças como a rubéola e a toxoplasmose que podem causar problemas de visão, distúrbios de desenvolvimento, má formação e até mesmo o aborto.
É muito importante que o obstetra e a gestante tenham uma boa relação e confiança mútua para facilitar os exames e os encaminhamentos de uma gravidez.
Não poderíamos nesse dia de não recordar a dedicação humildade e os eficientes trabalhos do médico Aluisio Máximo de Menezes. Em seu nome a nossa homenagem a todos os demais obstetras da nossa cidade e toda região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário