quinta-feira, 19 de abril de 2012

POESIA - MONUMENTO AO PADRE VIEIRA -POR ANTONIO DE FREITAS


9 ANOS SEM O PADRE VIEIRA

No dia em que se completa 9 anos sem o nosso maior escritor Padre Antonio Vieira de Várzea Alegre à ele a nossa homenagem.



Na entrada da cidade
Construíram um monumento
Padre Vieira e um Jegue
Feito de barro e cimento
De modo extraordinário
Para provar que o vigário
É mesmo irmão do jumento

O monumento estar feito
Na entrada da cidade
No gancho das duas pistas
Como prova de amizade
Ao Padre e o jumento
Prestando nesse momento
Merecedora homenagem

O jumento é muito alto
O padre da é mesma altura
Foi Zé Helder quem mandou
Fazer aquela escultura
Formando um documentário
Em homenagem ao vigário
Divulgador da cultura

É na praça do triangulo
Lá no alto do tenente
Padre Vieira e o jegue
Virados para o poente
Tá bonito de se ver
É o tempo de crescer
Da várzea Alegre da gente

O Padre Antonio Vieira
Fez grande divulgação
Dizendo em todo Brasil
Que o jumento é nosso irmão
Não achem ruim se eu negue
Pois não sou irmão de Jegue
Do jeito que vocês são

Eu não sou filho de jega
Pra ser irmão de lopeu
O Padre Vieira era
Pois ele mesmo escreveu
Irmão do jegue eu não sou
Padre Vieira adotou
O jegue como irmão seu

Mas relativo a estátua
Ficou belo o monumento
Não é de carne e de osso
É ferro pedra e cimento
Fizeram com perfeição
O padre passando a mão
Na sarmelha do jumento

Por essa obra tão bela
Queremos agradecer
Ao gestor municipal
Desse tempo de crescer
Por tudo quanto ele fez
Várzea Alegre cada vez
Tá bonita de se ver

Zé Helder está trabalhando
Honrando nossa poeira
Tibúrcio como seu vice
Também ergueu a bandeira
Fazendo aquela homenagem
Perpetuando a imagem
Do Padre Antonio Vieira

Peço desculpas ao povo
Do comentário que fiz
Desculpa ao Jegue porque
Ser seu irmão eu não quis
Quem for irmão do ganjão
Diga Jegue meu irmão
Eu estou muito feliz

Zé Helder muito obrigado
Pelo trabalho que fez
Pois fez um jegue tão grande
Que se dividir dar três
Com o padre forçando o braço
Alisando o espinhaço
Do jegue irmão de vocês

   Poeta Antonio de Freitas

Sitio Gangorra 04 – 10 - 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário