quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

E o que é o Natal? As suas crianças sabem? Vivemos o verdadeiro sentindo?


Vocês sabem por que o dia 25 de Dezembro é considerado feriado? Ah, é fácil! É porque neste dia é comemorado o Natal!!!

Muito bem! Mas, o que é o Natal? Ah, também é fácil!! É o dia em que trocamos presentes; é o dia que é simbolizado pelo Papai Noel e pela árvore de Natal!!

ERRADO! MUITO ERRADO!!

O Natal é o dia em que se comemora o nascimento de Jesus. Lembram dele? Aquele que deu a vida para nos salvar? Pois é! Ele mesmo!
Neste dia temos o hábito de trocar presentes que simbolizam os presentes dados pelos Reis Magos a Jesus.

Mas, espera um pouco! E o Papai Noel? E a árvore de Natal?

Segundo alguns historiadores, a árvore de natal vem de remotos tempos antigos. Segundo estes, o costume nasceu quando, Isis uma deusa egípcia. 
Ísis teve o seu filho, Thamuz assassinado em uma floresta, em cima de um tronco apodrecido, e Ísis para não perder a majestade e a glória do filho, disse que Thamuz foi morar com seu Pai. No lugar em que morreu Thamuz, nasceu um pinheiro e esse pinheiro foi adorado por todos. 
Ísis ordenou a todos da sua terra (Egito - Assíria) que 10 dias antes da data do aniversário de Thamuz (25 do ultimo mês do ano "Dezembro"), todos deveriam colher flores e fazer miniaturas de pinheiros e por dentro de casa, e no dia 25 de Dezembro todos trocavam presentes em homenagem ao nascimento do deus sol.
   O Papai Noel é uma alusão a São Nicolau um velho que doava roupas e brinquedos a crianças.
Já para outros, o Papai Noel e a árvore de Natal são criações de Marketing, criados para alavancar o comércio e aumentar as vendas no final do ano segundo estes, quem os criou foi a coca-cola. Sendo estes mais uma invenção americana.

Mas de fato o que se ver é que Infelizmente, com o passar dos anos, a sociedade banalizou a figura de Jesus Cristo e a trocou pela figura do Papai Noel. Hoje, a maioria das crianças não sabe que no Natal deve se comemorar o nascimento do Deus filho. Até mesmo as religiões evangélicas esquecem de valorizar mais esse momento, esquecendo também de priorizar e divulgar tão importante fato. A sociedade em si esquece a Jesus e espera o Papai Noel chegar na noite de Natal. Chega a ser hilário. Uma criança esperando um presente de um ser que não existe e nunca existiu que chegará dirigindo um trenó que voa, puxado por renas amestradas, que nem se quer asas tem. Este ser então descerá por uma chaminé que não existe na casa dessa criança e deixará o presente embaixo da árvore de natal artificial decorada com neve que nunca caiu neste país.

Não quero aqui condenar as figuras do Papai Noel e da árvore de Natal. Afinal, eles sempre estiveram presentes na nossa infância, e trazem em si por trás do pano de fundo uma mensagem de amor esperança fraternidade. E nos carrega a um sentimento mesmo que inconsciente de algo bom. Mas, o que precisamos fazer é combater esse mal entendido, ensinando o verdadeiro significado do Natal e nunca permitir que Jesus Cristo seja trocado pelo Papai Noel.
Podemos sim continuar montamos nossa árvore de Natal e trocando os presentes na noite de Natal.
Mas o que não se deve esquecer é de, à meia-noite do dia 24 de Dezembro, de a Jesus Cristo, agradecer todas as graças alcançadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário