sábado, 28 de março de 2015

Nosso Povo; nossa Gente - Marconi Teixeira


Carlos Marconi Teixeira, nascido em Várzea alegre, aos 28 de março de 1956. Filho de José Teixeira de Morais e Maria de Lurdes Gonçalves Teixeira. De uma prole de 11 filhos e 2 casamentos do pai. Nunca fora dedicado aos estudos, gostava mesmo era das brincadeiras de criança e de criar pássaros, especialmente às espécies aquáticas. Teve os seus estudos iniciados em 1962, aos 06 anos, em uma Associação, a Faculdade de Ciências Econômicas Pedro Felício na cidade do Crato.Tendo como professora, Ceiry, filha de Seu Macial Pinheiro, estudando lá apenas 2 anos, voltando a estudar somente em 1967, aos seus 11 anos, já aqui em Várzea Alegre no Grupo Escolar, sendo nesse grupo sua primeira professora Luciê de Seu Nelinho. Em 68 estudou com a Srª Laís Iolanda Costa, com quem aprendeu a ler e escrever. Em 1969 estudou com Maria de Borginho no Grupo Escolar pela manha e tarde estudo particular com Dona Maria Siebra. Em 1970 estudou com Dona Socorro Bitú e a tarde com Dona Luzenir. Em 71 estudou com Dona Dayse Diniz. Em 72 Dona Isabel Bitú. Fez a sua primeira comunhão no ano de 1966, sendo que junto também fez, Aparecida, Ana Márcia, José Sávio, Auricélio. Seu Padrinho de Crisma era Raimundo Teixeira. Nessa época existia a festa de Nossa Senhora Aparecida, apoiada por Chagas Bezerra. Sendo em 1967 fora o último ano e que Chagas Bezerra trouxe o povo gratuitamente, sendo que neste ano no mês de maio Raimundo Ferreira comprou a Empresa, sendo que a festa ainda acontecera até 1970, tendo só as novenas e as missas.  Sempre fora presente nas missas e demais eventos religiosos da Igreja. Mas segundo o mesmo, ia como se fosse uma obrigação. A sua conversão veio bastante depois. Pois segundo ele a conversão dar-se como uma construção de uma casa. Pois por menor que seja uma casa não se faz da noite pra o dia. Não podendo ser iniciada de uma outra forma, que não seja pelo seu alicerce, e sendo que o mais difícil é sem sombra de dúvidas o seu acabamento.

Uma virtude peculiar a poucos o nosso amigo Marcone tem a capacidade de gravar nomes épocas e acontecimentos, veja pois algumas que catalogamos.

Datas referenciadas por Marcone Teixeira

1960 - Fundaçao de Brasília

1963 – Café de D. Amélia.

1965 – Ano em que veio a primeira Roda Gigante pra Várzea Alegre.
(Parque São Severino ou Parque Maia).

1966 – Dr Pedro não queria ser candidato, só queria cuidar da Casa de Saúde, mas atendeu aos pedidos de Sr. Antonio Siebra que trouxe à época para falar com o mesmo Dr. Deval Peixoto, Dr. Ossian e Dr. Inácio. 

1967 – Implantação de Telefone – só local.

1968 - Chegada de padre Mota

1968 – Seu Totô comprou um ônibus

1968 – A Empresa Rápido Cratéus começou a passar por Várzea Alegre.

1968 - Chegada da Televisão

1969 – Padre Mota assumiu

1972 – Construção da Transamazónica e o Prédio da Coletoria.

Alguns comércios e ou comerciantes das décadas 60 / 70

Loja de seu Zé Teixeira  - Loja Primavera -
Chico Francisco, André Costa, Joazinho  e Toinho Costa, Jairo Diniz, Luiz Proto, Edvá Moreno, Zé Rolim, Acelino Leandro (Eletros). 

Nome da Juíza - Drª Ágda.  

Em novembro de 1971, dia de Todos os Santos. A Professora Dayse Diniz  promoveu uma Gincana organizada e uma das tarefas era trazer fotos da época de criança de três pessoas da Sociedade previamente definidas pela organização que no caso determinou trazer foto das pessoas. Dr. Iran, Dona Iraci Piau, Dr Luiz Bitú e Valderez. Sendo que o de Dona Iraci Piau, não se conseguiu por está no sítio. A mesma se dispôs a ir justificar, sendo que descobriram que Barroso que também fazia parte da Equipe teria ido ao Crato buscar umas debutantes pra desfilarem aqui. Daí a mesa julgadora falou que se ele foi ao Crato poderia muito bem ter ido ao sítio pegar esse retrato. Sua equipe perdera os pontos da tarefa.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Penitentes uma Cultura que estar de Vela na mão



A prefeitura de Municipal de Várzea Alegre, através da Secretaria de Cultura e Turismo, vai promover nesta sexta-feira, 27 de março, a IX edição da procissão de Penitente denominada de Fogaréu.

Grupos de penitentes se concentrarão a partir das 18h na capela de São Vicente, bairro centro, onde será exibido um documentário acerca dessa tradição secular. De lá todos sairão em procissão pelas principais ruas da cidade até o encerramento que acontecerá na Capela de São Francisco no bairro Betânia.
A secretaria de Cultura e Turismo conta com a participação de grupos penitentes de Quitaiús e Mangabeira, ambas da cidade de Lavras da Mangabeira, além de grupos das cidades de Cedro, Barbalha e Várzea Alegre.

PROCISSÃO DO FOGARÉU

A Procissão do Fogaréu abre os ritos de religiosidade popular da “Semana Santa”. O evento realizado anualmente consta de uma programação cultural e religiosa e acontece sempre na sexta-feira que antecede a semana santa. Penitentes locais e de cidades circunvizinhas se encontram em nosso município e reúnem-se na Capela de São Vicente, de onde, juntamente com um grande número de pessoas saem pelas ruas em procissão, segurando tochas e entoando benditos, até a capela de São Francisco, onde realizam o ritual do terço.
Para edição de 2015 foi produzido documentário, que será exibido no local do evento e distribuído entre órgãos e escolas da cidade e região.
A TRADIÇÃO
Penitentes é uma tradição antiga, com origens que remontam a época medieval na Europa e foi introduzida na região por intermédio do Padre cearense, Ibiapina. O grupo é formado por homens simples e abnegados, profundamente identificados com as crendices, superstições e dogmas. Tradicionalmente tem a prática de, durante o ano e principalmente no período da quaresma, saírem, sempre à noite, pelas comunidades rurais ou nas cidades, entoando benditos, pedindo donativos, rezando terços nas cruzes, e, em alguns casos promovendo o autoflagelo. Vestem-se uma indumentária conhecida como Opa e tem como chefe o Decurião. Data-se de 1850 o surgimento dos primeiros Penitentes na região do Cariri e posteriormente em Várzea Alegre.
No ano de 2006 a Secretaria de Cultura e Turismo analisando a literatura e pautada em resultados de pesquisa constatou que a preservação dessa tradição secular, em Várzea Alegre, estava ameaçada. Verificou-se que as gerações jovens, por desconhecimento ou desvalorização, não participavam de atividades relacionadas ao movimento e também não demonstravam interesse em ingressar em grupos de penitentes, o que, segundo relato dos componentes mais antigos e dos decuriões, (chefe do grupo) se configurava como fator principal ao desaparecimento da tradição em nosso município.
Objetivando assegurar a manutenção dos grupos existentes, ações como o mapeamento e a doação de indumentária completa típica do movimento (calça, camisa, opa, gorro e sapatos), foram doadas.  Em consequência do exposto foi idealizado o evento “PROCISSÃO DO FOGARÉU” que surgiu com o objetivo principal de preservar, valorizar e difundir esta cultura popular.

OBJETIVOS

Preservar e difundir a Cultura Popular dos Costumes e Tradições dos Grupos Penitentes. Possibilitar a participação da comunidade em atividades que favoreçam a vivência, o conhecimento e a valorização das tradições voltadas para a cultura do Penitentes.
Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre.


quarta-feira, 25 de março de 2015

De onde vem o Mofo que cresce sobre os Alimentos


É comum que as vezes tenhamos aquele pão que sobrou de 3 a 4 noites a trás  que ninguém o jogou fora. Muitas vezes, esquecido ou guardado em lugar fechado, ao nos depararmos com o alimento, este se encontra coberto por manchas em relevo acinzentadas ou esbranquiçadas. Esse alimento pode estar servindo outros seres vivos, os chamados, fungos ou bolores.
Os bolores são fungos que frequentemente estão ligados ao apodrecimento de material orgânico como pães, frutas, carne, entre outros. Esses fungos se desenvolvem a partir da decomposição de matéria orgânica, acelerando-a e produzindo grande parte do mau cheiro. As cores podem variar de verde, branco, vermelho e cinza azulado e vão depender do material a ser decomposto.
Esse tipo de fungo é prejudicial à saúde se ingeridos ou inalados com frequência. Lugares fechados, cantos de paredes, móveis com infiltração ou qualquer tipo de local que concentre umidade e ausência de luz solar está mais propício ao desenvolvimento de fungos.
Os fungos são utilizados para várias finalidades. Alguns fungos que ajudam na decomposição depositam nutrientes importantes no solo, o que facilita as plantações. Outros são usados na fermentação do pão, por exemplo, na fabricação da cerveja e do vinho. Existem também os fungos que podem ser ingeridos sem muitos problemas oralmente.  É o caso dos cogumelos Cepe-de-Bordeus, Cantarelo, Maitake, Sancha, entre outros.
 
 
FONTE

FONTE

sexta-feira, 20 de março de 2015

QUASE CHOVIA NO DIA DE SANTO AMBRÓSIO



SANTO AMBROSIO QUASE PAGA
A DÍVIDA DE SÃO JOSÉ

É de São José o dia
Eu escuto desde criança
Que é a ultima esperança
De inverno com garantia
Mas o que vovô dizia
Papai zelava com fé
De nascer ao menos um pé
De legume em sua plaga
Santo Ambrosio quase paga
A dívida de São José

A nossa várzea querida
É Católica de tradição
Todo santo nesse chão
Sua história é revivida
São José em sua lida
Seguiu seu destino a pé
Sem nunca perder sua fé
Vivendo uma triste saga
Santo Ambrosio quase paga
A dívida de São José

No dia do pai de Jesus
Aqui no nosso torrão
Teve fogo e procissão
Devoto com sua cruz
Muitos atrás de uma luz
Seguindo o cortejo a pé
Se segurando na fé
Que hoje minha roça alaga
Santo Ambrosio quase paga
A dívida de São José

Pra chover ficou bonito
Inublou mas não choveu
E logo desapareceu
Deixando o devoto aflito
Todos cantando o bendito
Rezando o terço com fé
Mas esqueceu São José
De dar ao menos uma bisnaga
Santo Ambrosio quase paga
A dívida de São José

Mas no dia vinte de março
Caiu uma chuvinha pouca
Não deu pra molhar a roupa
Ficando aquele mormaço
Quente igualmente ao aço
Derretido queimando o pé
Ou igualmente ao café
Que ao estomago estraga
Santo Ambrosio quase paga
A dívida de São José

São José ficou devendo
Chuva pra nós no seu dia
Para ao menos melancia
Nosso povo ir comendo
Porque bom inverno tendo
Ninguém aqui anda de ré
E nem fica na ralé
Ao povo sertanejo esmaga
Santo Ambrosio quase paga
A dívida de São José

Santo Ambrosio é pra conselho
E São José é pra chuva
Conselhos iguais uma luva
Deixando iguais a coelho
Medindo sem aparelho
Só com o instrumento fé
Agradecendo de pé
A cura de sua chaga
Santo Ambrosio quase paga
A dívida de São José

quinta-feira, 19 de março de 2015

Zé Gonçalves Nosso grande poeta que a Várzea não conheceu

José Gonçalves Filho, nascido aos 19 dias do mês de março de 1926, no Sítio Umari, município de Várzea Alegre estado do Ceará. Filho de José Gonçalves da Silva e da Srª Francisca Pereira da Silva. Criou-se    trabalhando na agricultura com os seus pais e irmãos. Mesmo ainda garoto já fazia versos de improviso enquanto trabalhava a terra. Começou a cantar como amador em 1947 profissionalizando-se em 1950, quando a partir daí chegou a enfrentar grandes nomes da cantoria tais como, Domingos Fonseca, João Siqueira de Amorim, Zé Alves Sobrinho, Vicente Granjeiro, Ercílio Pinheiro, Pinto do Monteiro, os Irmãos Batista e muitos outros grandes nomes do Improviso. Mudou-se para Campina Grande em 1953, levado por José  Vicente  da Paraíba. Na Rainha da Borborema encontrou Júlio Veríssimo (O Patativa de Tapero) de quem já havia sido parceiro de longas caminhadas pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Patativa a esta altura já havia iniciado o programa “Retalhos do Sertão” pela Rádio Borborema, programa este apresentado por 37 anos ininterruptamente e cujo Nome dar título ao LP gravado por ele e o Poeta Moacir Laurentino no que teve a honra da participação do então governador do Estado da Paraíba, o Sr.  Ronaldo Cunha Lima, com o trabalho Habeas Pinho (Petição para liberar um violão). Em 1953 o jornalista João Gusmão Bastos convida o Poeta José Gonçalves para fazer parte do Caster associado com Patativa e com ele, convite aceito, fez-se então dupla com ele durante três anos. Depois Veio Cícero Bernardes e lá se foram 10 anos sempre no mesmo Programa. Por motivo de doença Cícero Bernardes afasta-se do programa. E aí vieram vários outros companheiros, Antonio Barbosa, João Silveira, Ivanildo Vila Nova, Juvenal de Oliveira, sendo o seu último companheiro no radio, o Arnaldo Cipriano. Foram 37 anos de cantoria na Rádio Borborema tendo sido o programa no gênero, à época o que mais tempo perdurou em todo o país.
O Poeta Varzealegrense sempre deteve um ótimo relacionamento poético com grandes vultos da Cultura campinense, pessoas tais como Raimundo Astora, Félix Araújo, Palmeira Guimarães, Ronaldo Cunha Lima, Edvaldo Perico e tantos outros.
O nosso Zé Gonçalves, chegou a participar de vários congressos e Festivais de repentistas, dentre outros conseguindo primeiro lugar nos afamados festivais a época em Fortaleza e feira de Santana.        

sábado, 14 de março de 2015

14 de Março é Dia Nacional da Poesia no Brasil.


Esta data fora criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847. Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.

Nossa Literatura varzealegrense é profícua, sendo representada magistralmente por grandes poetas mesmo sem que tenham feito do ofício da escrita sua profissão.

A poesia é uma das expressões artísticas mais populares e, permeada por seu lirismo característico, arrebata leitores e penetra em diferentes contextos, pois até mesmo diante da mais dura realidade pode nascer um poema (e como eles nos comovem!).

Para comemorar a data, a declamação de poemas é normalmente privilegiada. Esta data é normalmente celebrada em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, e eventos.

Leia hoje um poema e  certamente este o fará ter vontade de revisitar a poesia também em outros dias, não apenas quando avisar o calendário.

Dos primeiros românticos aos poetas contemporâneos, do Olimpo à pedra, do púlpito das igrejas à poesia social.

Mas não sei se, para manter a tradição de terra dos contrastes ou verdadeiramente por descaso. Mesmo hoje tendo uma atuante Secretaria de Educação e uma Secretaria de Cultura que desde a sua fundação poderia ter sido chamada de Secretaria de Eventos. E ainda mesmo com a existência de uma Academia de Letras e uma Associação de Poetas que inclusive reuniu-se hoje pela manhã. Nem um evento fora promovido concernente ao Tema. Parabéns todos os poetas. Que são muitos no nosso torrão amado. Até porque para mim aqueles que gostam e valorizam a Poesia, para mim também são poetas. Escrevi uma frase (Mote) que diz que;
 “É também poeta quem.
   Cria um mote bem criado”. 

Tantos Poetas
Tanta Poesia
Nada foi feito
Em Prol desse Dia.

quarta-feira, 11 de março de 2015

TAPIOCA OU PÃO FRANCÊS ? QUAL VOCÊ PREFERE? ESTARÁS CERTA SUA ESCOLHA?


A tapioca é pobre em fibras, mas isso pode ser facilmente resolvido acrescentando linhaça, aveia, chia ou gergelim na hora de prepará-la. Dica da nutri: Não adianta trocar o pãozinho pela tapioca e exagerar no recheio! Dê preferência a combinações leves e saborosas!

FONTE


terça-feira, 10 de março de 2015

RÓTULOS VOCÊ OS LER?


Hoje em dia é imprescindível ficar atento às informações nutricionais dos alimentos, e os rótulos são importantíssimos. Afinal, são eles que nos ajudarão na hora de fazer melhores escolhas e ter hábitos alimentares mais saudáveis. Para as pessoas que têm alguma doença e, em função disso, têm alimentação um pouco restrita, essa necessidade é ainda maior.

Cada tipo de doença requer uma alimentação diferente ou pelo menos algumas modificações. Algumas pessoas se desesperam e pensam que nunca mais poderão comer nada do que gostam.
Porém, cada doença possui sua particularidade e muitas vezes a alimentação só deve ser adaptada ou melhorada.

Diabetes, dislipidemia (níveis de gorduras no sangue alterados), hipertensão e obesidade, são exemplos de doenças que pedem mudanças no hábito alimentar do indivíduo. Uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja), carnes, leite e derivados, cereais e frutas são essenciais. Já os alimentos industrializados, devem ser consumidos com atenção, tendo em vista que determinados nutrientes devem ser restringidos em cada doença.
Pensando nisso, iremos explicar de forma objetiva como você pode analisar um rótulo nutricional, tendo em vista a sua realidade e necessidade.

Diabetes

Carboidratos - Pessoas com diabetes ou que estão com os níveis de glicose no sangue elevados devem controlar o consumo desse nutriente. Siga as orientações do seu médico e ou nutricionista quanto à quantidade permitida. Quanto aos rótulos, escolha os produtos diet, ou seja, isentos de açúcar. Lembre-se de que nem todo produto diet é isento de açúcar. Diet significa isento de algum nutriente, não especificamente de açúcar. Verifique bem os rótulos.

Colesterol elevado

Colesterol e gordura saturada - Esses componentes devem ser avaliados por quem está com o colesterol elevado. Os alimentos de origem animal são ricos em gordura saturada, que elevam os níveis de colesterol no sangue. As gorduras insaturadas (polinsaturadas e monoinsaturadas) são fontes de alimentos de origem vegetal que aumentam o colesterol bom (HDL) e não possuem colesterol. Por isso, dê preferência a alimentos fonte de gordura insaturada, ou seja, que apresentem valores maiores desse tipo de gordura no rótulo.

Gordura trans

A gordura trans além de diminuir os níveis do colesterol bom (HDL), aumenta os níveis do colesterol ruim (LDL), por isso evite o consumo de alimentos que tenham esse tipo de gordura. Não há uma quantia determinada de gordura trans para ser consumida, mas recomenda-se não consumir mais de 2 g por dia. Muitos alimentos industrializados, como bolachas recheadas, sorvetes e bolos possuem mais de 2 g por porção. Considerando que muita gente come mais do que uma porção, cuidado!

Fibras

As fibras ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, por isso consuma alimentos fonte de fibras. A recomendação é de 25 a 30g por dia. Escolha alimentos que apresentem valores elevados de fibras no rótulo.

Triglicérides elevado

O triglicerídio é um tipo de gordura. Se houver aumento dessa gordura no sangue associado a aumento de colesterol total o risco é maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Por isso, se você está com o nível de triglicérides elevado, fique atento à quantidade de colesterol, gordura saturada, gordura trans e carboidratos no rótulo.

Hipertensão

O sódio em excesso eleva a pressão arterial, então esse é o principal mineral que deve ser analisado no rótulo nutricional por quem possui hipertensão. Em muitos alimentos industrializados você vai encontrar quantidades excessivas, principalmente em aditivos alimentares. Adoçantes também são produtos com grande quantidade de sódio, como adoçantes à base de ciclamato de sódio e sacarina. Além do sódio observe a quantidade de gordura saturada e gordura trans. A quantidade máxima permitida diariamente de sódio é de 2400mg.

Redução de peso

Você que deseja eliminar peso, deve ficar atento não somente às calorias, mas também a todas as outras informações, pois não ter calorias não significa que aquele alimento é saudável. Analise o valor nutricional do produto na hora da compra, esse é o primeiro passo de uma conduta saudável, por isso, fique atento aos rótulos e faça escolhas inteligentes.

Por:
Roberta dos Santos Silva 
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

sexta-feira, 6 de março de 2015

Ministro da Cultura no Ceará.


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, estará no Ceará, na próxima segunda (9/3) e terça-feira (10/3), para uma série de atividades com objetivo de conhecer a realidade cultural do estado e fortalecer canais de participação social para a construção de políticas públicas ligadas à área da cultura.
Na região do Cariri Cearense, Juca Ferreira participa, junto à Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e ao Secretário de Articulação Institucional, Vinícius Wu, do lançamento do Curso de Formação e Gestão Cultural da Região do Cariri, realizado pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, e que será oferecido a 30 municípios da região do Cariri e centro-sul do Ceará para beneficiar gestores e conselheiros Municipais de Cultura, além de produtores culturais.
A atividade acontecerá na segunda-feira, 9 de março, às 15:40, na Escola Violeta Arrais, Av. Teodorico Teles, na cidade do Crato. 
Para o Ministério da Cultura é fundamental o encontro com a sociedade civil e por isso viemos convidar a todos os artistas, artesãos, mestres, fazedores e gestores culturais da região para acompanhar o lançamento e participar das atividades.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Acaba de ir ao hospital socorrido pelo SAMU Nosso Amigo Lázaro (mais conhecido por Roberto Carlos)

Hoje 05-3-15, por volta das 16:20 Fora levado ao hospital Casa de Saúde São Raimundo,   socorrido pelo SAMU Nosso Amigo   Lázaro(mais conhecido por Roberto Carlos). Segundo populares que assionaram o referido órgão, o mesmo caiu na rua das Lavadeiras.

terça-feira, 3 de março de 2015

NÃO FIQUE SENTADO(A)

Cada hora sentado reduz em 21 minutos a expectativa de vida, diz estudo



Riscos não podem ser revertidos nem com a prática regular de exercícios físicos
Cada hora sentado reduz em 21 minutos a expectativ
Ficar sentado o dia inteiro, de certa forma, não cansa. Porém, o que muita gente nem imagina é que ficar neste repouso contínuo pode afetar - e muito - a saúde.

De acordo com um estudo do 'American Journal of Preventive Medicine', quando se está sentado o risco de morte prematura aumenta consideravelmente.

O levantamento alarmante diz que ficar oito ou mais horas sentado aumenta o risco de doenças cardiovasculares e crônicas, como diabetes tipo 2, por exemplo.
A pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália foi mais precisa. Ela apontou que a cada hora que uma pessoa passa sentada, sua expectativa de vida diminui em 21 minutos. Chocante não?

Ou seja, é mais benéfico ficar em pé e caminhar por um tempo prolongado, do que praticar exercícios físicos intensos por pouco tempo, mesmo que de forma regular.

Mas afinal, por que a falta de movimento faz o corpo sofrer desta maneira? Uma das possíveis explicações é a ausência prolongada de contrações dos músculos das pernas. Depois de ficar meia hora sentado, o corpo liga o "modo repouso" e a taxa metabólica cai.

Ficar de pé evita essa queda, pois o músculo permanece rígido, o que consome mais energia. Fora que, a pessoa que está em pé tende a se movimentar mais involuntariamente.

Quero viver mais e com saúde de sobra!
Depois de tantas más notícias, o que nos resta é mexer o corpo! Para reduzir os danos, o certo mesmo é procurar diminuir o tempo de sedentarismo entre 2 a 3 horas num período de 12 horas.

Sendo assim, reunimos algumas dicas para te incentivar a se movimentar mais:

1- Sempre que puder, levante-se

Movimente-se durante dois a três minutos a cada meia hora, é rapidinho e faz uma grande diferença. Quando estiver assistindo televisão, aproveite os comerciais para sair do sofá.

2- Nada de ficar parado

Enquanto estiver sentado mude de posição com regularidade.

3- Use bem seu tempo livre

Se sair para almoçar utilize as escadas em vez do elevador. Caminhe um pouco durante a hora de almoço.

4- Instale um contador de passos no celular

Os médicos indicam andar cerca de 10 000 passos diariamente. Para te ajudar a atingir este objetivo, uma boa alternativa são os aplicativos que contam os passos. Apps como o Pedômetro, Noom Walk e o Runtastic Pedometer fazem o trabalho para você.

5- Estacione o carro longe do local de trabalho

Se você vai de carro, seu tempo de repouso é maior ainda. Procure sair mais cedo de casa e estacione longe do trabalho. Se você mora perto, experimente ir andando ou de bicicleta. Que tal?

Nosso corpo não foi feito para ficar parado. Agora que você já sabe como, é só colocar em prática. Vamos lá?

Por Thamirys Teixeira

FONTE: 

segunda-feira, 2 de março de 2015

COM VARZEALEGRENSE NO COMANDO DA EQUIPE, DA MARINHA DO BRASIL CONTINUA OPERAÇÃO VERÃO NA REGIÃO.


Desde que desencadeada foi a pela marinha do Brasil a “Operação Verão”. O Varzealergrense Tenente Do Horizonte , ele que é  Chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, tem constantemente com a sua equipe, principalmente aos finais de semana, visitado açudes barragens e afins orientando usuários, notificando e até apreendendo embarcações, que circulam nessas aéreas trazendo perigo aos banhistas e usuários desses meios de laser. Os açudes e ou barragens de maiores portes, onde se concentram o maior numero de banhistas e também de usuários desses veículos são os mais assistidos pela referida operação que neste final de semana, esteve mais uma vez no açude Trusso no município de Iguatú.

TENENTE DO HORIZONTE NO DETALHE


Já pensou em um banco de praça que recarrega o smartphone e tem Wi-fi?


E tudo isso usando energia solar. Coisa de norte-americanos, claro!
As praças da cidade de Boston, nos Estados Unidos, estão ganhando uma novidade hi-tech de extrema utilidade. São banquinhos inteligentes que possuem uma rede própria de internet wi-fi e conectores para que as pessoas possam recarregar o celular gratuitamente. Tudo isso de um jeito bem sustentável: usando energia solar.
Ai, gente! São muito legais essas invenções com múltiplos benefícios, não acham? Já existe uma mochila que recarrega o telefone e, recentemente, a Microsoft anuncionou uma calça que promete fazer esse trabalho também. Agora temos o banco tecnológico criado pela MIT Media Lab à pedido do prefeito de Boston Marty Walsh. Ele foi batizado de "Soofa".
"Seu celular não serve só pra fazer chamadas telefônicas, por que os nossos bancos tem que ser apenas assentos?", disse o prefeito na última sexta-feira (30) em um comunicado à imprensa.
O "Soofa" é uma solução de mobiliário urbano sustentável
Os bancos também serão utilizados para fazer upload de informações ambientais, como dados sobre a qualidade do ar e nível de ruído de cada praça especifica. As autoridades de Boston disseram que as primeiras unidades do "Soofa" serão instalados, sem nenhum custo para a cidade, com financiamento da Cisco Systems, uma empresa líder no desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes.
Outra coisa legal é que os moradores podem recomendar quais parques mais gostariam de ter os "Soofas" instalados e também enviar sugestões de nomes, porque cada banco vai ganhar um nome especial.
Fonte: http://www.purebreak.com.br

domingo, 1 de março de 2015

Marinha oferece mais de 4 mil vagas candidatos homens de 18 a 22 anos formados no nível fundamental.

Seleções são para aprendizes-marinheiros e fuzileiros navais, apenas para candidatos do sexo masculino


  
Os aprendizes-marinheiros participarão de cursos de formação em Fortaleza, Recife, Vitória e Florianópolis. Já os fuzileiros terão formação no Rio de Janeiro e Brasília
Enquanto o Exército Brasileiro visa contratar 345 temporários, a Marinha do Brasil selecionará 4.060 candidatos do sexo masculino para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais e para a Escolas de Aprendizes-marinheiros. Saiba os requisitos:

Aprendizes-marinheiros

O órgão vai oferecer 2.200 oportunidades, das quais 440 são voltadas para candidatos negros.
Podem participar do processo seletivo homens de 18 a 22 anos formados no nível fundamental. O curso terá início em 26 de janeiro de 2016 e dura 11 meses. Durante o período de formação, os candidatos receberão R$ 680 por mês. Ao final do curso, serão promovidos a cabo, com salário de R$ 1.950.
Quando aprovados, os alunos poderão ser lotados uma das quatro escolas, situadas nas cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).
As inscrições custam R$ 15 e começam a partir desta terça-feira, dia 10, e seguem até 9 de março nos sites: www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.
Com duração de quatro horas, as provas objetivas vão contar com 50 questões sobre matemática, português e ciências. A data de realização dos exames ainda não foi divulgada.
O certame ainda conta com inspeção de saúde e teste de aptidão física.
Fuzileiros Navais
No total, o processo seletivo disponibilizará 1.860 vagas; destas, 372 são voltadas para negros.
Homens entre 18 e 21 anos que completaram o ensino fundamental podem participar do concurso. A Marinha ainda exige que os candidatos tenham entre 1,54 e 2 m de altura.
Aqueles que forem aprovados e classificados serão matriculados no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais da Marinha. Durante o curso, que terá duração de 17 semanas, o candidato receberá uma bolsa de R$ 642 por mês como ajuda de custo. Depois de aprovados, a remuneração inicial passa a ser de R$ 1.587.
O curso será dado em dois Centros de Instruções, localizados no Rio de Janeiro (RJ) e em Brasília (DF). Para o curso dado no Rio de Janeiro, serão reservadas 1.620 vagas, preferencialmente para profissionais das regiões sul e sudeste; e para o curso de Brasília serão 240 ofertas voltadas para candidatos das demais regiões brasileiras.
Depois da conclusão do curso, os profissionais serão lotados para as unidades da Marinha Brasileira nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Rio Grande (RS), Belém (PA), Ladário (MS), Manaus (AM), Natal (RN) e Salvador (BA).

As inscrições para o concurso de fuzileiro navais da Marinha começa a partir de 2 de março e segue até 30 de março no site: www.Mar.Mil.Br/cgfcn. Para efetivar a participação no processo seletivo, os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$ 12 até o dia 31 de março.
A primeira etapa da seleção, uma prova objetiva, será realizada em 26 de maio. O exame contará com 25 questões sobre língua portuguesa e matemática.
Além deste exame, os candidatos passarão ainda pelo exame de escolaridade, verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, teste de suficiência física e exame psicológico.