terça-feira, 3 de março de 2015

NÃO FIQUE SENTADO(A)

Cada hora sentado reduz em 21 minutos a expectativa de vida, diz estudo



Riscos não podem ser revertidos nem com a prática regular de exercícios físicos
Cada hora sentado reduz em 21 minutos a expectativ
Ficar sentado o dia inteiro, de certa forma, não cansa. Porém, o que muita gente nem imagina é que ficar neste repouso contínuo pode afetar - e muito - a saúde.

De acordo com um estudo do 'American Journal of Preventive Medicine', quando se está sentado o risco de morte prematura aumenta consideravelmente.

O levantamento alarmante diz que ficar oito ou mais horas sentado aumenta o risco de doenças cardiovasculares e crônicas, como diabetes tipo 2, por exemplo.
A pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália foi mais precisa. Ela apontou que a cada hora que uma pessoa passa sentada, sua expectativa de vida diminui em 21 minutos. Chocante não?

Ou seja, é mais benéfico ficar em pé e caminhar por um tempo prolongado, do que praticar exercícios físicos intensos por pouco tempo, mesmo que de forma regular.

Mas afinal, por que a falta de movimento faz o corpo sofrer desta maneira? Uma das possíveis explicações é a ausência prolongada de contrações dos músculos das pernas. Depois de ficar meia hora sentado, o corpo liga o "modo repouso" e a taxa metabólica cai.

Ficar de pé evita essa queda, pois o músculo permanece rígido, o que consome mais energia. Fora que, a pessoa que está em pé tende a se movimentar mais involuntariamente.

Quero viver mais e com saúde de sobra!
Depois de tantas más notícias, o que nos resta é mexer o corpo! Para reduzir os danos, o certo mesmo é procurar diminuir o tempo de sedentarismo entre 2 a 3 horas num período de 12 horas.

Sendo assim, reunimos algumas dicas para te incentivar a se movimentar mais:

1- Sempre que puder, levante-se

Movimente-se durante dois a três minutos a cada meia hora, é rapidinho e faz uma grande diferença. Quando estiver assistindo televisão, aproveite os comerciais para sair do sofá.

2- Nada de ficar parado

Enquanto estiver sentado mude de posição com regularidade.

3- Use bem seu tempo livre

Se sair para almoçar utilize as escadas em vez do elevador. Caminhe um pouco durante a hora de almoço.

4- Instale um contador de passos no celular

Os médicos indicam andar cerca de 10 000 passos diariamente. Para te ajudar a atingir este objetivo, uma boa alternativa são os aplicativos que contam os passos. Apps como o Pedômetro, Noom Walk e o Runtastic Pedometer fazem o trabalho para você.

5- Estacione o carro longe do local de trabalho

Se você vai de carro, seu tempo de repouso é maior ainda. Procure sair mais cedo de casa e estacione longe do trabalho. Se você mora perto, experimente ir andando ou de bicicleta. Que tal?

Nosso corpo não foi feito para ficar parado. Agora que você já sabe como, é só colocar em prática. Vamos lá?

Por Thamirys Teixeira

FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário