quinta-feira, 26 de março de 2015

Penitentes uma Cultura que estar de Vela na mão



A prefeitura de Municipal de Várzea Alegre, através da Secretaria de Cultura e Turismo, vai promover nesta sexta-feira, 27 de março, a IX edição da procissão de Penitente denominada de Fogaréu.

Grupos de penitentes se concentrarão a partir das 18h na capela de São Vicente, bairro centro, onde será exibido um documentário acerca dessa tradição secular. De lá todos sairão em procissão pelas principais ruas da cidade até o encerramento que acontecerá na Capela de São Francisco no bairro Betânia.
A secretaria de Cultura e Turismo conta com a participação de grupos penitentes de Quitaiús e Mangabeira, ambas da cidade de Lavras da Mangabeira, além de grupos das cidades de Cedro, Barbalha e Várzea Alegre.

PROCISSÃO DO FOGARÉU

A Procissão do Fogaréu abre os ritos de religiosidade popular da “Semana Santa”. O evento realizado anualmente consta de uma programação cultural e religiosa e acontece sempre na sexta-feira que antecede a semana santa. Penitentes locais e de cidades circunvizinhas se encontram em nosso município e reúnem-se na Capela de São Vicente, de onde, juntamente com um grande número de pessoas saem pelas ruas em procissão, segurando tochas e entoando benditos, até a capela de São Francisco, onde realizam o ritual do terço.
Para edição de 2015 foi produzido documentário, que será exibido no local do evento e distribuído entre órgãos e escolas da cidade e região.
A TRADIÇÃO
Penitentes é uma tradição antiga, com origens que remontam a época medieval na Europa e foi introduzida na região por intermédio do Padre cearense, Ibiapina. O grupo é formado por homens simples e abnegados, profundamente identificados com as crendices, superstições e dogmas. Tradicionalmente tem a prática de, durante o ano e principalmente no período da quaresma, saírem, sempre à noite, pelas comunidades rurais ou nas cidades, entoando benditos, pedindo donativos, rezando terços nas cruzes, e, em alguns casos promovendo o autoflagelo. Vestem-se uma indumentária conhecida como Opa e tem como chefe o Decurião. Data-se de 1850 o surgimento dos primeiros Penitentes na região do Cariri e posteriormente em Várzea Alegre.
No ano de 2006 a Secretaria de Cultura e Turismo analisando a literatura e pautada em resultados de pesquisa constatou que a preservação dessa tradição secular, em Várzea Alegre, estava ameaçada. Verificou-se que as gerações jovens, por desconhecimento ou desvalorização, não participavam de atividades relacionadas ao movimento e também não demonstravam interesse em ingressar em grupos de penitentes, o que, segundo relato dos componentes mais antigos e dos decuriões, (chefe do grupo) se configurava como fator principal ao desaparecimento da tradição em nosso município.
Objetivando assegurar a manutenção dos grupos existentes, ações como o mapeamento e a doação de indumentária completa típica do movimento (calça, camisa, opa, gorro e sapatos), foram doadas.  Em consequência do exposto foi idealizado o evento “PROCISSÃO DO FOGARÉU” que surgiu com o objetivo principal de preservar, valorizar e difundir esta cultura popular.

OBJETIVOS

Preservar e difundir a Cultura Popular dos Costumes e Tradições dos Grupos Penitentes. Possibilitar a participação da comunidade em atividades que favoreçam a vivência, o conhecimento e a valorização das tradições voltadas para a cultura do Penitentes.
Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário