quinta-feira, 19 de março de 2015

Zé Gonçalves Nosso grande poeta que a Várzea não conheceu

José Gonçalves Filho, nascido aos 19 dias do mês de março de 1926, no Sítio Umari, município de Várzea Alegre estado do Ceará. Filho de José Gonçalves da Silva e da Srª Francisca Pereira da Silva. Criou-se    trabalhando na agricultura com os seus pais e irmãos. Mesmo ainda garoto já fazia versos de improviso enquanto trabalhava a terra. Começou a cantar como amador em 1947 profissionalizando-se em 1950, quando a partir daí chegou a enfrentar grandes nomes da cantoria tais como, Domingos Fonseca, João Siqueira de Amorim, Zé Alves Sobrinho, Vicente Granjeiro, Ercílio Pinheiro, Pinto do Monteiro, os Irmãos Batista e muitos outros grandes nomes do Improviso. Mudou-se para Campina Grande em 1953, levado por José  Vicente  da Paraíba. Na Rainha da Borborema encontrou Júlio Veríssimo (O Patativa de Tapero) de quem já havia sido parceiro de longas caminhadas pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Patativa a esta altura já havia iniciado o programa “Retalhos do Sertão” pela Rádio Borborema, programa este apresentado por 37 anos ininterruptamente e cujo Nome dar título ao LP gravado por ele e o Poeta Moacir Laurentino no que teve a honra da participação do então governador do Estado da Paraíba, o Sr.  Ronaldo Cunha Lima, com o trabalho Habeas Pinho (Petição para liberar um violão). Em 1953 o jornalista João Gusmão Bastos convida o Poeta José Gonçalves para fazer parte do Caster associado com Patativa e com ele, convite aceito, fez-se então dupla com ele durante três anos. Depois Veio Cícero Bernardes e lá se foram 10 anos sempre no mesmo Programa. Por motivo de doença Cícero Bernardes afasta-se do programa. E aí vieram vários outros companheiros, Antonio Barbosa, João Silveira, Ivanildo Vila Nova, Juvenal de Oliveira, sendo o seu último companheiro no radio, o Arnaldo Cipriano. Foram 37 anos de cantoria na Rádio Borborema tendo sido o programa no gênero, à época o que mais tempo perdurou em todo o país.
O Poeta Varzealegrense sempre deteve um ótimo relacionamento poético com grandes vultos da Cultura campinense, pessoas tais como Raimundo Astora, Félix Araújo, Palmeira Guimarães, Ronaldo Cunha Lima, Edvaldo Perico e tantos outros.
O nosso Zé Gonçalves, chegou a participar de vários congressos e Festivais de repentistas, dentre outros conseguindo primeiro lugar nos afamados festivais a época em Fortaleza e feira de Santana.        

Um comentário: