quarta-feira, 25 de março de 2015

De onde vem o Mofo que cresce sobre os Alimentos


É comum que as vezes tenhamos aquele pão que sobrou de 3 a 4 noites a trás  que ninguém o jogou fora. Muitas vezes, esquecido ou guardado em lugar fechado, ao nos depararmos com o alimento, este se encontra coberto por manchas em relevo acinzentadas ou esbranquiçadas. Esse alimento pode estar servindo outros seres vivos, os chamados, fungos ou bolores.
Os bolores são fungos que frequentemente estão ligados ao apodrecimento de material orgânico como pães, frutas, carne, entre outros. Esses fungos se desenvolvem a partir da decomposição de matéria orgânica, acelerando-a e produzindo grande parte do mau cheiro. As cores podem variar de verde, branco, vermelho e cinza azulado e vão depender do material a ser decomposto.
Esse tipo de fungo é prejudicial à saúde se ingeridos ou inalados com frequência. Lugares fechados, cantos de paredes, móveis com infiltração ou qualquer tipo de local que concentre umidade e ausência de luz solar está mais propício ao desenvolvimento de fungos.
Os fungos são utilizados para várias finalidades. Alguns fungos que ajudam na decomposição depositam nutrientes importantes no solo, o que facilita as plantações. Outros são usados na fermentação do pão, por exemplo, na fabricação da cerveja e do vinho. Existem também os fungos que podem ser ingeridos sem muitos problemas oralmente.  É o caso dos cogumelos Cepe-de-Bordeus, Cantarelo, Maitake, Sancha, entre outros.
 
 
FONTE

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário