Foto Época Negócios - Globo |
O Grupo
brasileiro Caoa comprou a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC
paulista. O anúncio do negócio, antecipado em abril pelo jornal O Estado de S.
Paulo, será feito amanhã, às 15h, durante evento no Palácio dos Bandeirantes,
pelo governador do Estado, João Doria, e representantes das duas empresas. Não
há detalhes sobre a transação, mas, segundo fontes de mercado, o investimento
total da Caoa na transação é de cerca R$ 1 bilhão.
O
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC publicou uma foto em seu site de uma reunião
na manhã desta segunda-feira (2) na sede da Caoa, em São Paulo. Segundo o texto
que acompanha a imagem, "os Metalúrgicos do ABC discutiram com a direção
da empresa condições trabalhistas para a contratação de trabalhadores
impactados pelo fechamento da unidade da Ford, caso a aquisição da planta de
São Bernardo seja efetivada. As negociações estão avançadas."
Em
sua conta no Facebook, o ex-presidente do Sindicato, Rafael Marques, publicou a
mesma foto. O texto, contudo, dizia que a a reunião serviu para "acertar
as questões trabalhistas para as futuras contratações advindas do anúncio (que
está próximo) da aquisição da planta da Ford em São Bernardo do Campo (pelo
Grupo Caoa).
Executivos
do Grupo Caoa não quiseram comentar o assunto. Segundo um porta-voz, "as
negociações estão em curso, mas nada foi decidido ainda". Fontes ligadas
ao negócio, contudo, confirmam que o encontro de hoje na sede do governo
paulista servirá para selar a venda da planta onde a Ford produzia a linha de
caminhões Cargo e também de automóveis Fiesta.
Há
fortes rumores, aliás, de que, após conclusão do negócio, a Caoa utilizará as
instalações do ABC para fazer automóveis de uma marca chinesa. O Grupo
brasileiro já produz modelos da Chery no Brasil em duas fábricas diferentes. De
Jacareí (SP) saem o sedã Arrizo 5 e SUV compacto Tiggo 2. Em Anápolis (GO) são
feitos os SUVs médios Tiggo 5X e Tiggo 7 - em breve chegará também o Tiggo 8,
maior, mais luxuoso e com capacidade para sete ocupantes.
Além
das operações no País da fabricante chinesa, que deram origem à marca Caoa
Chery, o grupo brasileiro fabrica, também em Anápolis, os SUVs médios ix35 e
New Tucson, da Hyundai. Aliás, a importação de todos os modelos da marca
sul-coreana, como o SUV Sana Fe e o sedã Azera, são feitas pela Caoa. A empresa
também é representante oficial no Brasil da japonesa Subaru.
A
Caoa, sigla formada pelas primeiras letras dos nomes de seu presidente, Carlos
Alberto de Oliveira Andrade, é uma espécie de Midas do mercado de veículos no
Brasil. Primeiro a empresa conseguiu transformar a Hyundai, que era
desconhecida no País até o início dos anos 2000, em uma marca desejada pelos
brasileiros.
O
Tiggo 5X, cujas vendas começaram de fato no início deste ano, se transformou no
carro mais vendido da Caoa Chery. E já começa a incomodar fabricantes
tradicionais. Em julho, por exemplo, foram emplacadas mais de 600 unidades do
modelo.
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