domingo, 22 de novembro de 2020

v. alegre 150 - imagens que faz parte dessa história- maestro chagas.

 

O Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica.
 
Sem saber, Cecília, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão.
 
Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade.
 
O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã. Em seguida, o irmão de Valeriano, Tibúrcio se converteu ao cristianismo e ambos foram condenados à morte.
 
Essa data relembramos a pessoa do Maestro Chagas.
 
Francisco das Chagas do Nascimento, nasceu em Várzea Alegre, 11 de maio de 1923. Herdou a arte do saber música de seu pai, que fazia parte da banda de Pe. Cicero, no Juazeiro do Norte, onde morava antes de casar.
 
Tocou a 1° salva de São Raimundo em sua clarineta era Filho do maestro Antônio José do Nascimento e Isabel Gomes Oliveira.
 
Aprendeu a tocar por força de vontade aos 12 anos, os instrumentos clarinete, trompa e bombardino. Depois de um ano observando o esforço do filho, foi que o seu pai, resolveu ensinar música ao filho, prometendo arranjar alunos para a formação de uma pequena escola de música. No entanto, essa banda já existia e recebeu depois o apoio do Maestro José Ribeiro e do empresário Sr. Jairo Diniz, que anos depois, adquiriu novos métodos para aperfeiçoar a arte de tocar instrumentos musicais. No ano de 1937 o Mestre Chagas tocou pela primeira vez na festa do padroeiro São Raimundo Nonato contratado pelo vigário da época Padre José Otávio.
 
Suas principais composições são os dobrados:
 
Saudades de Várzea Alegre
 
Três de Janeiro
 
Quatro de Agosto
 
Menina Linda
 
Sem música, provavelmente, a raça humana já teria sido extinta há muito tempo! A música traz amor, harmonia e alegria para o mundo! E você é parte essencial deste ciclo. Obrigado por salvar o planeta!
 
Você que cria trilhas sonoras para a vida, parabéns pelo seu talento! Feliz Dia do Músico!
 

Um comentário:

  1. Grande mestre chagas. Foi meu professor nós anos de 1976, quando fazia parte da banda de sopro da escola José Correia Lima, quando sua diretora era a doida Dona Dolores Dona Rivandir a vice. Nessa época, ele me convidou para integrar a banda de música do município, mais precisa de tempo para o aperfeiçoamento e acreditava eu que papai não iria aprovar, uma vez, que naquela época, não rendia grandes frutos. Mais era o nosso compromisso na festa de Sair Raimundo, passar todo período na cidade para acompanhar a banda pela manhã, meio dia e a noite durante 10 dias. Mais nossa família só retornava de mala e cuia, como diz o ditado, quando passava o dia 7 de setembro. Aí sim hein, iríamos tirar o atraso dos trabalhos que estavam atrasados. Mais que lembranças. Faz lembrar do meu compadre Diassis Pretinho, que vez por outra dormia conosco, mesmo que redes por cima de redes no quarto ao fundo, já do lado da rua do Capim, e assim deixava intrigas e inveja nós outros colegas do Sanharol

    ResponderExcluir