quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CHUVAS ABAIXO DAS EXPECTATIVAS EM VÁRZEA ALEGRE


As chuvas do inicio desse ano, amenizaram o calor, mas deixaram agricultores desconfiados por conta da irregularidade, e também da pouca intensidade.  Na segunda feira dia 07 choveu apenas 5mm  na Sede do nosso município, nesta terça dia 08 foi melhor choveu em quase todo município e um pouco mais ficando em volta dos 20mm, mas ainda não atingiu as expectativas. 

Confira as ocorrências e localidades.

Sede urbana – 20mm 
Baixio do Exú – 14mm

Sede Rural – 

Sitio S. Vicente – 13mm
Sitio Varas – 10mm
Sitio Varzinha – 21mm
Sitio Unha de Gato – 20mm
Sitio Araçás – 15mm

Distrito de Calabaça – 10mm

Distrito do Riacho Verde (Sede) – 20mm
Sitio Gangorra – 15mm
Sitio Cajazeiras – 08mm 

Distrituto do Ibicatú – Sitio Vacaria – 16mm 

Existe a tendência de que esse fenômeno continue pelo menos até o próximo sábado em todo o Ceará, segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos).

O metereologista Leandro Valente esclarece que as chuvas isoladas são conseqüência de um sistema de baixa pressão atmosférica conhecido como Vórtice Ciclônico de Alto Nível (VCAN). “Começou a atuar na última sexta feira e a tendência é que continue durante as próximas 24 ou 48 horas. Em 72 horas, ele deve perder a força”, completa.

Os Vórtices Ciclônicos são sistemas típicos da pré-estação chuvosa do Ceará (compreendida entre os meses de dezembro e janeiro). Eles podem se deslocar rapidamente de um estado para outro, e sua atuação dura entre 4 e 6 dias.

Participando nesta, quarta dia 09 do programa Espaço Rural o Sr Pedro Bezerra gerente local da Emater, relatou como fora o inverno passado e nos adiantou informes com relação ao do ano em curso dando conta que, apesar de a Funceme só divulgar o prognóstico em meados de janeiro, um dos responsáveis pelas pesquisas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar de Araújo, antecipou que a previsão para o início das chuvas no Ceará é no mês de fevereiro de 2013. “Ainda corre o risco de não ser suficiente para resolver o problema da seca. A probabilidade é que chova menos que a média”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário