sábado, 22 de novembro de 2014

Em 1976 Era lançado um dos maiores sucessos do Cinema Brasileiro.


Dona Flor e Seus Dois Maridos é um filme brasileiro de 1976, do gênero comédia, dirigido por Bruno Barreto. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, foi adaptado por Bruno Barreto, Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran. A direção de fotografia é de Murilo Salles.
Foi por 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro levando mais 10 milhões de espectadores aos cinemas1 , até ser ultrapassado em 2010 por Tropa de Elite 22 . Foi refilmado nos Estados Unidos como Meu Adorável Fantasma, em 1982, e será refilmado no Brasil em 20143 . Foi adaptado também em forma de minissérie para a TV Globo, em 1998.
Sinopse
No início da década de 1940, Dona Flor, sedutora professora de culinária em Salvador, é casada com o malandro Vadinho, que só quer saber de farras e jogatina nas boates da cidade. A vida de abusos e noites em claro acaba por acarretar sua morte precoce num domingo de Carnaval de 1943, deixando Dona Flor viúva. Logo ela se casa de novo, com o recatado e pacífico farmacêutico da cidade. Com saudades do antigo marido que apesar dos defeitos era um ótimo amante, acaba causando o retorno dele em espírito, que só ela vê. Isso deixa a mulher em dúvida sobre o que fazer com os dois maridos que passam a dividir o seu leito.
Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]
Festival de Gramado
Ganhou dois Kikitos, nas categorias de melhor diretor e melhor trilha sonora.
Globo de Ouro (EUA)
Recebeu uma indicação, na categoria de melhor filme estrangeiro.
BAFTA (Reino Unido)
Indicado na categoria melhor revelação (Sônia Braga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário