sexta-feira, 14 de julho de 2017

BOATO DE TEMPESTADE SOLAR CONTINUA NAS REDES SOCIAIS


Tem-se mais uma proliferado nas redes sociais a informação de uma tempestade solar anunciada pela Revista, sendo que pesquisando sobre a referida informação descobrimos que os que fazem o referido meio de comunicação atestam que de muito tempo corre na internet essa distorcida informação. 
“Nós da Revista GALILEU percebemos uma movimentação bem estranha no nosso site: uma notícia publicada em 2012 começou a ser acessada por mais de 500 mil pessoas. Do nada.
Trata-se de uma matéria que anunciava que uma tempestade solar estava prestes a atingir a Terra. Esse é um fenômeno que ocorre quando a Coroa, camada mais externa do Sol, se expande e cria ventos solares. Quando explosões de grandes proporções acontecem nessa área, partículas solares são liberadas. 
Para se ter uma ideia, a matéria foi produzida no nosso publicador antigo, ao qual não temos mais acesso. A única forma de saber a data da publicação é a partir do mecanismo de busca dentro do nosso site. Nesse caso, "Tempestade solar chega hoje à Terra" foi publicada em janeiro de 2012.
Ficamos confusos com essa movimentação: se a matéria era tão antiga e nós não a tínhamos divulgado, de onde estavam vindo essas pessoas? Eis que nossos fieis leitores começaram a nos enviar mensagens falando sobre o assunto.
Os leitores que nos contataram afirmaram que tinham recebido as correntes por meio de suas mães. Um deles, inclusive, nos mandou um print da conversa de WhatsApp.



A mensagem pede ainda que as pessoas desliguem o celular, pois o aparelho "pode causar danos terríveis", o que não é verdade. As tempestades solares afetam sim alguns aparelhos tecnológicos da Terra, mas costumam ser dispositivos de GPS ou de frequência de rádio, não propriamente celulares. E mais uma vez devemos lembrar que essa é uma notícia publicada em 2012.
Enfim, desvendamos o mistério. Agora repasse essa notícia para seus parentes e amigos para não ser abduzido pelo ET Bilu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário