quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Fenômeno extraordinário, chuva de granizo em Cariús


Granizo (ou saraiva) é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas. A queda de glóbulos ou pedaços de gelo que têm entre 5 e 50 mm ou mais de diâmetro é denominada saraiva,[1] sendo que este termo também é utilizado por muitos institutos meteorológicos para se referir a qualquer tempestade com queda de gelo.

Uma pequena  chuva registrada ontem 20/12, na zona rural do rural do vizinho município de  Cariús. Mas precisamente no sítio Paradé que faz divisa com o distrito de Ibicatu deste município. Trouxe também um evento extraordinário,a queda de granizo. Moradores registraram o momento em que os pequenos cristais de gelo caíram.

O observador de medição de chuva da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) , as linha de instabilidade, fortalecida por dois fenômenos meteorológicos que atuam no Estado, são responsáveis pela queda de granizo . A chuva com cristais de gelo já havia sido registrada em alguns  municípios do Ceará no início deste.

Essas chuvas são ocasionadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provoca linhas de instabilidade. Em paralelo, colabora para a formação das precipitações o chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua no Litoral Leste do Nordeste e favorece a chuva em regiões mais centrais do Ceará.

"Esses dois sistemas meteorológicos permitem o desenvolvimento acentuado de algumas nuvens de chuvas. Em algumas, aparecem cristais de gelos e gotas de água super frias", explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

Os cristais de gelo nas nuvens de chuva podem, ocasionalmente, cair na forma de pedras de gelo que derretem na queda. "São cristais pequenos, também fica difícil eles crescerem muito. Essas pequenas e espaçadas chuvas podem continuar nos próximos dias, afirma Fritz.

A confirmação de granizo é relatada à Funceme pelos observadores de medição de chuva espalhados no Estado. Às vezes, os observadores não presenciam o fenômeno porque esses cristais de gelo ficam localizados em certos distritos ou bairros.
Como foi o caso desta quarta-feira dia 2o/12 no sítio Paradé,  que fica bem próximo do Distrito de Ibicatu deste município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário