terça-feira, 2 de janeiro de 2018

ALÉM DO NIVEL DO AÇUDE OUTRO TEMOR PASSA A PREOCUPAR A POPULAÇÃO VARZEALEGRENSE


Com uma forte preocupação a população de  Várzea Alegre entra 2018 rogando aos céus, por chuvas,  com maior atenção ao açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D’Água), que abastece a zona Urbana deste município.

O reservatório tem capacidade para armazenar 19.000m³, está atualmente com 14,70% do seu volume.

Em 31 de outubro, o ano passado fora realizada audiência pública pela Câmara de Vereadores para tratar da situação hídrica de Várzea Alegre.

Na ocasião, a COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, através do seu Gerente Regional, Alberto Medeiros de Brito, divulgou quê havia sido decidido pelo Comitê de Gerenciamento da Água, quê a liberação de 80 litros por segundo. Daria para atender a cidade com água, normalmente, até julho de 2018.

Quanto às chuvas, Várzea Alegre chove em média, segundo a Funceme, 805mm por ano, mas, de 2011 até 2017, as chuvas foram consideradas abaixo dessa média, sendo que o pior ano foi 2012, quando choveu apenas 389mm.

Para esse ano, as esperanças são de boa quadra chuvosa, porém, a Funceme ainda não divulgou seu prognóstico oficial.

Com informações dovarzealegreagora.com


Além da escassez do preciso liquido ainda existe o temor de que possa vir acontecer o que já fora registrado em outros reservatórios da região a exemplo do Açude do Rosário, no município de Lavras da Mangabeira,. Quando na data do dia 31/05/2017 , morreram cerca de 50 toneladas de peixes. E também na cidade do Granjeiro, no ano de 2016, mas precisamente em novembro daquele ano morreram cerca de 3 Toneladas de peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário