quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PDT - Ce lança o Projeto rumo 12




O PDT do Ceará inicia, nesta quinta-feira, o Projeto Rumo 12. O partido vai rodar pelas estradas do Ceará, visitando os municípios para conversar com a população e fazer um debate sobre alternativas para o Brasil avançar, informa o presidente estadual da legenda, o deputado federal André Figueiredo. 

A mobilização contará com a participação do pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes, do ex-governador Cid Gomes, do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, entre outras lideranças políticas. 
A primeira etapa da rota se iniciará com visitas a Caririaçu, Juazeiro do Norte e Crato e se estenderá a outros municípios até o próximo sábado. 

Agenda da caravana 

Dia 1º de março:
15h – Câmara Municipal de Caririaçu
17h – Colina do Horto do Padre Cícero
19h – Crato Tênis Clube (Coletiva de Imprensa) 

Dia 2 de março:
09h – Câmara Municipal de Barbalha
11h – Câmara Municipal de Mansão Velha
15h – Câmara Municipal de Penaforte
16h30 – Câmara Municipal de Jati
18h – Praça Polo de Lazer Porteiras
19h30 – Câmara Municipal de Brejo Santo 

Dia 3 de março:
09h – Câmara Municipal de Milagres
10h30 – Câmara Municipal de Barro
12h – Câmara Municipal de Mauriti

Polícia prende golpista a partir de carta de despedida da vítima em Quixadá



A Polícia Civil de Quixadá prendeu nesta quarta-feira (28),um suspeito de extorquir um achado morto em 16 de fevereiro, em Quixadá, no interior cearense. Segundo o delegado Marcos Vinícius, responsável pelo caso, o suspeito fazia cobranças abusivas ao padre, "que não resistiu a essa pressão" e cometeu suicídio. Em uma carta de despedida, o pároco relatou o crime e indícios que levariam a polícia à prisão do criminoso. A informação é do G1 Ceará.
"A pessoa contra quem a gente cumpriu uma prisão preventiva, a gente está entendendo que ele seja o pivô da motivação para que o padre tenha tirado a sua vida", diz o delegado. 
"O padre foi colocado numa situação de vergonha moral por causa de uma dívida que ele contraiu sem saber que caía num golpe", completa. 

Ainda conforme o policial, o padre deixou na carta a senha para acessar o celular dele, que também continha informações apontando o crime de extorsão. 

Falso empréstimo 

"Ele [suspeito de extorsão] tinha uma conversa ardil, ele conseguiu envolver o padre num golpe milionário, com um grande valor em dinheiro viria para Quixadá. Para se aproximar do padre, ele se passou por assessor parlamentar, fez o padre contrair uma dívida que ele receberia de volta quando chegasse um dinheiro de Brasília", explica o delegado. 
Ainda conforme o delegado, o suspeito se aproveitou da proximidade com o padre, "uma pessoa muito querida na cidade", para ganhar confiança de outras pessoas e aplicar novos golpes. "Trata-se de uma pessoa muito ardilosa, que não só tirava dinheiro das pessoas, mas também as impedia de viver dignamente", afirmou Vinícius.

com informações do Blog do Elber Feitosa

Mentor de estupro coletivo é condenado a mais de 100 anos de prisão no Piauí



Na madrugada desta quarta-feira (28), Adão José de Sousa, de 43 anos, foi condenado a 100 anos e 8 meses de prisão em regime fechado acusado de ser o mentor do estupro coletivo de quatro adolescentes em maio de 2015, em Castelo do Piauí, distante 189 km de Teresina. As informações são do portal de notícias G1.
No julgamento, que aconteceu a portas fechadas, o réu negou envolvimento no crime. No entanto, o tribunal do júri, formado por cinco mulheres e dois homens, entendeu que Adão de Sousa teve participação no estupro e orientou a ação dos quatro adolescentes também envolvidos no crime.
Adão foi denunciado pelo Ministério Público por porte ilegal de arma, estupro qualificado, homicídio qualificado, tentativa de homicídio, corrupção de menores e associação criminosa.

Crime

Em maio de 2015, quatro adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, foram agredidas, estupradas e arremessadas do alto de um morro de cerca de 10 metros de altura, na cidade de Castelo do Piauí. Umas das vítimas morreu no hospital 10 dias após o crime.
Além de Adão Silva, quatro adolescente foram apontados como autores do crime. Os menores envolvidos foram condenados a cumprir três anos de internação como medida socioeducativa.
Dois meses após o crime, um dos adolescentes condenados foi morto dentro do alojamento do Centro Educacional Masculino para adolescente infratores. Segundo a polícia, o jovem de 17 anos foi morto a socos e pontapés pelos outros adolescentes envolvidos no estupro. O assassinato teria sido motivado por vingança, pois o adolescente morto ajudou nas investigações do estupro coletivo.

RECORDANDO O AMIGO BRANDÃO



Brandão do Bandolim se destacava por ser uma pessoa humilde e muita apegada às tradições de Várzea Alegre. Fez andanças com outro varzealegrense ilustre, Damião dos Bonecos (In memorian) alegrando com o seu grupo, o tradicional teatro de bonecos. Tocava o seu inseparável instrumento com muita desenvoltura em épocas remotas era convidado a alegrar festas de casamentos aniversários e as tradicionais renovações. Nos antigos carnavais também estava presente tendo sido um dos pioneiros do antigo Bloco Carnavalesco “Os Bonitinhos” fundado pelo varzealegrense residente Manaus Pedro Moreno, Era um saudosista. Gostava de músicas de seresta. Seu time do coração era o Flamengo.
Sua presença no Calçadão (Pólo de Lazer), em conversas e brincadeiras com os amigos era constante.
Começou a tocar bandolim ainda garoto. Não fez profissão, mas deixava transparecer a sua paixão pelo instrumento. Uma das suas últimas aparições públicas, foi na missa de corpo presente do músico Chico de Amadeu, a quem prestou homenagem póstuma, tocando o seu bandolim.

Brandão falecera na noite do sábado, 28 de fevereiro do ano de 2009, às 22h30min, no Hospital São Raimundo, Raimundo Viana, mais conhecido por "Brandão do Bandolim", aos 68 anos de idade, vítima de infarto.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Dez mil litros de sangue bovino mancham Rio Vermelho em Goiás



Um caminhão carregando 10.000 litros de sangue bovino tombou, na sexta-feira, a cinco quilômetros da cidade de Goiás (GO), antiga capital do estado, derramando o produto no Rio Vermelho e causando uma enorme mancha de sangue. A prefeitura da cidade informou que o produto já havia saído do município nesta terça-feira e seguia a uma velocidade de um quilômetro por hora em direção ao Rio Araguaia, onde deve chegar amanhã.
A Prefeitura de Goiás afirmou, também, que a carga havia sido vendida pelo frigorífico JBS na cidade de Mozarlândia a uma fábrica de ração em São Luís de Montes Belos – esta última responsável pelo transporte do produto. Disse, ainda, que os resultados de uma análise das amostras de água confirmaram que o sangue não apresentava conservantes tóxicos e, portanto, não representava risco à população. O rio já está liberado para uso dos moradores.
A prefeitura afirma que a empresa responsável pelo saneamento no estado, a Saneago, faz monitoramento constante das águas da região. O Rio Vermelho não é a principal fonte de abastecimento do município, mas as autoridades estavam preocupadas por causa das populações ribeirinhas e animais que habitam aquela região. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) está conduzindo uma investigação sobre o caso para averiguar outros possíveis danos ambientais decorrentes do acidente.
Uma imagem do rio manchado de sangue em frente à casa onde morou a poetisa Cora Coralina, e onde hoje funciona um museu em homenagem à artista, circulou pelas redes sociais.
Procurada pela reportagem, a JBS informa que “não é responsável pela carga citada. A Companhia reitera que todas as suas vendas são feitas de acordo com os critérios legais, o que inclui também a emissão de nota fiscal”.
O rio Vermelho é um curso de água que banha o estado de Goiás, no Brasil. É um importante afluente do rio Araguaia. Nasce na região da cidade de Goiás e desagua em Aruanã.

Conselho de Ética instaura processo por quebra de decoro contra Maluf, Jacob e João Rodrigues


© Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo



Com uma bancada de três deputados presidiários e um sob investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR), o Conselho de Ética da Câmara finalmente instaurou nesta terça-feira, 27, os processos por quebra de decoro parlamentar contra Paulo Maluf (PP-SP), Celso Jacob (MDB-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC). Nesta tarde foram sorteados os possíveis relatores dos três processos e da representação contra o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), irmão do ex-ministro do governo Temer, Geddel Vieira Lima, também preso. As representações pedem a cassação do mandato parlamentar dos quatro.

O Código de Ética determina o sorteio em cada representação de três nomes para que o presidente do colegiado, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), escolha um relator. Os indicados para as relatorias serão anunciados na próxima semana.
Foram sorteados para o caso Vieira Lima os deputados Zé Geraldo (PT-PA), Covatti Filho (PP-RS) e Hiran Gonçalves (PP-RR). Como prevê a regra interna, foram descartados parlamentares da bancada do Estado do representado e do mesmo partido.
Para o caso Maluf, foram sorteados Ronaldo Lessa (PDT-AL), João Marcelo Souza (MDB-MA) e Leo de Brito (PT-AC). Ficaram aptos a relatar o processo de Jacob os deputados Sandro Alex (PSD-PR), Covatti Filho (PP-RS) e Ronaldo Carletto (PP-BA). Já a representação contra João Rodrigues ficará a cargo de um dos três deputados: Ronaldo Lessa (PDT-AL), Paulo Freire (PR-SP) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

No começo da sessão, Nascimento lembrou que o processo disciplinar contra Maluf vai de encontro com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a cassação do pepista. O presidente do Conselho sugeriu que o processo pode ser suspenso e encaminhado para consulta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Não vejo como proceder aqui”, disse Nascimento.
Os processos disciplinares terão de ser votados pelo colegiado em até 90 dias úteis. O relator escolhido terá de apresentar um parecer preliminar sobre a admissibilidade ou não das representações. Como a tramitação correrá em ano eleitoral, há o risco de se chegar ao fim do ano sem a conclusão dos processos, principalmente se os representados fizerem uso de recursos regimentais para contestar decisões e, principalmente, prorrogar o andamento das ações. Se isso acontecer, o processo vai para o arquivo. “Vamos tomar todos os cuidados para não cometer erros (jurídicos que possam ser contestados)”, afirmou Nascimento. O presidente do Conselho acredita que é possível votar os casos até o recesso de julho.

O caso mais longevo do Conselho de Ética foi do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), que durou mais de sete meses para ser concluído. Cunha foi cassado pelo plenário da Câmara quase três meses depois porque ainda recorreu à CCJ.

REPRESENTAÇÕES DO PSOL E REDE

PSOL e Rede protocolaram em dezembro passado uma representação onde acusam Vieira Lima de peculato por usar recursos da Câmara para pagar o salário de funcionários que atendiam a seus interesses pessoais. Na ocasião, os partidos alegaram que a ação contra o Vieira Lima era simbólica, pois atingia um parlamentar próximo ao núcleo político do presidente Michel Temer.

A PGR não só denunciou Vieira Lima como pediu seu recolhimento noturno e uso de tornozeleira eletrônica. A acusação está relacionada ao bunker em Salvador onde foram encontrados R$ 51 milhões. As fotos são consideradas provas contundentes contra Vieira Lima.
Só neste mês, a Rede protocolou ação pedindo a cassação dos mandatos de Jacob, Maluf e Rodrigues alegando que a prisão dos parlamentares configura quebra de decoro parlamentar porque atenta contra a imagem da Câmara. O partido decidiu agir sozinho porque a Casa vem demorando a dar uma solução para o caso dos “parlamentares presidiários”.

Oficialmente afastado do mandato e à espera de que o comando da Casa cumpra a decisão do STF de declarar a perda definitiva do mandato, Maluf foi condenado a 7 anos, 9 meses e dez dias de reclusão em regime inicial fechado pelo crime de lavagem de dinheiro. O deputado – que cumpre pena desde dezembro de 2017 - foi considerado culpado pelo desvio de dinheiro de obras públicas e remessas ilegais ao exterior, por meio da atuação de doleiros, além da participação em um esquema de cobrança de propinas durante sua gestão da Prefeitura de São Paulo (1993-1996).

Em meados do ano passado, Celso Jacob (MDB-RJ) passou a cumprir pena de 7 anos e 2 meses de reclusão no regime semiaberto pelos crimes de falsificação de documento público e dispensa de licitação quando era prefeito de Três Rios (RJ), em 2002. Jacob perdeu o direito de trabalhar durante o dia na Câmara em novembro passado, após ser flagrado com queijo provolone e biscoito na cueca.
O mais recente parlamentar preso foi João Rodrigues, no início deste mês. O deputado foi condenado a 5 anos e 3 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, pela prática dos crimes de dispensa e fraude em licitação quando foi prefeito de Pinhalzinho (SC). Até a prisão de Rodrigues, nenhum partido havia se mobilizado efetivamente para pedir a perda do mandato dos deputados encarcerados.

FONTE: msn




ACIDENTE DE TRABALHO COM VÍTIMA FATAL EM LAVRAS DA MANGABEIRA



Ontem dia 26/02/2018, por volta das 19h00min, fomos informados de  que no Sítio Alto, mais precisamente na localidade conhecida por Sítio Cerca, havia acontecido um acidente de trabalho, Zona rural divisa dos municípios de Cedro com Lavras da Mangabeira, onde havia uma vítima que havia caído de uma torre. De imediato a equipe da CP-10033 foi ao local e constatou a veracidade dos fatos. A vítima foi identificada como sendo ARENILSON ALVES DOS SANTOS, 26 anos, solteiro, natural de Cedro-CE, que estava fazendo a manutenção em um cabo de Internet em uma torre com, aproximadamente, 20 metros de altura, onde o mesmo sentiu um mal súbito e caiu vindo a óbito no local. O rabecão compareceu no local para realizar os procedimentos de praxe. Com iformações do 10º BPM Várzea Alegre. ComandoMajor Oliveira.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Acidente com vítima fatal nesta tarde.



Noticias preliminares dão conta de um acidente automobilístico ocorrido nesta tarde e segundo informações não oficias deva se tratar da pessoa conhecida por Ajô do sitio Mundo Novo.







Ao procuramos à Polícia Militar fomos informados de que o fato se deu por volta das 16h00, e o que o ocorrera na Ce-060, mais precisamente no Bairro grossos, saída de Várzea Alegre sentido Iguatu/CE, nas proximidades do motel Casarão prime.
Segundo apurado, o agricultor Joaquim Varela Ferreira, conhecido como “Ajôu”, 67 anos, residente na comunidade do Sítio Mundo Novo, distrito de Naraniu, trafegava sentido Várzea Alegre / Iguatu em uma motocicleta Honda/CG 150 FAN ESI, 2011, cor vermelha, Placa OCN-2063, inscrição de Várzea Alegre, sendo que este por motivos desconhecidos, veio a avançar a contramão, ocasião em que colidiu frontalmente com um caminhão carregado de brita, da marca VW/8.120 Euro 3, ano/modelo 2011, cor azul, placa OCP-2212 inscrição de Várzea Alegre, não resistindo e vindo a óbito no local.
O caminhão era guiado por José de Sousa Ferreira, conhecido como “Totó”. Que entrou em estado de “choque”.
Os agentes do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN também estiveram no local para a tomada das medidas cabíveis, a Polícia Rodoviária Estadual – PRE, foi acionada e conduziu os veículos envolvidos para o pátio da Delegacia local. O rabecão do IML de Iguatu foi acionado para remover o corpo, e adotar medidas cabíveis.




Tio e sobrinho morrem afogados em açude no sítio Riacho da Roça em Farias Brito.




Populares encontraram por volta das 6 horas da manhã desta segunda-feira os corpos de duas pessoas que morreram afogadas ao tentarem cruzar o chamado Açude de Zé Loló em Farias Brito. O agricultor João Rosendo de Sousa de 43 anos, e seu sobrinho Antônio Cauã Rosendo da Silva, de 11 anos, moravam no sítio Riacho da Roça município de Farias Brito. 
Eles saíram na manhã deste domingo de casa e iam até a residência de um parente no que teriam que cruzar o manancial o qual invadiu uma parte baixa da estrada vicinal com as últimas chuvas caídas no Cariri. Nisso, foram arrastados pela correnteza e, somente à noite, estranharam a demora de ambos no retorno para casa e souberam que sequer tinham chegado ao local para onde seguiam. 
O quartel do Corpo de Bombeiros em Crato foi avisado e, hoje pela manhã, mergulhadores iriam ao local, mas não foi preciso já; que parentes das vítimas encontraram os corpos com a ajuda de moradores da localidade. O último caso de afogamento no Cariri tinha sido quarta-feira (21) com o achado do corpo do agricultor Martinho Pereira de Souza, de 31 anos, igualmente numa passagem molhada que corta a estrada vicinal de acesso a Sítio Tabuleiro na zona rural de Antonina do Norte.

FONTE

:




Neto do SR Soizinha das varas é Morto em Juazeiro.



Dois homicídios foram registrados na noite deste domingo, dia 25/fev, em Juazeiro do Norte chegando a oito no mês de fevereiro e 11 no município. Por volta das 19h30min Caio Rodrigues Bezerra, de 23, e seu amigo Luis Carlos Oliveira da Silva, de 38 anos, o “Carlinhos”, começaram a ser baleados na Rua José Francisco do Nascimento (Betolândia) e tombaram mortos na Rua Manoel Gomes de Matos ao tentarem fugir da linha de tiros enquanto trafegavam numa moto Honda Biz 125 de cor preta.
O primeiro morava na Rua Manuel Gomes de Matos e foi atingido no tórax e na cabeça, enquanto o seu amigo residia na Rua Vereador Antônio Braz no bairro Limoeiro, sendo lesionado no tórax e no pescoço. Uma patrulha do Policiamento Ostensivo Geral (POG) esteve no local a exemplo de uma ambulância do SAMU, cujos profissionais de saúde apenas constataram os óbitos. A polícia não obteve informações sobre as autorias delitivas
Caio tinha sido preso no sábado num suposto ponto de venda de drogas, onde uma equipe do RAIO encontrou substâncias entorpecentes quando foi autuado na Delegacia. Carlinhos não tinha passagem pela polícia e ía deixar o amigo em casa após participarem de um bingo. Sábado, no cruzamento das ruas São Mamede e Limoeiro (Pirajá), a polícia prendeu Jailson Pereira Neves com um revólver calibre 38 e, no seu celular, uma conversa onde iria deixar a arma.
Desta forma, os “raianos” seguiram com o mesmo até o endereço citado na mensagem descobrindo tratar-se de uma “boca de fumo” encontrando 415 gramas de maconha no quarto de John Washington Calixto Pereira e mais três balanças de precisão. Este já tem várias passagens pela polícia e, no imóvel, estava Caio Rodrigues que, também, foi levado para a Delegacia e terminou posto em liberdade na manhã deste domingo, sendo assassinado poucas horas depois.

Caio era filho do Sr. Francisco Sávio Bezerra, irmão dos Sanfoneiros Mirins Felipe e Rodrigo, e neto de Soizinha do Sitio Varas.

FONTE

Falece aos 32 anos, ex-jogador do ICASA ‘Danilo Caçador’



O meia Danilo Caçador, o Danilinho, de 32 anos, que defendeu em 2014 o Icasa de Juazeiro do norte-CE,e foi integrante do elenco do Rio Branco de Americana na campanha de acesso à elite do Paulistão em 2009, faleceu na última terça-feira de Carnaval (13/02), após sofrer um infarto durante treinamento em seu atual clube, o Juazeirense-BA. O jogador foi encaminhado para o Hospital Memorial, na vizinha Petrolina (PE), mas não resistiu e faleceu por volta das 17:00 horas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Juazeirense, Danilinho estava sentado à beira do campo, observando o treino, no momento em que sofreu um mal súbito. O jogador foi levado no carro do presidente do clibe, Roberto Carlos, para o hospital, a menos de 10 minutos do estádio Adauto Moraes. Segundo o diretor de futebol do clube, Sergio Fernandes, em contato por telefone, o meia passou por exames médicos na época da sua contratação e nada foi detectado.
Danilinho foi revelado nas categorias de base do José Bonifácio, e logo passou a atuar pela Portuguesa Santista, último clube antes de vestir a camisa do Rio Branco, nos anos de 2008 e 2009. Em 2010, se transferiu ao União Barbarense. Após deixar o Leão da 13, atuou por Atlético Sorocaba, Marília, CRAC-GO, Atlético Goianiense, Figueirense, Chapecoense, XV de Piracicaba, Icasa/CE, Cuiabá/MT, Aparecidense-GO, CSA, Caxias, São Bento de Sorocaba, Ypiranga/RS, Itumbiara/GO, Remo e, por último, o Juazeirense/BA.
Danilinho passou pelo Icasa no ano de 2014 deixando sua marca fazendo o que mais gostava gols, lembro aqui do gol contra o Bragantino ele deixou sua marca aonde passou fica aqui o nossos agradecimentos e um pesar pela morte de um atleta tão novo, vá em paz Danilo “Danilinho”.

Fonte: 

sábado, 24 de fevereiro de 2018

86 ANOS DE UMA GRANDE CONQUISTA DAS MULHERES.



Neste sábado, 24, o Brasil comemora 86 anos da conquista do voto feminino. O direito das mulheres em escolher seus representantes foi garantido em 1932, através do decreto 21.076 do Código Eleitoral Provisório, após intensa campanha nacional.
Com a consolidação da participação feminina nas eleições, a mulher passou a conquistar cada vez mais o seu espaço no cenário político brasileiro. Hoje, há mulheres em todos os cargos eletivos. Além de já ter ocupado o da Presidência da República, exerce mandato uma governadora, 1s senadoras, 45 deputadas federais e 134 deputadas estaduais.
História

No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.
Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas (com autorização dos maridos) e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania.
Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.

Pioneirismo nordestino

Desde que a professora Celina Guimarães Viana conseguiu seu registro para votar, há 86 anos, a participação feminina no processo eleitoral brasileiro se consolidou. Celina é apontada como sendo a primeira eleitora do Brasil. Nascida no Rio Grande do Norte, ela requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró-RN, onde nasceu e viveu, em novembro de 1927.
Foi naquele ano que o Rio Grande do Norte colocou em vigor lei eleitoral que determinava, em seu artigo 17, que no Estado poderiam “votar e ser votados, sem distinção de sexos”, todos os cidadãos que reunissem as condições exigidas pela lei. Com essa norma, mulheres das cidades de Natal, Mossoró, Açari e Apodi alistaram-se como eleitoras em 1928.
Assim, o Rio Grande do Norte ingressou na História do Brasil como o Estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino. Também no Rio Grande do Norte foi eleita a primeira prefeita do Brasil. Em 1929, Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.

Fonte: faintvisa.com.br
Por: 
Priscylla Ingrend | DCM

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

PF prende presidente da Fecomércio do Rio, acusado de corrupção ativa



Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil

O principal alvo da Operação Jabuti, deflagrada hoje (23) pelo Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal e a Receita Federal, dentro da Operação Lava Jato, é o presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), Orlando Santos Diniz. A PF informou que ele já está preso.

Contra ele, havia pedido de prisão preventiva pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e pertinência a organização criminosa. Segundo o MPF, Diniz lavou entre 2007 a 2011 cerca de R$ 3 milhões por meio da empresa de consultoria Thunder Assessoria Empresarial, que pertence a ele, em esquema que seria autorizado pelo ex-governador Sérgio Cabral, que está preso em Curitiba, e que contou com a atuação dos seus operadores Carlos Miranda e Ary Filho. Os dois estão presos.

O MPF detalha que a lavagem de dinheiro era feita com a assinatura de contratos de prestação de serviços de clipping de notícias e de “comentário conjuntural com a análise dos fatos mais importantes nos setores empresariais selecionados”, que a Thunder prestaria para empresas dos Grupos Dirija e Rubanil. Miranda e Ary Filho repassavam o dinheiro e era emitida nota fiscal “fria”, sem que o serviço tivesse sido prestado.

Diniz também teria contratado, a pedido de Cabral, pelo menos seis funcionários, todos parentes próximos dos operadores do esquema, que não trabalhavam de fato nas entidades ligadas à Fecomércio-RJ, além de uma chef de cozinha e de uma governanta que trabalhavam diretamente para o ex-governador do Rio. O total de pagamentos, feitos pelo Sesc e pelo Senac, chegou a R$ 7.674.379,98.

O MPF investiga também a contratação irregular pela Fecomércio do escritório de advocacia de Adriana Ancelmo, esposa de Cabral, já condenada pela 7ª Vara Federal por lavagem de dinheiro. A acusação inclui outros escritórios de advogados, num valor total de R$ 180 milhões.

Acesso a documentos teria sido dificultado

Os procuradores que trabalham na Lava Jato no Rio de Janeiro, Eduardo El Hage, Fabiana Schneider, Felipe Bogado, José Augusto Vagos, Leonardo de Freitas, Marisa Ferrari, Rafael dos Santos, Rodrigo Timóteo, Sérgio Pinel e Stanley Valeriano da Silva indicam que Diniz ainda tem ingerência sobre as entidades e teria sabotado a atual gestão para dificultar o acesso dela aos documentos, com o fechamento de sedes, dispensa de funcionários e fazendo com que conselheiros não fossem a reuniões.

A Operação Jabuti também busca cumprir mandados de prisões temporárias contra Plínio José Freitas Travassos Martins, Marcelo José Salles de Almeida e Marcelo Fernando Novaes Moreira, todos diretores de confiança de Diniz; além de dez ordens de busca e apreensão e dez intimações para investigados prestarem depoimentos.

A Polícia Federal concederá ainda hoje entrevista coletiva para detalhar a operação.

(*) Texto e título alterados às 10h54 para acréscimo de informações

Edição: Kleber Sampaio

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

JULGAMENTO DO VARZEALEGRENSE TETÉ FOI CANCELADO E PODE ATÉ NÃO MAIS OCORRER EM V. ALEGRE



Estava marcado para ser submetido a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri desta Comarca de Várzea Alegre, Estado do Ceará, na 1ª (primeira) reunião periódica do Tribunal do Júri do ano de 2018, cujas sessões teriam início neste dia 22 de fevereiro de 2018, às 09h , organizada de conformidade com a determinação do art. 429, do Código de Processo Penal. E que seria realizada no Plenário do Júri, no Fórum local, à Rua Profa. Socorro Rolim, 60, Centro, nesta cidade.

O Processo crime aferido a pessoa de Laurismar Paracampos de Lima, 46, vulgo Teté, acusado de matar com golpes de faca, Fabiano dos Santos, 23, e de ferir a irmã deste Antônia Maria dos Santos. Fato ocorrido no dia 12 de agosto de 2016, no ambiente comercial conhecido por Lourenços Bar, situado no bairro Sanharol, às margens da BR 230, deste município.

Ao estarem todos presentes, o Promotor (que não seria o Titular do de representação do Ministério Público no processo, antecipou a pergunta de que se haveria entre os jurados presentes algum que de alguma forma, estivesse se sentindo constrangido e ou houvesse sido procurado por alguém das famílias envolvidas e ou por terceiros. Quando 09 se manifestaram.

Essas manifestações foram levadas ao conhecimento do Juiz Presidente do Tribunal que tomou a atitude de reunir todos os demais componentes do corpo de jurados e a tratar o assunto. Pedindo pois, posicionamento dos representantes do Ministério Público a saber, o Sr. Promotor Dr. Thiago Freitas Camelo tendo como assistente na acusação, o Dr. Helmo Robério Ferreira De Meneses. Que devido ao alto índice de declinação por parte de possíveis integrantes do corpo de jurados para aquela sessão o qual chegava ao patamar de 42% ou seja, 09 de um universo de 21 presentes. Resolvem pois, solicitar ao Mm Juiz presidente não somente o cancelamento da sessão assim bem como o *desaforamento do  referido processo de julgamento visto este já ter de, pelo mesmo motivo ter de ser adiado para esta data.  

Ao ser dada a palavra ao patrocinador da defesa o defensor Dr. Luiz Ricardo De Moraes Costa. O mesmo defende de que mesmo diante da situação não havia necessidade para o atendimento do pleito do Ministério Público, visto que além de apenas 09 terem sido de alguma maneira ter sido procurado por membros das famílias envolvidas e ou terceiros ligados ao mesmo, nem um destes, declinou ter sido ameaçado e quê a tomada da referida decisão era extrema inexistindo pois a presença de elementos concretos suficientes para justificar tal decisão.

Ouvido novamente os representantes do Ministério Público e em rápida  tréplica a defesa. O Mm Juiz tomou a decisão de acatar os argumentos apresentados pelo Ministério Público. Negando pois, o pleito da defesa que solicitou que em caso de decisão favorável ao Ministério Público que fosse dado de imediato alvará de soltura visto o réu acusado já está a quase 2 anos recolhido no aguardo do referido julgamento, o que também fora negado na decisão do Sr. Juiz, visto de que as referidas sessões de julgamento não terem acorrido por fatos alheios ao Poder Judiciário. 

Então diante da referida situação o MM. Juiz tomou a decisão de encaminhar ao Tribunal de Justiça o pleito do Ministério Público, solicitando pois o desaforamento do julgamento do Réu Laurismar Paracampos de Lima.

* O desaforamento consiste no deslocamento da competência de uma comarca para outra, para que nesta seja realizado o julgamento pelo Tribunal do Júri, nas hipóteses previstas no caput do artigo 427, do Código de Processo Penal, que são: em caso de interesse da ordem pública ou havendo dúvida sobre a imparcialidade do júri ou a segurança pessoal do acusado.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Hábeas corpus coletivo para presas grávidas

Foto: R7 Brasil

Nesta terça-feira (20), a segunda turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que gestantes e mães de crianças de até 12 anos presas preventivamente podem cumprir prisão domiciliar. A decisão abrange as adolescentes apreendidas pela Justiça e as mães de filhos com deficiência.

Na prática, os ministros deram força ao artigo 318 do CPP (Código de Processo Penal). O texto diz que o juiz poderá substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando a detenta for gestante ou mulher com filho de até 12 anos de idade incompletos, entre outros casos. Agora, os ministros definiram que isso deve ser a regra, não a exceção.

Nos últimos dias, a polêmica voltou à tona com a história de Jéssica Monteiro, 24, que ficou presa junto com o filho recém-nascido em uma cela no 8º DP (Brás), em São Paulo, após ser acusada de tráfico de drogas.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre a decisão e suas implicações.


Qual foi a decisão?

A segunda turma do STF decidiu que gestantes e mães de crianças de até 12 anos presas preventivamente podem cumprir prisão domiciliar. A decisão inclui ainda adolescentes apreendidas pela Justiça e as mães de filhos com deficiência.

A exceção valerá para os casos dos crimes com violência ou grave ameaça, contra os filhos ou, ainda, em situações excepcionalíssimas. O juiz terá que fundamentar a negativa e comunicar o Supremo sobre sua decisão.

O que gerou a ação?

A ação foi protocolada em maio de 2017, pelo Coletivo de Advogados em Direitos Humanos, em favor de todas as mulheres em prisão preventiva grávidas ou com filhos de até 12 anos

Quais eram os argumentos da defesa?

O principal é que a gestação dentro do cárcere pode impor riscos à saúde da mãe e da criança, devido à falta de acompanhamento e espaços adequados, além do maior risco de doenças.

Para isso, citam várias leis e tratados aos quais o Brasil está submetido, como o Marco Legal da Primeira Infância (que prevê a possibilidade de substituir a prisão preventiva por domiciliar nestes casos)

Quais eram os argumentos de quem é contra?

Para o MPF (Ministério Público Federal), não é possível conceder um habeas corpus de forma tão ampla. Entre os motivos, está o risco de que, em alguns casos, as crianças possam ser utilizadas pelas mães para cometer crimes ou que a maternidade seja buscada apenas para garantir a prisão domiciliar

A decisão pode atingir quantas mulheres presas?

Hoje, não há um número exato das mulheres em prisão provisória que estejam grávidas ou com filhos de até 12 anos. Segundo levantamento do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), ITTC (Instituto Terra, Trabalho e Cidadania) e Pastoral Carcerária Nacional, há ao menos 4.560 mulheres nesta situação, o equivalente a 10% das mulheres presas no país. Já o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontou, em levantamento recente, que o Brasil tem 622 mulheres presas grávidas ou amamentando seus filhos

Como votaram os ministros?

A decisão na segunda turma foi tomada por quatro dos ministros que fazem parte do colegiado: Ricardo Lewandowski (relator da ação), Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Já o ministro Edson Fachin defendeu que o juiz deve analisar cada caso de mulher gestante ou mãe presa preventivamente. Ou seja, que a questão da prisão domiciliar deveria continuar como é hoje

O que deve ocorrer após a decisão?

Os magistrados determinaram ainda que os presidentes dos tribunais estaduais e federais devem informar dentro de 30 dias as informações sobre as prisões de gestantes e mães de crianças

Fonte: Habeas Corpus nº 143.641/SP, IBCCRIM, CNJ, STF

DADOS
MATERNIDADE NA PRISÃO

Falta de dados exatos dificulta análise da situação real de mulheres presas que possuem filhos

42.355 é o total de mulheres presas no Brasil, segundo dados do Infopen, do Ministério da Justiça

4.560 é a estimativa de mulheres grávidas ou com filhos de até 12 anos, de acordo com levantamento de entidades. Número representa dados de 22 Estados

622 é o número de mulheres grávidas ou lactantes presas no país, segundo o CNJ

Fonte: CNJ, Infopen (Ministério da Justiça), memorial elaborado pelo IBCCRIM, ITTC e Pastoral Carcerária

ESTRUTURA DAS PRISÕES

apenas 7% das unidades prisionais são adaptadas ao público feminino

Entre as unidades prisionais femininas:

49% das unidades prisionais consideradas femininas não têm espaço próprio para acomodar gestantes, enquanto 34% possuem e 17% não informaram

48% não contam com berçário, 32% possuem e 20% não informaram

90% das unidades prisionais mistas não têm celas adaptadas à maternidade e 86% não possuem berçário 

Entre as unidades prisionais "mistas":

90% não têm celas adaptadas à maternidade, 6% têm e 4% não informaram

86% não possuem berçário, 3% têm e 11% não informaram

Fonte: Infopen Mulheres, de 2014

Fonte:








Por: 
Letícia Casado
Natália Cancian



terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

BALAS DE BORRACHA E SPRAY DE PIMENTA PARA DISSEMINAR PROTESTO EM ICÓ



O Edil Pedro Bitú, em sessão da Câmara Municipal de Várzea Alegre, ao fazer uso da tribuna, repudiou a ação de agentes de segurança da cidade do Icó que segundo o mesmo, quando Professores da rede municipal de ensino daquele município, foram recebidos com violência pela Polícia na noite dessa segunda-feira, 19, ao se manifestarem contra um decreto da prefeita da cidade, Laís Nunes (PDT), que reduz em quase 50% o salário dos profissionais. O decreto assinado após o Carnaval revoga uma lei municipal de 2014, que dá direito aos professores de ampliarem a jornada de quatro para oito horas diárias.

A votação do decreto na Câmara Municipal foi marcada por protestos de professores insatisfeitos com a medida. Segundo relato dos professores, a Polícia Militar agiu com truculência, ferindo alguns profissionais com tiros de balas de borracha e spray de pimenta. Alguns precisaram ser levados ao hospital.



"Chegamos à Câmara e nos assustamos com o clima de guerra. Ficamos sob a mira de armas e recebemos spray de pimenta na cara por lutar pelos nossos direitos", afirmou a presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).
marca de bala de borracha nas costas 

(Foto: Reprodução)
O que diz a Polícia 

Por meio de nota, a Polícia Militar do Ceará afirmou que policiais militares da 2ª Companhia do 10º Batalhão Policial foram acionados para auxiliar a Guarda Municipal de Icó a conter a multidão no ato. Conforme o comandante do policiamento, na ocasião, os manifestantes arremessaram pedras em direção a um grupo de vereadores e também contra o patrimônio público municipal. Durante a ação, o secretário municipal de Segurança, Geilson Pereira Lima, efetuou disparos de armamento menos letal para conter as agressões de alguns presentes.  

Ao mesmo tempo, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que duas mulheres presentes na manifestação registraram Boletim de Ocorrência e realizaram exame de corpo de delito. De acordo com o depoimento das vítimas, nenhum policial de serviço no local agiu contra os professores que protestavam e nem efetuou disparo de arma de fogo. As investigações estão a cargo da Delegacia Regional de Icó. 


A votação teve o placar de sete votos a cinco a favor da mudança. A medida tem impacto direto no salário de 362 professores do município, que terão os rendimentos reduzidos pela metade, pois terão de trabalhar somente 4 horas diárias.

O professores protestavam contra decreto assinado pela prefeita Laís Nunes (Foto: Marcos Adegas / Fetamce)

“Quem tinha consignado, prestação de carro ou de uma casa, de uma hora para outra, ficará com a metade do dinheiro. Isso vai bagunçar a vida de muita gente”, disse um professor que não quis se identificar.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores de Icó Irlenio Silva, as medidas adotadas pela prefeita foram sob justificativa de que o município precisava se adequar à Lei de responsabilidade fiscal, pois atualmente as contas do município estão 64% comprometidas, a Lei permite até 54%.

Professores que trabalhavam oito horas terão salário reduzidos pela metade (Foto: Marcos Adegas / Fetamce)

Irlenio revela que, segundo um levantamento recente, feito pelo sindicato, Icó possui mais de um terço de funcionários comissionados, o que é contra a lei. O sindicalista diz que o sindicato entrou com um pedido no Ministério Público para que a gestão levasse em conta o levantamento. "A gestão da prefeita não acatou. Os trabalhadores já perderam o adicional por tempo de serviço, antes", conta.

O sindicalista afirmou que entrará com um pedido na Justiça pela revogação deste decreto assinado pela prefeita Laís Nunes.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

VOCÊ SABIA? NO CEARÁ TEM DISSO SIM. DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Biodiesel



O pai do biodiesel, o engenheiro químico cearense Expedito Parente (Foto: Divulgação)
A alternativa mais sustentável a combustíveis derivados do petróleo foi desenvolvida pelo cearense Expedito Parente. O engenheiro químico descobriu o biodiesel utilizando óleo de algodão. Parente faleceu em 2011 aos 70 anos. Devido a descoberta, o cientista recebeu reconhecimento internacional de órgãos como a Organização das Nações Unidas e de empresas como a Boeing. Hoje, o biodiesel compõe 8% do diesel comercializado no Brasil e o país é um dos principais produtores do combustível.

Fonte :OPovo

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Adolescente de 16 anos morre após se afogar em cachoeira em Missão Velha



Um menor de 16 anos morreu após se afogar na cachoeira do município de Missão Velha-CE localizada no sitio cachoeiras, na tarde deste domingo (11). De acordo com a Polícia Militar, o jovem João Henrique de Sousa Moreira, que morava na rua Manoel Barreto da Silva, 1357, bairro Aeroporto, na cidade Juazeiro do Norte estava com um grupo de colegas quando o fato aconteceu.
Segundo relatos de testemunhas, o adolescente teria mergulhado em um poço formado pela queda d’água e não mais retornando a superfície do reservatório. Ao perceberem que o garoto teria se afogado, populares procederam buscas, mas sem contudo lograrem êxito em localizarem a vítima.
O ocorrido foi comunicado ao destacamento policial militar do município que deslocou uma patrulha para local, bem como solicitou a presença do GSU do corpo bombeiros de Juazeiros do Norte que veio a resgatar o corpo por volta das 18h27min. O Núcleo de Ciências Forense (Antigo Instituo Médico Legal-IML) regional do cariri foi informado do óbito e fez traslado do corpo par exame cadavérico, para posterior liberação para sepultamento.

DA AGÊNCIA CARIRICEARA













VOCÊ SABIA? NO CEARÁ TEM DISSO SIM. DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Fotossensor

(Foto: Divulgação)



O equipamento que ajuda o monitoramento das ruas das principais cidades do País foi inventado por uma empresa cearense. A Fotosensores Tecnologia nasceu no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec) da Universidade Federal do Ceará, em 1993. Os fotossensores são utilizados para deixar o trânsito mais seguro, o que melhora a mobilidade da população e movimenta as cidades.

Fonte: OPovo

RELEMBRANDO: Chuvas arrombam açude do Sítio Chico, na Sede Rural



Relembrando que nesta data, a 4 anos atrás, as chuvas que caíram em solo varzealegrense chegaram a provocar o arrombamento parcial de um açude de pequeno porte, por volta das 10h30 da manhã daquela quarta-feira, localizado na comunidade do Sítio Chico – Sede Rural deste município.
Os moradores da localidade tiveram de providenciar a retirada de animais que são criados na redondeza para evitar prejuízos com a criação.

Confira as chuvas registradas nesta quarta, 12:

Sede – 28mm;
Roçado do Dentro – 30mm;
Araçás – 51mm;
Extrema – 60mm;
Lagoa dos Nunes – 35mm;
Rosário – 50mm;
Mocó – 67mm;
Exu – 18mm;
Gangorra – 43mm;
Alves – 60mm;
Guarani – 50mm;
Taquarí – 30mm;
Brejo – 62mm;
Varzinha – 65mm;
Malhada do Juá – 70mm;
Lagoas – 40mm;
Varas – 60mm;
Mocotó – 50mm;
Riacho Verde (Sede) – 20mm;
Sanharol – 25mm;
Carrapateira – 65mm;
Baixio dos Primos – 55mm;



domingo, 11 de fevereiro de 2018

Notícia nao muito boa para os conterrâneos moradores da cidade de S.B.Campo.

Tarifa de ônibus em São Bernardo Campo sobe para R$ 4,40 em 13 de fevereiro de 2018



Orlando Morando chegou a falar em cálculos de R$ 4,80 pela gerenciadora do município

Na próxima terça-feira, 13 de fevereiro de 2018, a tarifa de ônibus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, sobe dos atuais R$ 4,20 para R$ 4,40 para os passageiros que pagam com dinheiro ou com o Cartão Legal, modalidade comum.

Já a tarifa da modalidade Vale-Transporte, paga pelos empregadores aos funcionários, passa a ser de R$ 4,75.


Ônibus novo que deve compor a frota de São Bernardo do Campo Clique na Foto para ampliar. Foto: Adamo Bazani

O decreto com os reajustes foi publicado nesta sexta-feira pelo prefeito Orlando Morando que ontem, após reunião do consórcio de prefeitos do ABC, chegou a falar que a ETCSBC – Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo Campo, gerenciadora do sistema, havia apresentado uma planilha de tarifa em torno de R$ 4,80.




No decreto, a prefeitura diz que a queda da demanda de passageiros, investimentos, aumentos dos salários dos funcionários do sistema operado pela concessionária SBC Trans e os reajustes do óleo diesel pressionaram o reajuste.

Considerando a necessidade de se ajustar a tarifa do transporte coletivo municipal, em razão do aumento das despesas que compõem os principais custos operacionais desse serviço público, em especial: i) óleo diesel que sofreu aumento da ordem de 14,8% com impacto em 2,47% na tarifa técnica vigente; ii) o aumento salarial e benefícios dos operadores na ordem de 5,3% com impacto na tarifa técnica em 2,43%; iii) os investimentos em frota e soluções tecnológicas relativas à informação e comunicação aos usuários e ao controle operacional, com impacto na tarifa técnica em 0,80%; Considerando a significativa queda da demanda pagante na ordem de 8,6%, e, ao mesmo tempo, o aumento da demanda não pagante na ordem de 11%, ao longo do ano de 2017 comparativamente com o ano de 2016, resultando assim na redução dos usuários que participam do pagamento do serviço municipal de transporte coletivo;

Veículo possui acessibilidade por elevador

A operadora da cidade, SBC Trans, coloca em circulação dez ônibus zero quilômetro que foram apresentados nesta semana pelo prefeito Orlando Morando.

Ao todo serão 20 veículos convencionais de 13,2 metros de comprimento com capacidade para 81 passageiros cada, sendo 41 sentados e 40 em pé.

Os ônibus possuem carregadores para celulares e notebook, monitores de TV a bordo, sistema de circulação de ar com resfriamento do ambiente, wi-fi e elevadores para cumprir as normas de acessibilidade.

Os veículos são de carroceria Caio Apache Vip IV e chassi Volkswagen 17-260 OD (motor dianteiro) que devem substituir os ônibus Scania de 15 metros.

Ainda neste ano, a operadora deve adquirir ônibus articulados para os corredores que estão sendo abertos na cidade.

No ano passado, a SBC Trans colocou 55 ônibus midi (micrões) zero quilômetro, Apache Vip IV OF 1519, no lugar de micro-ônibus, segundo a empresa.

Fonte:



Por: Luis Nunes

BICA DO IPÚ VOLTA A JORRAR - VEJAM LINDAS IMAGENS NO VÍDEO.



O município de Ipu, na Região da Ibiapaba do Ceará, já registrou de acordo com a Funceme, 302 milímetros chuva, conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As fortes chuvas dos últimos dias fizeram com que a Bica do Ipu ficasse bem cheia. na cidade esse ano

.

CARNAVAL COM CHUVA EM NOSSA VÁRZEA



Com muita alegria e descontração a Mocidade Independente realizou o arrastão do bloco da MIS que desceu do bairro Sanharol para alegrar a cidade. Uma multidão veio atrás de um trio elétrico (Zenir)  pela Av. Papai Raimundo, com animação das bandas Irmãos de Farra, Daniel Fernandes e Forró DiNovo.

O bloco da MIS é uma previa para o desfile da escola de samba que será nesta segunda-feira, dia 12, trazendo esse ano o enredo enaltecendo o forró.

Os tradicionais paredões de som empolgaram os foliões no Bar de Chico Sales e em outros pontos da cidade. Todos os nesses locais, a juventude se encontra no final da tarde e quando a noite chega, desce toda a galera em direção ao Parque Cívico São Raimundo Nonato onde se realizam os Shows ao público.



A Prefeitura de Várzea Alegre, que esse ano conta com a parceria privada da empresa Pop Eventos para a promoção do carnaval trouxe os shows das bandas Prabalá, Namoro Novo e Guto Ribeiro.
Mesmo com uma boa chuva a alegria não para, o prefeito Zé Helder (MDB), o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, o coordenador de Cultura e Turismo, Dr. Hélio Batista, a primeira-dama Sônia Fortaleza e a vereadora Dra. Luciana, no palco, abriram oficialmente o carnaval da cidade apresentando o Rei Momo, Luiz Eduardo de Sousa Bezerra (Dudu), a quem foi entregue simbolicamente a chave da cidade e a faixa à Rainha do Carnaval – Yanne Karoline Rabelo Alencar.

Desfile

A festa continua hoje com o desfile da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, a partir das 17h, com concentração na Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro. A escola trás no seu enredo a “ESURD na imaginação de uma criança”. São 52 anos que fazem da ESURD a pioneira do carnaval de Várzea Alegre.

Atrações do dia

A partir das 22h, o Parque Cívico São Raimundo recebe as bandas Forró Real, Forró DiNovo, Os Nanas e Dyogo Duarte.

Atrações dos dias seguintes

Segunda-feira, dia 12/02

– Ítalo e Renno

– JP Cantor

– Sonho de Verão

Terça-feira, dia 13/02

– Guilherme Dantas

– Irmãos de Farra

– Anízio Jr.

Fonte: Varzealegreagora.com
Fotos de Fábio Oliveira e Miguel Marcelo

Na madrugada deste 11 os foliões foram brindados com uma boa chuva em nossa Sede os pluviômetros marcaram 42mm. 
Em outras localidades do município. 

Distrito do Riacho Verde no Sitio Mameluco 50 mm informação do Sr. Francival (dal)

Distrito de Canindezinho  - Sitio caiçara 22mm 

Sede Rural Sitio Varas 62mm

Município de Granjeiro. 

Sitio Serra Nova 30 mm.

Para este domingo 11/02, a previsão é de sol com algumas nuvens. Não chove segundo o site www.climatempo.com.br
Já o site https://weather.com aponta 80% de probabilidade de chuvas