quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

CHUVA TRAZ TRANSTORNOS A CIDADE DE JUAZEIRO



A população local foi surpreendida com as fortes chuvas na manhã desta quarta-feira (07), que provocaram diversos transtornos naquele Município, do Cariri cearense. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) só poderá confirmar amanhã, mas esta pode ter sido a maior precipitação na cidade, este ano. A água começou a cair por volta das 7h e durou toda a manhã.
Duas avenidas que ligam Juazeiro do Norte às duas principais cidades vizinhas ficaram completamente alagadas. Na Avenida Padre Cícero (CE-292), entre Crato e Juazeiro, nas proximidades do Atacadão, as duas vias ficaram tomadas pela água e alguns veículos ilhados. O cenário não foi muito diferente na Avenida Leão Sampaio (CE-060), no bairro Lagoa Seca, que há vários anos é afetado pelas chuvas, impedindo os carros de trafegarem. Alguns engarrafamentos se formaram.
Avenida Padre Cícero formou um ‘rio’, impedindo os veículos de passar.



Drenagem em Juazeiro do Norte

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte (Seinfra) informou que o prefeito Arnon Bezerra está em contato com instituições financeiras internacionais para o custeio da drenagem na cidade. Após todo o acerto, o processo será levado à Câmara de Vereadores para aprovação. No entanto, outras drenagens de menor porte se encontram em processo licitatório.
A Pasta acrescenta que no mês de janeiro iniciou a Operação Inverno, que foi planejada em outubro do ano passado. Nele, são realizadas soluções paliativas como serviços de terraplanagem e desobstrução de bueiros, canaletas e boca de lobo. Além disso, Arnon Bezerra está percorrendo a cidade com técnicos para mapear os pontos afetados pelas chuvas desta quarta-feira.
A última grande chuva em Juazeiro do Norte aconteceu no último dia 7 de janeiro, quando foram registradas 54,5 milímetros. Na época, evidenciou vários problemas estruturais na cidade e algumas escolas tiveram as aulas suspensas por risco em sua estrutura.

Quadra chuvosa

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as chuvas desta quarta-feira (07) no Cariri já são parte da quadra chuvosa, influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Mas também pode ter pequena atuação da Zona de Convergência do Atlâtico Sul, que atinge, no máximo, a Bahia, mas altera um pouco a atmosfera e interage para facilitar as precipitações no Sul do Ceará.

Chove em todas a regiões do Ceará

Entre as 7h da terça-feira (6) e as 7h desta quarta, choveu em todas as regiões do Ceará, segundo a Funceme, atingindo, pelo menos, 74 municípios. Em Granja, na Zona Norte, foram registrados 72mm. A segunda cidade com maior precipitação no período foi Barro, no Cariri, com 57 mm.
Completam a lista de maiores volumes Hidrolândia (53 mm), Brejo Santo (50 mm), Parambu (40 mm), Sobral (39,8 mm), Meruoca (32 mm),  Morrinhos (28 mm) e Massapê (28 mm).
Para esta quarta, a Funceme prevê céu nublado com chuva no oeste, no litoral norte e no sul do Ceará. Nas outras áreas do Estado deve haver nebulosidade variável com possibilidade de chuva.

Previsão

A Funceme acredita que durante a tarde e noite de hoje, as chuvas fortes e duráveis continuem na região do Cariri, porque é possível que se forme um sistema de nuvens convectivas de média escala. Amanhã (8), terá nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do estado. Na sexta-feira (9), poderá ter nuvens carregadas no centro-norte do Ceará e possibilidade de chuva no sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário